sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O casamento do tenente Antonio Cardoso Batalha

O sargento-mor Sebastião Cardoso Batalha prestou muitos serviços a Capitania do Rio Grande do Norte, o que se ver pelas diversas assinaturas em documentos. Um dos seus filhos mais conhecidos era o tentente Antonio Cardoso Batalha. Por isso transcrevemos seu casamento, onde estiveram presentes diversas autoridades da Capitania.
Aos seis de junho de mil setecentos e trinta e cinco anos, na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação da cidade do Rio Grande do Norte, onde foram corridos os banhos, por serem somente os precisos, sem descobri impedimenos, sendo presentes por testemunhas o Capitão-mor desta Capitania João Teive Barreto e Menezes, o Doutor Timotheo de Brito Quinteyro, Provedor da Fazenda Real dela, Dona Eugenia Rodrigues de Sá, mulher do Comissãrio Manuel de Mello de Albuquerque, e Dona Violante Rodrigues de Sá, mulher do Sargento-mor Caetano de Mello de Albuquerque, assisti ao matrimônio que entre si contrairam o Tenente Antonio Cardoso Batalha, filho legítimo do Sargento-mor Sebastião Carodoso Batalha, e de sua mulher Flávia Rodrigues de Sá, e Anna Maria da Apresentação, filha legítima de Francisco de  Gama  Luna e de sua mulher Paula Barbosa de Sousa, ambos naturais desta dita Freguesia e moradores sempre nesta cidade, e os mais todos também pessoas conhecidas, e logo lhes dei as bençãos da Igreja guardando em tudo a forma do Sagrado Concílio Tridentino, do que mandei fazer este assento em que por verdade assinei. Manuel Correa Gomes, Vigário, João Teive Barreto e Menezes e Thimotheo de Brito Guinteiro.

Um comentário:

  1. O tenente Antonio Cardoso Batalha faleceu da vida presente, em dezessete de fevereiro de mil setecentos e sessenta e um anos, na idade de cinquenta anos, pouco mais ou menos, tendo instituído como seu testamenteiro, o filho Sebastião Cardoso Batalha. Seu Cadáver foi sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em hábito seráfico de São Francisco

    ResponderExcluir

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.