quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Miguel Raposo de Mello

Miguel Raposo de Mello
João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor de Matemática da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Da Ilha de São Miguel, além de Manuel Raposo da Câmara, veio também Miguel Raposo de Melo, que não era seu irmão. Encontramos registros de dois casamentos dele. O primeiro faz parte dos documentos salvos pelo Major Salvador, tantas vezes já citado aqui. Por sua importância na formação das famílias do Rio Grande do Norte, e por sua participação ativa no exercício de funções públicas merece destaque nos nossos escritos. Vejamos o primeiro registro, na sua íntegra.
Aos 25 de outubro de 1723, nesta Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em presença do Reverendo Vigário o Doutor Mathias Florencio e do Alferes Vicente Dias da Novoa, o capitão Pedro Gonçalves da Novoa, D. Antonia da Silva, mulher do capitão Manuel Raposo da Câmara e Ignácia de Oliveira, mulher do cabo de esquadra José da Rosa, se receberam com palavras de presente por marido e mulher Miguel Raposo de Mello, filho legítimo de João Cabral de Mello e de sua mulher Maria Pacheco, todos naturais e moradores na cidade de São Sebastião, Ilha de São Miguel, e Maria José de Oliveira, filha legítima do ajudante Mathias Quaresma, e de sua mulher  Agueda de Oliveira de Vasconcellos, natural desta Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, e nela moradores; em virtude de um mandado do Muito Reverendo Vigário da Vara, o Doutor Bernardo de Paiva Freire, perante o qual justificou o contraente ser solteiro, livre e desimpedido; dando fiança aos banhos até virem corridos da sua pátria, sendo também corridos nesta Matriz, e guardando em tudo o mais a forma do Sagrado Concílio Tridentino, e por verdade, fiz este assento em que assinei. João Gomes Freire, Coadjutor.
Víuvo, voltou a casar com uma viúva. Naqueles tempos, nossos ascendentes não demoravam muito na solidão.
Aos nove de maio de mil setecentos, e quarenta e oito anos, pelas nove horas da noite, pouco mais ou menos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário desta cidade, Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, feitas as denunciações nesta Matriz em três dias consecutivos, pelo assim dispensar o Reverendo Padre Mestre Frei Juvenal de Santo Albano, capuchinho missionário apostólico, que se acha de missão atual nesta cidade e apresentando a nubente banhos corridos da Vila do Recife, e Santo Antonio, donde é natural, cujos ficam em meu poder, feitas as demais diligências, sem se descobrir impedimento algum, em presença do meu Reverendo Coadjutor, que fazia vezes de Pároco, em minha ausência, sendo presentes por testemunhas , o Doutor Ignácio de Sousa Rocha Branco, Provedor da Fazenda Real desta Capitania, e o alferes tenente da Fortaleza, Manuel Pacheco, pessoas conhecidas, e moradores desta dita Freguesia, se casaram em face da Igreja, solenemente, por palavras, Miguel Raposo, viúvo que ficou de sua mulher Maria José, escrivão das Execuções da Fazenda Real, natural da Ilha de São Miguel, com Dona Catherina Cardosa, viúva que ficou do seu marido sargento Alves, filha do alferes tenente Manuel Pacheco, e de sua mulher Dona Maria de Freitas, naturais da Praça do Recife, e por ora moradores desta dita Freguesia, do que mandei faze esse assento, em que me assinei. Manuel Correa Gomes.
Entre os filhos de Miguel Raposo de Mello, encontramos: Antonio Raposo de Mello, que casou em 11 de junho de 1749, na Matriz, na presença do sargento-mor Miguel de Oliveira e Mello, e Miguel Raposo de Mello, com D. Thereza de Jesus de Mello, filha do capitão Francisco Pinto e D. Plácida Rodrigues de Mello; Thereza Antonia de Jesus, que casou em 26 de novembro de 1755, na presença do capitão-mor Pedro de Albuquerque e Mello, e do capitão Manuel de Oliveira Miranda, com o cabo de esquadra Manuel de Araújo, natural de Muribeca, filho de Manuel de Araújo Baracho e Antonia de Freitas, viúvo por falecimento de sua esposa Brizida Ferreira; Valentim Raposo de Mello, casado com Maria do Rosário (Rosaura em alguns registros), filha de Matheus Ferreira da Costa e Maria Luiza do Desterro.