sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Descendentes de Thomaz de Araújo Pereira em Florânia

Alexandre Garcia da Cruz
Descendentes de Thomaz Araujo Pereira em Florânia
Quando escrevi o livro "Servatis ex more Servandis"  não tinha visto os registros da Igreja relativos à Florania. A parte referente ao meu bisavô Alexandre Garcia da Cruz retirei, como dito lá, do livro editado, em 1982, pela Fundação José Augusto, cujo título é "Florânia". Agora, fui surpreendido por um  colega de pesquisa  com novas informações que ele descobriu nos arquivos da Igreja, lá em Florania. Vejam o que estava escrito no livro da Fundação e que transcrevi para meu livro.
"Ainda no século passado, chegava a Florânia, vindo de Bananeiras (Pb), Lourenço da Rocha. Casou-se com Dona Maria Rosa da Rocha. Não foi possível saber todos os filhos nascidos do casal, apenas os quatro que cresceram, casaram e continuaram desenvolvendo a Família". Cita quatro filhos do casal: Manoel Rodrigues da Cruz, Joaquim Theodoro da Cruz, Pacífico Theodoro da Cruz e Alexandre Theodoro da Cruz.
Pois bem, há novas informações a partir de registros  encontrados lá em Florânia. Vejamos os novos dados.
Joaquim Teodoro da Cruz casou, em 28 de novembro de 1848, com Rita Joaquina de Medeiros. Ele nasceu em 9 de novembro de 1828 e foi batizado aos 13 do mesmo mês e ano, sendo seus padrinhos Manoel Batista dos Santos e sua mulher Maria Madalena de Jesus. Era filho de Thomaz Lourenço da Cruz e de sua mulher Maria Rosa do Nascimento. Rita Joaquina nasceu e foi batizada no ano de 1832, sendo os padrinhos Inácio José Ribeiro e Josefa Carolina de Medeiros. Era filha de Alexandre Garcia do Amaral, nascido por volta de 1801 e falecido em 24 de julho de 1887, com a idade de 86 anos, e de Maria Angélica do Rosário, nascida por volta de 1809 e falecida em 21 de setembro de 1887, com a idade de 78 anos.
Assim, no lugar de Lourenço da Rocha e Maria Rosa da Rocha, temos agora, Thomaz Lourenço da Cruz e Maria Rosa do Nascimento, como os pais de Manoel Rodrigues da Cruz, Joaquim Theodoro da Cruz, Pacífico Theodoro da Cruz e Alexandre Theodoro da Cruz.  Do livro "Velhas famílias do Seridó", de Olavo Medeiros Filho,  tiramos algumas informações complementares.
Thomaz Lourenço da Cruz era filho de José Garcia de Sá Barroso e de Ana Gertrudes de Santa Rita, neto paterno do Coronel Antonio Garcia de Sá Barroso, natural do Recife, e de Ana Lins de Vasconcelos, do Estado da Paraíba, e neto materno de Tomaz de Araújo Pereira (2º do nome), e de Tereza de Jesus Maria.
Maria Rosa do Nascimento era filha de Manoel Rodrigues da Cruz e de Tereza Maria José, neta paterna de Francisco Cardoso dos Santos e de Tereza Lins de Vasconcelos, e neta materna de Tomaz de Araujo Pereira (2º do nome), e de Tereza de Jesus Maria, bisneta materna através do avô, do casal Tomaz de Araújo Pereira, o 1° do nome, natural de Portugal, e de Maria da Conceição de Mendonça, e bisneta materna, através da avó, do casal Rodrigo de Medeiros Rocha, natural de Portugal, e de Apolônia Barbosa, natural da Freguesia de Mamanguape.
Meu bisavô, Alexandre Garcia da Cruz, que veio de Florânia para Angicos, era filho de Manoel Rodrigues da Cruz, e Inácia Maria da Conceição (1ª esposa). Manoel, pelas novas informações era  filho de Thomaz Lourenço da Cruz e Maria Rosa do Nascimento. Portanto, Alexandre Garcia da Cruz, também, descendia de Thomaz de Araujo Pereira. A seguir, a partir de registros encontrados,  os batismos de Manoel Rodrigues da Cruz e mais 4 irmãos: Thereza, Thomas, Claudina e Guilhermina.
Manoel nasceu em 7 de fevereiro de 1830, e foi batizado em 10 do mesmo mês e ano, pelo padre Manoel Cassiano da Costa Pereira, na Fazenda Quimporó; Thereza  nasceu em 8 de julho de 1815 e foi batizada em 16 de agosto do mesmo ano, na Fazenda Mulungu; Thomaz nasceu em 23 de fevereiro de 1818 e foi batizado em 19 de abril do mesmo ano, na Fazenda Mulungu; Claudina  nasceu em 6 de junho de 1825, e foi   batizada em 24 de julho do mesmo ano, na Matriz; Guilhermina nasceu em 27 de abril e foi batizada em 24 de maio de 1827, na Matriz.
Foi encontrado outro filho de Thomaz Lourenço da Cruz  e Maria Rosa do Nascimento,  Ignácio Rodrigues da Cruz que casou, em 22 de setembro de 1843, com Izabel Francisca de Medeiros, viúva de José Pereira Bolcont.
O Tenente Laurentino, que dá nome a um município do Rio Grande do Norte, era filho de Joaquim Theodoro da Cruz e Maria Rosa do Nascimento, portanto descende de Thomaz de Araujo Pereira. Ana Olindina Bezerra Cavalcante (tia Nana, que morava aqui no Barro Vermelho), 3ª esposa de Pacífico Clementino de Medeiros, era filha de Manoel Rodrigues da Cruz com Umbelina Bezerra Cavalcante (2ª esposa). Ana Olindina descendia também de Thomaz de Araujo Pereira.

