quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Entrevista sobre a 62ª Reunião Anual da SBPC

Notícia


Veja entrevista do presidente da Comissão Executiva Local, João Felipe26/07/2010 10:31

João Felipe Trindade, presidente da Comissão Executiva Local (Foto: Agecom/Saulo de Castro) Entrevista com o presidente da Comissão Executiva Local, João Felipe da Trindade, concedida ao jornalista Osni Damásio, da Agência de Comunicação da UFRN (AGECOM).





Qual foi o seu maior desafio na organização da SBPC?



JOÃ FELIPE: Como matemático, passei parte da minha vida resolvendo problemas. Como administrador público, tive sob minha responsabilidade áreas complexas como finanças, pessoal, incluindo aí a folha de pagamento e licitações. Por isso, não me intimidei com a responsabilidade de presidir a Comissão Executiva Local da 62ª Reunião Anual da SBPC. O sucesso e a qualidade de uma Reunião desse porte dependem, fundamentalmente, de pessoal experiente e bons recursos. Com relação ao primeiro item, a Universidade escolheu pessoas qualificadas que já tinham participado de igual evento em 1998. Entre todas essas, quatro foram fundamentais nesse trabalho: profª. Bernardete, Pinheiro, Nalva e Gustavo Coelho. Com relação ao aporte financeiro, tive minhas apreensões, pois todas as contribuições de financiamento ficaram aquém do solicitado. Para complementar as necessidades da Universidade para realização do evento, o reitor teve que pedir ajuda ao Ministério da Educação e ao Ministério da Cultura.





A missão foi cumprida ou só termina com o encerramento do evento?



JOÃO FELIPE: Assim que termina uma Reunião Anual da SBPC, começam os preparativos para a Reunião seguinte. Assim, desde o ano passado que trabalhamos para realização desse evento e, com certeza, somente com a conclusão do relatório final é que poderemos dizer que a missão foi cumprida, pois, a cada momento, há necessidade de várias intervenções para dar andamento ao evento.



Em sua opinião, qual a importância da SBPC para UFRN?



JOÃO FELIPE: Em primeiro lugar, a UFRN está orgulhosa por ter sido escolhida para sediar um evento dessa magnitude. Em segundo lugar, a autoestima da comunidade universitária aumenta consideravelmente por se sentir capaz de realizar, com qualidade, o evento. Sediar a SBPC é a oportunidade da UFRN colocar a sua comunidade em contato com o que há de mais novo em Ciência e Tecnologia, além de poder mostrar para todo o Brasil o que está realizando.



Quais as parcerias que a Universidade fez para realizar a SBPC?



JOÃO FELIPE: Com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal, a Universidade recebeu apoios financeiro e logístico. Além disso, foram assinados convênios com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Petrobras e Cosern. Muitas entidades, localizadas aqui no Estado, contribuíram para o sucesso da Reunião, patrocinando alguns eventos, mesmo sem assinatura de convênios. Outras entidades a nível nacional fizeram parcerias com a SBPC.



Qual o Legado que a UFRN vai receber após o Congresso?



JOÃO FELIPE: Com certeza, os alunos e professores se sentirão mais estimulados em seus estudos e pesquisas pelo que puderam assistir e pelos contatos que fizeram com cientistas de todo o Brasil. Nascerão novas parcerias com entidade financiadoras de pesquisas. Outra coisa importante é que a UFRN estará mais bonita em função das intervenções que fez para receber a Reunião.



O evento está dentro da expectativa da Sociedade?



JOÃO FELIPE: A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência tem feito elogios contínuos ao trabalho desenvolvido pela UFRN na preparação do evento. A experiência da Reunião que ocorreu em 1998, o fascínio que a nossa cidade exerce sobre os visitantes, a disposição de trabalho demonstrada pelos servidores da UFRN, a disponibilidade de várias entidades da sociedade norte-riograndense em contribuir foram elementos fundamentais para que tudo esteja caminhando dentro da expectativa da SBPC. Ademais, a mídia local (não tenho visto nada a nível nacional) tem dado uma cobertura da melhor qualidade ao nosso evento e isso vem despertando o interesse para participar da Reunião.