segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Daniel Pereira de Brito, lá de Aracati


Daniel Pereira de Brito, lá de Aracati
Embora não fosse português, nem estivesse na relação dos fundadores de Macau, encontramos vários registros de sua  presença  na Ilha de Manoel Gonçalves. Para identificar sua naturalidade, começamos com o seu casamento.
“Aos trinta dias do mês de outubro de mil oitocentos e trinta no Sítio das Barreiras da Freguesia, digo, desta Freguesia de Santa Anna do Mattos, depois de obtida dispensa de impedimento de segundo grau de sanguinidade, e tendo Precedido  as Canônicas Denunciaçoens sem impedimento, confissão, e exame da doutrina Christan, o Reverendo José Berardo de Carvalho, de licença minha, ajuntou em matrimonio, e deu as bênçãos nupciaes à os meus Parochianos Daniel Pereira de Brito, e Anna Maria da Silva, naturaes da Freguesia de Aracati, e nesta moradores, elle filho natural de Monica Maria do Espírito Santo, ella filha legitima de Domingos Fernandes da Silva, e de Bibiana Gomes da Silva, sendo testemunhas Luiz Fernandes da Silva, Christovão Farias Junior e Francisco Gonçalves Borges, que com o dito Reverendo assignarão o assento, que me foi remetido, pelo qual fis  o presente, que assigno. O vigário João Theotonio de Soisa e Silva.”
Vejamos alguns registros de batismo. Pouco dias depois desse casamento acima, nascia Leonarda, filha do casal, que se batizou, ainda no mesmo ano, na Ilha de Manoel Gonçalves, como podemos ver no registro abaixo.
Leonarda, filha legitima de Daniel Pereira de Brito, e Anna Maria da Silva, naturaes da Província do Seará, e moradores nesta Freguezia, nasceo a os seis de Novembro de mil oito centos e trinta , e foi baptizada, com os Santos Óleos, na Capella da Ilha de Manoel Gonçalves, filial da Matriz do Assú, pelo Reverendo Vigário da mesma, Joaquim José de Santa Anna, de minha licença, a os oito de Dezembro do ditto anno:foi Padrinho Francisco Gonçalves Borja, desta Freguesia. Do que para constar fiz esta assento em que assigno. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva.”
Em seis de Fevereiro de 1835 nasce Mônica, mesmo nome da avó paterna, e foi batizada na Ilha de Manoel Gonçalves, em 14 de Junho do mesmo ano, pelo Reverendo Frei José de Santo Alberto, sendo padrinho Aquiles Francisco da Silva.
Outro filho batizado na Ilha de Manoel Gonçalves, em Agosto de 1836, foi Tertuliano, pelo mesmo Reverendo acima, tendo como padrinhos Manoel Rodrigues Ferreira Junior e Maria Gomes da Silva. Uma outra filha foi batizada em Guamaré. Vejamos o registro.
“Therêsa, filha legitima de Daniel Pereira de Britto, e Anna Maria da Silva, naturaes e moradores nesta Freguesia, nasceo aos dezacete de Junho de mil oito centos e trinta e sette, e foi baptizada com os Santos Óleos na Capella de Guamaré filial desta Matriz aos des de Julho  do ditto anno pelo Reverendo Coadjutor Ignácio Damazo Corrêa Lobo, de minha licença:forão Padrinhos Lourenço Jozé Fernandes, solteiro, e Bernardina Maria do Espírito Santo (esposa de Christovão Faria): do que para constar mandei fazer este assento, e por verdade assingei. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva.”
Em 5 de Julho de 1841, Felipa, semibranca, como está escrito no registro, que nasceu em vinte e seis de Maio de mil oitocentos e quarenta e um, foi batizada na Ilha de Manoel Gonçalves, tendo como padrinhos Christovão de Farias Leite Junior e Nossa Senhora. Em 12 de janeiro de 1845, Felipa foi sepultada na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Macau. No ano de 1853, na Ilha de Tubarão, casa uma filha de Daniel, da qual não encontrei o registro de batismo.
“Aos vinte e trez dias do mês de Outubro de mil oito centos e cincoenta e trez as onze horas da manhã, na Ilha de Tubarão, d’esta Freguezia, tendo precedido as Canônicas Denunciaçoens, sem impedimento, Conffissão, Comunhão, e Exame de Doutrina, em minha presença, e das testemunhas, Joze Monteiro da Silva, e Valentim Pereira de Monte, casados, e moradores n’esta Freguesia, se unirão em Matrimonio, por palavras de presente, e receberão as Bênçãos Nupciaes,  meus Parochianos João Francisco Baraúna, e Maria Cecília do Espírito Sancto, naturaes, e moradores n’esta mesma Freguesia, filhos: elle, natural, de Mariana de Lima da Conceição; e ella legitima de Daniel Pereira de Brito, e Anna Maria da Silva; de que fis esta assento, e pelo qual faço este termo, em que assigno. Vigário Felis Alves de Sousa.”
 No dia 28 de Janeiro de 1855, foi sepultada, com a idade de 40 anos, Anna Maria, esposa de Daniel, na Vila de Macau. No ano seguinte casa Theresa, cujo batismo  transcrevemos acima, filha do casal, como registrado abaixo.
“Aos três de Outubro de mil oito centos cincoenta e seis no lugar Tubarão desta Freguesia de Macau uni em Matrimonio, e dei as Benções Nupciaes aos Contrahentes meos Parochianos José Joaquim da Silveira filho legitimo de José Joaquim da Silveira, já falecido, e de Antonia Francisca de Paula, com Theresa Maria de Jesus, filha legitima de Daniel Pereira de Brito, e Anna Maria da Silva, já falecida; forão testemunhas José Antonio de Moura, casado, e João Serino da Silva, viúvo. Do que para constar fis este assento em que me assigno. O Vigário Manoel Jerônimo Cabral.”
Em Julho de 1856, com a idade de um ano, foi sepultada, Manoela, filha de Daniel e Anna.
Daniel casa, novamente, em vinte e dois de Fevereiro de 1857, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Macau. Desta vez com Catharina Ferreira de Sena, filha legitima de Leandro José Ferreira, na época, falecido, e de Vicência Maria das Virgens. Testemunharam o Alferes Marcolino José de Moraes, casado, e José Felipe da Penha, solteiro. Em dez de Outubro do mesmo ano, acima, nasce Francisco, filho de Daniel e de Catharina.
Encontro, por fim, um registro de casamento em 1859, de outra filha de Daniel Pereira de Brito, também, em Tubarão. Pelo registro se chamava Josefa Martins de Miranda e aparece como sua mãe Anna Martins de Miranda. Nesse mesmo registro, os pais eram falecidos na época. Acredito que houve um erro no sobrenome da mãe. O esposo era João Antonio de Saju, filho de Valentim Pereira do Monte, já falecido e Maria Magdalena da Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.