terça-feira, 13 de março de 2012

Uma sesmaria, quase esquecida, para Manoel de Abreu Soares

Dentro do meu projeto de reconhecimento do capitão-mor desta Capitania que foi Manoel de Abreu Soares, noticio aqui mais um documento sobre esse ilustre potiguar, uma sesmaria que quase não é incluida, por esquecimento dos copistas.

No livro das sesmarias, editado pela Fundação Vingt-un Rosado e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, parte da Coleção Mossoroense, encontramos a seguinte Nota: Ao fazer a conferência geral das cópias e depois de encadernadas, verifiquei que os copistas omitiram esta data, que agora copio e dou numeração intercalada. Jm Ignácio.
A dita sesmaria recebeu o número 3A. Copiamos para cá o trecho inicial da sua petição: O capitão Manoel de Abreu Soares, morador nesta Capitania do Rio Grande que ele tendo seu gado e família para ajudar a povoar a dita Capitania e lhe faltam terras para o poder fazer, e porque tem servido à Majestade há vinte e seis anos contínuos nestas guerras de que até agora não tem recebido mercê alguma, e porque na Ribeira de Goiana estão umas terras que ficaram por falecimento de Francisco Teixeira, morador que foi desta Capitania, de que não ficaram herdeiros, as quais terras partem pelo rio Jacú acima ficando da banda norte o rio O...
A data dessa sesmaria é  16 de maio de 1660.