11 comentários:

  1. Em que ano nasceu THOMAZ ARAUJO PEREIRA?
    Mulungu é o Sitio que fica perto de CURRAIS NOVOS?
    Ana Maria Cortez

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo... Bom Dia. Peço gentileza se souberes me informar mesma via nomes datas nascimento/óbito dos filhos de Tomás Araújo Pereira (3º) [*1765+1847] e D. Tereza de Jesus Barroso [*17 ? + ?] para fins de trabalho "historico Familiar" uma grande abraço Filadelfo Venâncio da Fonseca Neto. contato fonsecafiladelfo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei quando li Descendentes de Tomaz Araújo Pereira e ví o retrato de nosso bisavô igual ao que tenho na minha casa que bom ler seus artigos. um abraço Francisco Salviano

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Salviano. Com as novas tecnologias, podemos levar os retratos, que estavam nos baús, dos nossos parentes, para o mundo. Quem faz uma homenagem a Alexandre Garcia da Cruz é Aluízio, no livro Angicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele era conhecido como Caboclo Canuna, é tanto que meu avô e irmãos tinham a alcunha de Tomáz caboclo, Manoel caboclo e Celso caboclo. você sabe alguma coisa desse nome? do Primo Francisco Salviano

      Excluir
  5. Bom dia, caro confrade João Felipe. Pergunto: quem é o Thomaz Araújo Pereira da foto? Foi o primeiro presidente da província do RN? Grande abraço. Angelo Mario de Azevedo Dantas.

    ResponderExcluir
  6. Esse da foto é um descendente de Thomaz de Araújo Pereira. Chamava-se Alexandre Garcia da Cruz, meu bisavô.

    ResponderExcluir
  7. Minha avó,madrinha (Severina Cláudia) era irmã de Manoel Tertuliano de Medeiros, que chamavam Manoel Caboclo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde pessoal ! Linda história tradição familiar, Antônio pais de Bulhôes vem ser meu Sexto-avô materno, manoel da Costa Vieira meu sétimo avô, assim por diante Cosme Pereira da Costa meu quinto avô, Gorgonio Paes de Bulhôes meu tetra avô, Januncio Salustiano da Nóbrega meu trisavô Diógenes celso da Nóbrega meu bisavô meu avô derossi santiago da Nóbrega e minha mãe Maria das graças Nóbrega nascida em Caicó RN

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é simplesmente fantástico! Parabéns e continue a compartilhar tanto conteúdo bom!

    ResponderExcluir
  10. O que o padre Tomaz de Araújo Pereira era em relação ao Tomaz de Araújo Pereira que foi presidente da província?

    ResponderExcluir

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.