sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nomes compostos na Ribeira do Mipibu

Observando alguns registros da Igreja de Nossa Senhora do O' da Ribeira de Mipibu, vemos que, diferentemente de outras Freguesias, as crianças eram batizadas com dois nomes.Vejamos esses exemplos.

Aos vinte de junho de mil setecentos e quarenta e nove anos, na Igreja de Nossa Senhora do O' de Mipibu, desta Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, de licença minha, o Reverendo Padre Antonio de Araújo e Sousa, batizou e pôs os Santos Óleos a Antonio José, filho de Ignácio da Rocha e de sua mulher Antonia Barbosa; foram padrinhos o sargento-mor Domingos Pinto Ozorio, e sua mulher Francisca de Macedo, moradores nesta mesma Ribeira desta Freguesia; e pelo assento que veio do dito Reverendo, mandei fazer este em que por verdade me assino, Manuel Correa Gomes, Vigário.

Aos treze de julho de mil setecentos quarenta e nove, na Igreja de Nossa Senhora do O' da Ribeira de Mipibu, desta Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, de licença minha, o Reverendo Antonio de Araújo e Sousa, batizou e pôs os Santos Óleos João Pedro, filho de Arcenio de Barros Brandão e de sua mulher Maria do O'; foram padrinhos Manoel Martins, filho de Domingos Martins Bayam e Maria José, filha do Alferes Nazareno Lopes da Cunha, moradores na mesma Ribeira de Mipibu, desta Freguesia; e pelo assento que veio do dito Reverendo mandei lançar este, em que por verdade me assino Manuel Gomes Correa, Vigário.

Aos vinte e um de agosto de mil setecentos e quarenta e nove, na Capela de Nossa Senhora do O' da Ribeira de Mipibu, desta Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, de licença minha, o Reverendo Antonio de Araújo e Sousa batizou e pôs os Santos Óleos, a Anna Maria, filha de João da Rocha e de sua mulher Maria José; foram padrinhos o tenente João de Oliveira e Freitas e Anna Gomes, filha do capitão João Marinho de Macedo, moradores na Ribeira de Mipibu desta dita Freguesia; e pelo assento que veio do dito Reverendo mandei lançar este, em que por verdade me assino. Manuel Gomes Correa, Vigário

Minha tetravó, Agostinha Monteira de Sousa, e três batismos em Mipibu

Uma das minha ascendentes tinha o nome de Agostinha Monteira de Sousa e era casada com Antonio Francisco Bezerra da Costa. Eram meus tetravós. Ela faleceu de parto, ainda nova, em 2 de julho de mil oitocentos e vinte e sete, com trinta e tres anos de idade. Interessante que descobri, em um batismo, outra pessoa com o mesmo nome dela, casada com o capitão João Martins de Sá. Seria a minha tetravó parente da mulher de João Martins de Sá. Aproveito para colocar o batismo acima referido e mais dois outros acontecidos em 1756, em Mipibu. Fica a dúvida.
Aos nove de setembro de mil setecentos e cinquenta e seis de licença do Reverendo Vigário Doutor Manoel Gomes Correa, na Capela de Nossa Senhora do O' de Mipibu, batizou e pôs os Santos Óleos, o Reverendo Vigário Padre Antonio de Araújo e Sousa a Francisco Xavier, filho de Arcenio de Barros Brandão e sua mulher Maria do O'; foram padrinhos o Capitão Francisco de Sousa Gusmão e sua mulher Dona Apolonia Dorneles de Jesus; de que mandou  lançar este assento o Muito Reverendo Senhor Doutor Visitador que abaixo assina. Marcos Soares de Oliveira.Visitador.

Aos onze de setembro de  mil setecentos e cinquenta  e seis, de licença do Reverendo Vigário, o Doutor Manoel Correa Gomes, na Capela de Nossa Senhora do O' de Mipibu, batizou e pôs os Santos Óleos, o Reverendo Padre Antonio de Araújo e Sousa, a Maria Rufina, filha de Angelo Martins e de sua mulher Adriana, foram padrinhos o sargento-mor Lourenço Martins Raposo e sua mulher Damiana Rodrigues de Sá; de que mandou lançar este assento o Muito Reverendo Senhor Doutor Visitador que abaixo assina, Marcos Soares de Oliveira, Visitador

Aos dez de setembro de mil setecentos e cinquenta e seis, de licença do Reverendo Vigário Doutor Manoel Correa Gomes, na Capela de Nossa Senhora do O' de Mipibu, batizou e pôs os Santos Óleos, o Reverendo Padre Antonio de Araújo e Sousa, a João, filho de João Cordeiro e de sua mulher Antonia Duarte; foram padrinhos o capitão Joseph Monteiro e  Agostinha Monteira de Sousa, mulher de João Martins de Sá; do que mandou lançar este assento o Muiot Reverendo Senhor Doutor que abaixo assina, Marcos Soares de Oliveira, visitador.