segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Acari, uma viagem ao passado

Sábado, partimos Graça, Aurino Simplício, Ruth e eu para Acari. Fomos participar do Concurso de Miss e Mister Seridó de 2010.
Durante muitos anos passei por Acari, sem me demorar por lá, nem para ver o Gargalheiras. Era passagem para minhas férias em Florânia, Cruzeta ou para as Festas dos Coroas, em Caicó. Admirava a cidade que tinha o título de cidade limpa. Entretanto, depois de descobrir que descendia de pessoas que moraram há muitos anos por lá, veio a curiosidade de conhecê-la.
Para Florânia, nas minhas férias, saía de Natal em um misto (no livro de Pery, "A Rodagem", encontramos um fotografia desse tipo de transporte), pernoitava na casa  do meu primo Dedinho, funcionário dos Correios, filho do meu tio Francisco Martins Trindade e Deoclécia Véras Bezerra. No dia seguinte, seguia de Jeep para a Serra onde morava minha tia Lulu (Luisa Avelino), casada com Heráclito Clementino de Medeiros, este filho de Júlia Bezerra de Medeiros e Euclides Clementino de Medeiros. Júlia, por sua vez era filha, de José Garcia da Cruz e Izabel Rainha da Hungria.  José era filho de Manoel Rodrigues da Cruz e Inácia Maria da Conceição.
Para Cruzeta fui, pela primeira vez, em 1965. Passei uma temporada na Fazenda Cauaçu onde morava outra tia, Cirene Avelino, irmã de tia Lulu, de Florânia. Cirene Avelino era casada com Sérvulo Teodoro da Cruz, filho de João Theodoro da Cruz. João Theodoro da Cruz, por sua vez, era filho de Joaquim Theodoro da Cruz e Rita Joaquina da Conceição (ou Medeiros).
Heráclito administrava as terras de Sérvulo Pereira de Araújo e Cândida Medeiros. Cândida era filha de Pacífico Clementino de Medeiros e Anna Olindina. Ana era filha de Manoel Rodrigues da Cruz e Umbelina Bezerra Cavalcanti, segunda esposa.Tia Nana, como chamávamos era, portanto, irmã de meu bisavô, Alexandre Garcia da Cruz. Já Sérvulo Teodoro da Cruz administrava as terras de João Lopes Damasceno casado com Elza, irmã de Sérvulo Pereira de Araújo. Nessa vizinhanças ainda encontrávamos as Fazendas de Felix Pereira de Araújo, casado com Anália Bezerra; de Miguel Pereira de Araújo, casado com Senhora, outra filha de tia Nana; e de Haroldo Pinheiro Borges, cuja mãe era irmã de Elza.
Joaquim Theodoro da Cruz e Manoel Rodrigues da Cruz eram irmãos, ambos filhos de Thomaz Lourenço da Cruz e Maria Rosa do Nascimento. Thomaz e Maria Rosa eram meus tetravós, informação que descobri há pouco tempo. A partir deles é que descobri minha ascendência na região de Acari.
Em "Coronéis do Seridó" de Pery Lamartine temos notícia que Thomaz de Araújo Pereira chegou a Acari, no ano de 1720, já casado com Maria da Conceição de Mendonça. Pelos batismos dos filhos de José de Araújo Pereira aprendemos que o Tenente Coronel Thomaz de Araújo Pereira era natural da Viana, Portugal, e Maria da Conceição de Mendonça, natural da Freguesia de Nossa Senhora das Neves, da cidade da Paraíba. Dois filhos de Thomaz e Maria da Conceição eram meus hexavós: Thomaz de Araújo Pereira (2º) e João Damasceno Pereira, casados respectivamente com as irmãs Thereza de Jesus Maria e Maria dos Santos Medeiros. Essas minhas duas hexavós eram filhas de Rodrigo de Medeiros Rocha, português da Ilha de São Miguel, nos Açores, e de Apolônia Barbosa de Araújo, filha de Pedro Ferreira das Neves e Custódia de Amorim Valcácer.
Thomaz (2º) e Thereza geraram minha pentavó Anna Gertrudes de Santa Rita que era casada com José Garcia de Sá Barroso. Este último casal gerou meu tetravô, citado acima, Thomaz Lourenço da Cruz. A esposa de Thomaz Lourenço, Maria Rosa do Nascimento, era filha de Thereza Maria José, outra filha de Thomaz(2º) e Thereza. Portanto Thomaz Lourenço e Maria Rosa eram primos legítimos. Thereza Maria José era casada com Manoel Rodrigues da Cruz. Por isso um dos filhos de Thomaz Lourenço e Maria Rosa tinha o mesmo nome do avô..
João Damasceno Pereira e Maria dos Santos Medeiros geraram minha pentavó Maria Rosa da Conceição que era casada com João Garcia do Amaral. Este último casal gerou meu tetravô Alexandre Garcia do Amaral que era casado com Maria Angélica do Amaral. Alexandre e Maria Angélica, por sua vez geraram minha trisavó, Inácia Maria da Conceição, esposa do meu trisavô, citado acima, Manoel Rodrigues da Cruz.
João Damasceno e Maria dos Santos foram padrinhos, em dez de Fevereiro de 1872, na Capela de São Gonçalo do Potengi, de Thomaz, filho de José Pereira de Araújo e Elena Barbosa de Albuquerque. José era irmão de João.
Outro personagem citado por Olavo de Medeiros Filho em "Velhas Figuras do Seridó" é o português Alexandre Rodrigues da Cruz que era casado com Vicência Lins de Vasconcelos. Segundo Olavo, ele se localizou na Fazenda Acauã Velha, no Acari. Alexandre e Vicência foram os pais das minhas hexavós Anna Lins de Vasconcelos e Tereza Lins de Vasconcelos, casadas respectivamente com Antonio Garcia de Sá Barroso e Francisco Cardoso dos Santos, este último, português e morador na Fazenda do Bico da Arara, em território do Acari.
Anna e Antonio Garcia geraram meu pentavô, citado acima, José Garcia de Sá Barroso, pai de Thomaz Lourenço da Cruz. A esposa de Thomaz, Maria Rosa era filha de Manoel Rodrigues da Cruz, filha de Thereza Lins de Vasconcelos e Francisco Cardoso, nominados acima.
Anna e Antonio Garcia geraram, também, outro pentavô
Desta vez, aproveitando a viagem, fomos conhecer o Gargalheira. Almoçamos por lá. Uma vista belíssima. Infelizmente, neste Rio Grande do Norte, não conseguimos  tirar o máximo de proveito das nossas belezas. Três coisas me impressionam no Rio Grande do Norte: sua História riquíssima, suas belezas e nossa incompetência para aproveitar tudo isso. Estamos sentados em cima de muitos tesouros e continuamos reclamando. Enquanto isso nossos políticos continuam, diariamente, com suas arengas sem futuro. Os partidos não têm  projetos para o Rio Grande do Norte. Quando chega a eleição, os candidatos é que cuidam disso. E haja copiar e colocar.
Na volta, Graça e Ruth quiseram fazer orações na Matriz de Nossa Senhora da Guia, mas às nove horas do Domingo a Igreja estava fechada. Por que as Igrejas não ficam continuamente abertas? Cada vez mais as Igrejas e as repartições públicas ficam mais parecidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.