sábado, 24 de setembro de 2011

João Miguel e os Trindades de Angicos (II)

João Miguel e os Trindades de Angicos (II)
João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor de Matemática da UFRN e membro do INRG
Repito e corrijo, a maioria dos Trindades de Angicos é descendente de João Miguel da Trindade e Maria Rosa da Conceição. Além de Manoel Jacintho, Rosa Maria e João Felippe da Trindade, citados em artigo anterior, encontramos outros filhos de João Miguel e Maria Rosa.
No mesmo documento eleitoral onde encontrei o pai de João Felippe da Trindade, constava um outro João Miguel da Trindade, com a idade de 43 anos. Não poderia ser o velho João Miguel. Nesse documento, encontrei que ele era filho de Alexandre Francisco de Azevedo Costa. Um registro de óbito dava conta que Anna Francisca da Trindade, falecida em 29 de julho de 1878 com a idade de 58 anos, era viúva de Alexandre Francisco de Azevedo Costa. Essas informações me levaram a suspeita que Anna era outra filha de João Miguel. Em um batismo, datado de 1835, aparece como procuradores dos padrinhos, do batizado, João Miguel da Trindade e sua filha Anna. Com mais outros batismos e casamentos concluí que Anna Francisca da Trindade era outra filha do casal João Miguel da Trindade e Maria Rosa da Conceição. O João Miguel, neto, casou, em 2 de setembro de 1879, no Sítio Farias, com Maria Catarina das Virgens, filha de Firmino José Porcino Maria da Costa e Catarina Rizina das Virgens.
Michaella Francisca da Trindade casou em 19 de novembro de 1844, na fazenda Santa Luzia, com João Baptista Xavier da Costa. Não aparecem nesse documento os pais dos nubentes. Pedro Antas Filho, neto de Maria Baptista Xavier da Trindade, me contou que sua avó era sobrinha de João Felippe e foi criada por ele. Maria Baptista casou com Alexandre Francisco Pereira Pinto Junior (Capitão Antas), no Sítio Santa Luzia, aos 11 de outubro de 1874, ele, filho de Alexandre Francisco Pereira Pinto e Damásia Francisca dos Santos Leal, e viúvo por falecimento de sua mulher Francisca Guilhermina Xavier de Sousa; ela filha de João Baptista Xavier da Costa e Michaella Francisca da Trindade. Houve dispensa de sanguinidade e afinidade lícita. Logo, pelo que contou Pedro, Michaella era irmã de João Felippe, e, portanto, filha de João Miguel e Maria Rosa.
Há um outro Trindade que aprece nesses documentos que pode ser filho de João Miguel e Maria Rosa. Sei que estava presente o tempo todo no meio dos Trindades, já citados. Ele era José Bonifácio da Trindade, casado com  Rosa Maria da Conceição. No seu óbito, em 11 de setembro de 1875, consta que ele faleceu com a idade de 49 anos, portanto, deve ter nascido por volta de 1826. João Felippe, Anna Francisca e Michaella pelas as informações dos seus óbitos tinham nascido por volta de 1820. Esses registros, na maioria das vezes, não eram muito precisos com relação as idades dos falecidos. Portanto, acho que os três nasceram em três anos consecutivos.  Manoel Jacintho nasceu em 1833.  Como José Bonifácio nasceu em 1826, tinha chance de ser um dos filhos de João Miguel e Maria Rosa.
Foi lá no Sítio Santa Luzia, onde moravam os Trindades, que aos 30 de julho de mil oitocentos e sessenta e um nasceu Josefa, filha de José Bonifácio e Rosa Maria, batizado aos vinte e três de agosto do mesmo ano, tendo como padrinhos José Felix da Silveira Varella e Anna Francisca da Trindade. Outros filhos de José Bonifácio tiveram como padrinhos filhos de João Miguel. João Felippe foi padrinho de Manoel; Manoel Jacintho foi padrinho de Anna. Por sua vez José Bonifácio foi padrinho de Francisca filha de Michaela Francisca da Trindade. Todas essas relações entre José Bonifácio e os filhos de João Miguel e Maria Rosa reforçam a hipótese dele ser, também, um dos filhos do casal. Além disso, dois filhos de José Bonifácio e Rosa Maria casaram com dois filhos de Michaella Francisca da Trindade e João Baptista Xavier da Costa, a saber: Francisco Rosa da Trindade com Francisca Xavier da Trindade e Anna Clementina da Trindade com João Baptista Xavier da Trindade.
Esses Trindades se entrelaçaram, entre outras, com as famílias Xavier de Sousa, Xavier da Costa, Azevedo Costa, Pereira Pinto, Costa Machado, Sousa Monteiro, Xavier de Mello e Rebouças de Oliveira Câmara.
Eu descendo de João Felippe da Trindade e Francisca Ritta Xavier da Costa. Esse casal gerou os filhos, a saber: André Avelino da Trindade, que foi casado em primeiras núpcias com Maria da Penha Barbalho e Silva, e em segundas núpcias com Izabel Martins; Maria Rosa da Trindade, que  foi casada com João Baptista de Mello Pinto, aqui de Ceará-Mirim; Joaquim Francisco da Trindade, que foi casado com Ritta Emilianna de Assis Bezerra, irmã de Maria da Penha, acima; Anna da Trindade, irmã gêmea de Joaquim, que  foi casada com Manoel de Mello Pinto, irmão de João Baptista; Francisco Xavier da Trindade, que morreu solteiro; José e Manoel, que faleceram crianças; e Miguel Francisco da Trindade, que foi casado com Maria Josefina Martins Ferreira, lá de Cacimbas do Vianna.
 Esse último casal gerou Luiz de França da Trindade que foi casado com Milce Carvalho; Salomão Trindade que foi casado com Anna; José Felix da Trindade, que foi casado com Margarida; Francisco Martins Trindade, que foi casado com Deoclécia Veras Bezerra; Aurea Trindade, que foi casada com Francisco de Mello Pinto, seu primo; Crinaura, que foi casado com Joaquim Firmino de Deus Gonçalves Filho; Maria da Soledade,  que foi casada com Joaquim Teixeira de Carvalho; e Miguel Trindade Filho, que foi casado com Dalvanira Avelino da Trindade, meus pais.