sábado, 26 de fevereiro de 2011

João Garcia Valladão

Até o presente momento, encontrei poucos registros de João Garcia Valadão. Encontrei o nome de sua esposa, através do registro de óbito da mesma que transcrevo a seguir.
"Aos dezoito de Fevereiro de mil oitocentos, e trinta na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Guamaré, filial a esta Matriz, se deu a sepultura de grades acima ao Cadáver de Izabel Rodrigues de São José, mulher de João Garcia Valadão, faleceu sem sacramentos, por ser de repente, em volta em habito preto, e ecomendada pelo Reverendo José Berardo de Carvalho, de minha licença: do que para constar mandei fazer este assento e por verdade assinei. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva."
Nesse registro não há informação da idade de Izabel. Não encontrei nenhum novo casamento para João Garcia Valadão. Há alguns registros de batismos de filhos de escravos do mesmo. Vejamos um desses registros que ocorreu na Ilha de Manoel Gonçalves.
"Nicolau, filho natural de Noberta, cabra, escrava de João Garcia Valadão, morador nesta Freguesia, nasceu aos dezenove de Agosto de mil oitocentos e trinta e seis, e foi batizado na Ilha de Manoel Gonçalves, da Freguesia de São João Baptista do Assu, pelo Reverendo Frei Jozé de Santo Alberto, aos vinte e oito de Outubro do dito ano, de minha licença; foi Padrinho Antonio Carneiro da Costa: do que para constar mandei fazer este assento e por verdade assinei. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva."
O registro a seguir pode ser de um neto de João Garcia Valladão. Não encontrei até agora, nada que relacione José Garcia Valladão com João. Encontrei o registro de casamento de José Garcia Valladão com Anna Rosa da Costa, em 1864. Não constam os nomes dos pais dos nubentes. Por cima, há uma pequena diferença no nome da noiva.
"Jozina, filha legitima de Jozé Garcia Valladão e Anna Amélia da Costa, nasceu a nove de Fevereiro deste ano de mil oitocentos e oitenta, e foi solenemente batizada por mim, a doze de Outubro do dito ano, sendo Padrinhos Padre Frederico Augusto Raposo da Câmara e Donna Carlota Elydia Raposo da Câmara, por seus procuradores Manoel Caetano da Costa e sua mulher Joaquina Maria da Costa, do que para constar mandei fazer este assento em que me assinei. Eu com autorização diocesana assino este assento. Estevão José Dantas."
Há um registro de casamento onde João Garcia Valladão aparece como testemunha e, por isso, transcrevo para cá.
"Aos sete dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e vinte e quatro pelas oito horas da manhã na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Guamaré, filial desta Matriz de Santa Anna do Mattos, tendo precedido as canônicas denunciações sem impedimento, o Reverendo Padre José Berardo de Carvalho, de minha licença, ajuntou em Matrimonio, e deu as Bênçãos Nupciais a os meus Paroquianos Francisco Alves da Costa, e Maria Barbosa da Natividade, ele natural desta Freguesia; ela natural da Freguesia de São Bernardo das Russas, e nesta moradores; ele filho legitimo de Joaquim Alves da Costa e Catharina Maria do Espírito Santo, já falecida; ela filha legitima de Manoel Gomes de Freitas, e Maria Barbosa da Natividade, já falecida; sendo testemunhas Antonio Ferreira de Brito, João Garcia Valladão, e João Vicente do Carmo, que com o dito Padre assinaram o assento que foi remetido, pelo que fiz o presente, que assino. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva."
Encontramos outro registro onde está presente um Garcia Valladão.
Marina, branca, filha legitima de Francisco da Rocha Bezerra e de Rosa Maria da Conceição naturais e moradores nesta Freguesia nasceu no primeiro de Maio de mil oito centos e cinquenta e cinco, e foi batizada aos oito de Julho do dita ano solenemente por mim na Matriz: foram Padrinhos, o Tenente Antonio Garcia Valadão, solteiro e Francisco Maria de Jesus, casada: do que para constar fiz este assento em que me assino. Manoel Jerônimo Cabral, Coadjutor Pro Paróco.
Há um documento encontrado na internet, no endereço http://digitarq.dgarq.gov.pt?ID=4215485, cuja data referenciada é 1816, onde está escrito:
Autos de procuração de João Garcia Valadão, aguadeiro do Chafariz das Necessidades, filho de João Garcia Valadão e de Arcângela de Jesus.
 Na parte que diz respeito ao âmbito e conteúdo diz: Procuração passada a seu padrasto António Garcia Valladão, a sua mãe e a seu irmão José Garcia Valladão, para a cobrança e arrecadação da herança de seu pai, falecido no Brasil. Lisboa. Escrivão Bento Geraldino da Silva Valadares.
Embora não tenha conseguido ir além do resumo acima, constante do referido arquivo português, suponho que esse João Garcia Valladão que morreu no Brasil, possa ser o pai desse que foi um dos fundadores de Macau. Acredito que os dois outros Garcia Valladão que aparecem no referido processo não são os mesmos que suponho serem os filhos do nosso pesquisado. Continuando com as suposições, creio que o Padrasto fosse tio de João Garcia, que casou com sua mãe, quando ela enviuvou, como era costume naquela época. O José Garcia que aparece no documento, pode ser tio ou pai do que consta no registro de batismo acima apresentado.
Natal sediará, de 25 a 30 de Julho de 2010, a 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.