segunda-feira, 16 de julho de 2012

Rio Manoel Gonçalves


João Felipe da Trindade
Em um dos livros sobre a questão dos limites, há um trecho onde se menciona o Rio Manoel Gonçalves, no ano de 1757. É a mais antiga referência que encontrei até agora, ao nome, que também recebe a Ilha desaparecida. Esse Rio corresponde hoje a que Rio naquela região? Vejamos a matéria.
O título do documento é: Relação de toda a extensão desta Capitania do Rio Grande do Norte, e sua divisão, freguesias, povoações, rios assim navegáveis como inavegáveis, que nela se contém. Pelo Ouvidor da Paraíba do Norte, Domingos Monteiro da Rocha. O conteúdo a que me refiro é o seguinte:
Terceira freguesia do Glorioso São João na Ribeira do Assú, donde tem uma povoação de muitas moradas, com matriz e Cura, nesta tem quatro rios, que nascem do mesmo mar, e entram pela terra dentro, um a que chamam Agoa Maré, que da Costa até onde funda, serão cinco léguas; outro chamado Tubarão, que só tem de comprido uma légua; outro, a que chamam Manoel Gonçalves, o qual é navegável em distancia de oito léguas; o outro, o qual chamam de Assú, que tem o seu nascimento no Centro dos Sertões, que com individuação se não sabe donde, e só corre em tempo de inverno, e despeja para o mar, no rio chamado Manoel Gonçalves, já declarado, e fica distante esta freguesia da de Nossa Senhora da Apresentação sessenta léguas.