segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

As dúvidas do Doutor José Augusto

 
As dúvidas do Doutor José Augusto
Doutor José Augusto no livro “Famílias Seridoenses”, em certo trecho do seu trabalho, escreveu; “O fundador da família no Seridó foi, há mais de dois séculos Thomaz de Araújo Pereira, casado com Maria da Conceição Mendonça, (1) rezando a tradição, não sei com que fundamento, que Thomaz era portuguez (2) e Maria da Conceição bahiana, filha de Cosme Soares de Brito e Magdalena de Castro.”
O livro foi publicado em 1940 e sua reedição, pelo Sebo Vermelho, saiu em 2002. Dom Adelino Dantas em seu livro “Homens e fatos do Seridó antigo”, já noticia que Câmara Cascudo encontrou o registros de três netos de Tomaz de Araujo Pereira  e resolveu a questão. Em 1981, Olavo de Medeiros Filho lança seu livro monumental, “ Velhas Famílias do Seridó”, onde transcreve os  registros de batismos  de Thomaz e Hipólito, ambos, filhos de José de Araujo Pereira, um dos filhos de Tomaz de Araujo Pereira. Nesses registros está escrito que  Tomaz é natural  da Vila de  Viana, Portugal,  e Maria da Conceição é  Paraibana.
No livro, Olavo também cita João de Araujo Pereira como um dos filhos de José de Araújo Pereira, através de um assentamento da Companhia sediada em Natal. Acredito que não tenha enxergado o batismo  de João. Assim, para cobrir essa lacuna, e reforçar as origens de Thomaz de Araújo Pereira e Maria da Conceição de Mendonça, como fez Olavo e Cascudo, transcrevo o registro de João.
“Joam filho legitimo do Capitam Jozé de Araújo natural da Freguezia de Santa Anna de Caicó, e de Elena Barboza de Albuquerque natural desta Freguezia, neto por parte paterna do Tenente Coronel Thomaz de Araujo Pereira natural da Villa de Vianna, e de Maria da Conceiçãm de Mendonça natural da Freguezia de Nossa Senhora das Neves da Paraíba e pela materna do Alferes Hipólito de Sá Bezerra natural da Villa de Vianna e de Dona Joana Bizerra de Albuquerque natural desta Freguezia, nasceo aos oito de abril do anno de mil sete centos e setenta e foi batizado com os Santos Óleos de licença minha na Capella de Sam Gonçalo desta Freguezia pelo Padre Miguel Pinheiro Teixeira aos vinte e cinco do dito mez e anno; foram Padrinhos Francisco Pinheiro Teixeira, casado e a viúva Dona Joana Bezerra de Albuquerque. De que mandei lançar este assento, em que me assinei. Pantaleão da Costa de Araújo, vigário do Rio Grande.”
Há um registro de batismo de um filho de José de Araujo Pereira e Elena Barbosa, cujo nome não é legível. Ele nasceu em primeiro de Agosto de mil setecentos e sessenta e seis  foi batizado  na Capela de São Gonçalo do Potigi no dia doze de agosto de 1766. Os padrinhos foram Aurélio José Gomes, casado,  e Rosa Maria Bezerra, solteira e filha da viúva Joana Bezerra de Albuquerque.
Acrescento, ainda,  batismos de netos  de José de Araujo Pereira e Elena Barbosa, bisnetos de Tomaz de Araujo Pereira. Vejamos.
“Anna filha legitima de Antonio Pedro de Araújo e Thereza de Jezus Roxa naturaes desta Freguezia, e nela moradores neta paterna de José de Araujo Pereira, e Dona Helena Barboza de Sá Bezerra e pela materna de Theodosio da Roxa Vieira, e Anna Maria dos Reis nasceo aos onze de julho de mil settecentos e noventa e seis e foi baptizada de licença minha com os Santos Óleos aos vinte do mesmo mez e ano nesta Capella de Sam Gonçalo do Potigi pelo Reverendo José Gonçalves de Medeiros Lisboa; forão padrinhos Teodozio da Roxa Amorim e sua irmã Maria Ignacia de Jesus, solteiros todos desta dita Freguezia, de que para constar mandei fazer este asento em que asigno. Ignácio Pinto de Almeida Castro. Vigário Encomendado do Rio Grande.”
Esse Antonio Pedro pode ser o que aparece no registro citado acima que não consegui ler, por faltar pedaços. No livro de Olavo ele coloca o casamento e o falecimento de Rosa Maria. Aqui acrescentamos o batismo de um filho de Rosa.
“João filho legitimo de João José de Crasto natural do Seridó Freguezia de Santa Anna, e de Roza Maria natural desta Freguezia neto pella parte paterna de João de Crasto Correa e de Izabel Souto Maior naturaes da dita Freguezia do Seridó, e pella materna de José de Araújo Pereira natural da mesma Freguezia do Seridó, e de Elena Barboza natural desta Freguezia nasceo aos vinte e sinco de fevereiro de mil setecentos e noventa e seis e foi baptizado com os Santos Óleos de licença minha, pelo Reverendo José Gonçalves de Medeiros Lisboa na Capella de Sam Gonçalo do Potigi, aos oito de Março do dito anno; forão padrinhos Thomaz de Araujo Pereira solteiro, e Rita filha de Gabriel José de Amorim, moradores nesta freguezia, de que para constar fis este assento em que me asignei, Ignácio Pinto de Almeida Castro, Vigário Encomendado do Rio Grande.”
Doutor José Augusto, na  parte referente aos Dantas Correa, escreve. “Encontro também referencias a Sebastião Dantas Correa, não sei se irmão de Caetano, o qual, em 1745, obteve uma data de terra na Capitania do Rio Grande. “ fala sobre outros Dantas, mas cita também: José Dantas Correa que, em 12 de Junho de 1788, pertencia ao Senado da Câmara de Natal.
Sebastião Dantas Correa casou em 1735 com Anna Silveira. No documento de casamento consta que seus pais eram José Dantas Correa e Izabel Pimenta da Costa naturais de Ponta de Lima, Arcebispado de Braga. Diz mais no documento que ele morou em Piancó. Caetano era filho de José Dantas Correa e Izabel da Rocha Meireles. Ele de Portugal e ela da Paraíba. Há muita coincidência entre os nomes dos pais de Caetano e Sebastião. Podem ser irmãos, sim. Precisamos descobrir se são duas isabel ou uma só.Quanto a José Dantas Correa que ele cita como membro da Câmara, é o filho de Sebastião Dantas Correa e Anna da Silveira que casou em 1765 com Anna Maria da Conceição filha de Lourenço de Araujo Correa (natural do Porto) e Elena Duarte de Azevedo, esta última descendente dos mártires de Uruaçu, Antonio Vilela Cid e Estevão Machado de Miranda.
Doutor Toscano me avisa que há erros no livro “Florania”, editado pela Fundação José Augusto, sobre o pai de Joaquim Theodoro da Cruz e Manoel Rodrigues da Cruz. Não era Lourenço da Rocha, mas, sim Thomaz Lourenço da Cruz casado com Maria Rosa do Nascimento. Com essa informação há muitos descendentes em Angicos e Florania de Tomaz de Araujo Pereira (2º), inclusive o Tenente Laurentino Theodoro Cruz, citado por Pery Lamartine no livro “Coronéis do Seridó. No próximo artigo trataremos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.