sábado, 29 de outubro de 2011

Um pedido de patrocínio para a causa da Independência do Rio Grande

O Capitão-mor do Rio Grande do Norte, Caetando da Silva Sanches , tinha  uma preocupação com nossa Capitania desde a data de sua posse em 1791. Encontramos vários documentos onde está registrado seu interêsse no desenvolvimento do Rio Grande. Uma das suas correspondências foi para D. Rodrigo de Sousa Coutinho solicitando patrocínio para a causa da independência de nosso Governo do de Pernambuco. Vejamos esse documento transcrito do CMD/UNB.
Por me chegar notícia que Sua Majestade foi servida pôr independente do Governo de Pernambuco, os da Capitania do Ceará Grande, e Paraíba, ficando esta do Rio Grande em meio subordinada ao mesmo Governo, me resolvi a fazer a representação que remeto a Vossa Excelência para me fazer a honra, e mercê pôr na Presença de Sua Majestade, rogando ao mesmo passo a Vossa Excelência a queira patrocinar a que seja concedida a graça que imploro, para que conferida, fique também isenta esta Capitania, assim como ficarão as duas, pois esta tem as circunstância para a sua isenção, por ter extensão mais crescida que a da Paraíba, a qual só dista a Pernambuco vinte e oito léguas, e esta do Rio Grande setenta, além das mais circunstâncias que exponho na dita representação, para merecer esta  graça, que certamente conseguirei, e os habitantes desta Capitania, sendo protegida esta importante causa por Vossa Excelência, atendida Vossa Excelênica juntamente que tenho servido a Sua Majestade quarenta anos inclusive vinte e tantos  com a patente de sargento-mor, para que assim também mereça algum posto de acesso e maior soldo, para me poder sustentar neste Governo e fora dele. 
Fico bem certo na proteção de Vossa Excelência, que sem ela nada conseguirei eu, e os habitantes desta Captiania, por cuja mercê o Altíssimo Deus Soberando remunerará a Vossa Excelência, e  rogo ao mesmo Senhor dilate a Vossa Excelência os anos de vida em sua Divina Graça para felicidade dos súditos que tanto o necessitam, e o mesmo Senhor Guarde a Vossa Excelência.
Cidade do Natal, Capitania do Rio Grande do Norte, 15/10/1799.