sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Notícias Genealógicas

Notícias genealógicas

Hoje, coloco aqui, neste artigo, alguns comentários enviados por e-mail ou postados no meu blog.
Quando visitei Utinga, Fábio Arruda mandou vários mapas do Rio Grande do Norte do século XVII. Além disso, me apresentou a Onésimo Santos  do IPHAN para saber da possibilidade de tombamento da Capela de Utinga. Depois de alguns estudos Onésimo me enviou o seguinte e-mail: "Por aqui tenho uma excelente descoberta: De acordo com o Processo. n.º 02/1989/CEC/ 10.07.1989 e a Portaria nº 447/1989 da SEC/GS, publicada no Diário Oficial do Estado do RN em 30.08.1989 a Capela de Utinga, no Município de São Gonçalo do Amarante é tombada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte."
Na verdade, eu não sei as conseqüências de um tombamento, pois visitei a Capela de Utinga e as Ruínas de Pirangi e não vi nada, nem uma placa, que denunciasse que aqueles monumentos tenham sido tombados e o que está se fazendo para as suas preservações e o conhecimento dessas relíquias históricas por parte da população.
Por conta do artigo anterior intitulado "Comentários genealógicos" recebi de Isnard Dubeux Dantas o e-mail que transcrevo:
"Caro Professor, meu nome é Isnard Dubeux Dantas e acabei de ler seu artigo, publicado na edição do Jornal de Hoje, e, através dele fiquei muito satisfeito em saber que o Sr. Carlos Alberto Dantas de Moura está trabalhando na segunda edição do livro que discorre sobre nossa família.
Gostaria, se possível, que o Senhor me enviasse o e-mail do Sr. Carlos Alberto para contato visando o repasse de dados que poderão auxiliá-lo na revisão e atualização da obra."
Já cumpri com minha tarefa enviando o e-mail de cada um para o outro, a fim de que se estabeleça uma correspondência eletrônica entre eles que deverá resultar em uma edição melhorada do livro. Já coloquei, também, Carlos Alberto em correspondência com Dr. Toscano, grande pesquisador genealógico do Rio Grande do Norte, que tinha feito, por e-mail, algumas observações sobre o livro "Os Ribeiro Dantas de São José de Mipibu".
De Lauro Assunção recebi um e-mail dando as seguintes informações:
"Sou de Santana do Matos, e consultando o Google me deparei com seu blog, que por sinal é muito bom, no qual descobri muitas coisas. Lá vi fotos que constam no arquivo do meu bisavô, que hoje estão com minha avó. Estou fazendo um museu lá e essas informações me ajudarão". Continuando, escreve Lauro: "Vi essa informação:
Em quatorze de Fevereiro de 1827, na Matriz de Santa Anna do Mattos, casou Manoel Fidelis da Silva com Vicência Maria da Conceição. Ele filho de Fidelis da Silva e Josefa Maria da Conceição. Ela filha de José Antonio de Assumpção e Francisca Maria da Conceição. Foram testemunhas Carlos Nogueira da Cunha, casado e Jerônimo Francisco da Costa, solteiro. Dispensados do 1º grau de afinidade por cópula ilícita.
José Antonio de Assumpção era meu bisavô, mas creio não ser esse a que se refere. Como poderei me aprofundar nessa arte?
Minha avó tem fotos de Maria Inácia e o filho dela o capitão." No caso, Lauro se refere a Maria Ignacia Teixeira do Carmo e o filho famoso, Capitão José da Penha Alves de Sousa. Parabenizo Lauro pela iniciativa do museu.
Recebi, também, um e-mail do grande Luiz Gonzaga Cortez que escreveu: "Bom dia, Professor João Felipe. Conversei com o filósofo Francisco Martins de Souza, vice-presidente da Academia Brasileira de Filosofia, na semana passada, em Natal. Ele falou-me sobre uma família da região Central (Açu, Angicos e adjacências), cujo chefe tinha seis filhas e, por isso, viajou a Pernambuco para trazer 6 homens para casarem com elas. Trouxe os homens e casou-os todos em Angicos. Você sabia disso? Pois é, ele sabe muito sobre essa família Viégas. Você poderia falar com ele sobre outras famílias. Na matéria que publiquei sobre ele, eu escrevi que ele era natural de Angicos, mas é registrado em Baixa Verde/Rn, onde nasceu a mãe dele, da família Câmara. O pai veio da Paraíba. Parece que nasceu um irmão em Angicos. Ele tem boa memória e fala muito."
Por fim, um comentário postado no blog por Sirleide Lima:
"Olá. Fazendo uma pesquisa sobre a história da região encontrei esse blog riquí­ssimo de informações e não poderia deixar de parabenizá-lo pela contribuição no parâmetro histórico. Estou ingressando em um mestrado e busco vestí­gios históricos da cidade de Macau e antiga Ilha de Manuel Gonçalves para meu projeto e lendo as postagens dessa página pude perceber que tens fatos importantes e pouco conhecidos sobre Angicos e região, que me despertaram curiosidade. Parabéns!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.