segunda-feira, 4 de junho de 2012

Novas notícias de antigos jornais


João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
A Biblioteca Nacional está de parabéns pelo fato de disponibilizar, na internet, as digitalizações de jornais já extintos. O acesso a esses jornais nos leva aos nossos antepassados e, por isso, temos novas notícias sobre eles e sobre fatos da época.
No periódico "O Macauense", datado de 14 de março de 1887, tomamos conhecimento de mais uma tia bisavó, através da seguinte notícia: faleceu a 4 na Fazenda Cacimbas (do Vianna), e sepultou-se a 5 nesta cidade, D. Isabel (Cândida) Martins Ferreira, filha do finado Major José Martins Ferreira.
No batismo de José, filho dos meus bisavós, Francisco Martins Ferreira e Francisca de Paula Maria de Carvalho, em janeiro de 1873, apareceram como padrinhos Vicente Ferreira Xavier da Cruz, avô do batizado, e Isabel Cândida Martins Ferreira, que não sabia, até então, que era irmã do meu bisavô.
Em uma carta que escreveu para Ricardo Rodrigues Ferreira, morador em Recife, o escritor Manoel Rodrigues de Melo pediu informações sobre seu avô João Rodrigues Ferreira, e tio paterno de Ricardo, perguntando em que ano os filhos dele voltaram para Macau. Pois bem, no mesmo jornal, citado acima, encontramos, na parte de movimentação do porto, que em 1886 os filhos do finado João Rodrigues Ferreira vieram de Recife.
Outras informações interessantes extraídas de vários jornais são as viagens constantes de membros da família Martins Ferreira. No jornal "Diário Novo", de 9 de fevereiro de 1847, encontramos entrando no Assú, pelo brigue brasileiro Paquete Pernambucano, com carga de sal, João Martins Ferreira, Antonio Joaquim de Sousa, Domingos Antonio de Azevedo, e um escravo, além de Josefa Maria dos Martírios e uma filha menor. No jornal Liberal Pernambucano, de 26 de novembro de 1853, encontramos, saindo do Rio de Janeiro, o Patacho Valente com carga de vários gêneros, e como passageiro o major José Martins Ferreira e um escravo. No mesmo Liberal Pernambucano, de 30 de março de 1854, encontramos entrando no Assú, no Iate Brasileiro Angélica, com carga de vários gêneros, e como passageiro o major José Martins Ferreira.
Outro periódico interessante é o Boletim da Sociedade Libertadora norte-riograndense. Há notícias de várias libertações de escravos, em diversas localidades, como Utinga, Fazenda Arvoredo, Goianinha, Santana do Matos, Acari, Estivas, Macaíba, Ceará-Mirim, Jardim de Angicos, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Angicos
No Boletim de 8 de janeiro de 1888 consta a seguinte relação de libertadores de escravos, em Angicos: José Rebouças d'Oliveira Câmara, 5; João Florêncio d'Oliveira Câmara, 5; Alexandre Avelino da Costa Martins (meu trisavô), 2; José Avelino Martins Bezerra (tio bisavô), 2; Joaquim Avelino Martins Bezerra (tio bisavô), 1; José Athanazio da Costa Lima, 2; Alexandre Theodório de Mello, 1; Francisco Machado de Azevedo Costa, 1; Francisco Alexandre Pereira Pinto, 1; Alexandre Francisco Pereira Pinto, 1; Francisco Olyntho Bezerra, 2; Luis Pinheiro de Vasconcelos, 1; José Francisco Alves de Sousa (pai do capitão J. Penha), 2.
Do Boletim de 1 de abril de 1888, extraímos trechos de uma reunião abolicionista em Angicos.
Na segunda-feira, 19 do corrente (março de 1888), quando se achavam na Vila, além da população fixa, muitas pessoas gradas, residente nos arredores, e que vinham para solenizar a festa paroquial do seu santo padroeiro, foi convocada uma reunião abolicionista, que devia ter lugar após a cerimônia religiosa.
Logo por ocasião da missa o reverendo vigário dirigiu aos fiéis palavras de evangélica unção, exortando-lhes a piedade em prol dos cativos.
 À uma hora da tarde a casa do tenente João Felippe (da Trindade, meu bisavô, na época Intendente da Vila de Angicos), que graciosamente oferecera as suas salas para nela efetuar-se a reunião, estava cheia a transbordar de senhoras e cavalheiros, e as janelas disputadas por muitos espectadores, ávidos de compartilhar as generosas emoções daquele grande dia.
O Dr. Pedro Velho, tendo indicado para presidência da sessão o Reverendo Vigário (Felis Alves de Sousa), servindo-lhe de Secretários os senhores José Vitaliano (Teixeira de Sousa) e Juvêncio (Tassino Xavier) de Menezes, proferiu um discurso, dando conta dos motivos da reunião, e declarando que a honrada família, em cuja casa se achavam, já não possuía escravos, por ter o seu digno chefe, o tenente João Felippe, concedido liberdade aos 3 últimos que lhe restavam.
A lista geral de manumissões havidas na Vila de Angicos, na reunião abolicionista do dia 19 de março de 1888, constava como libertadores – tenente João Felippe da Trindade, 3; Bernardo Gama da Silva, 1; tenente-coronel Luis Teixeira Rola, 2; José Pedro da Silveira, 2; Vicente Ferreira Barbosa Neto, 1; Francisco das Chagas de Azevedo Souza, 3; tenente Florencio Octaviano da Costa Ferreira, 1; D. Bernarda Alves Martins dos Santos, 2; Bernardo Martins dos Santos, 1; Joaquim e Antonio Martins, 1; tenente José Pedro Xavier da Costa, 1; Francisco das Chagas de Jesus Maria 1; D. Leonídia Francisca Xavier da Câmara, 1; D. Júlia Francisca Bezerra, 1; José Gomes da Silva, 1; D. Francisca J. de Deus Gonçalves 2; Francisco Xavier de Jesus Maria, 2; Joaquim da Costa Alecrim, 1; capitão Manoel Pedro Maria da Costa, 1; e Cosme Teixeira Xavier de Carvalho (tio bisavô), 1.