domingo, 16 de setembro de 2012

Emília Pinto de Abreu e Silva e João Martins e Silva

João Martins da Silva e Emília Pinto de Abreu e Silva

Em 2007, João Batista de Melo Pinto me enviou algumas fotos dos seus álbuns. Entre elas havia uma que ele não sabia identificar quem eram aquelas pessoas. Nas costas da foto estava escrito uma dedicatória nos seguintes termos: Aos prezados compadres Miguel e Sinhá muita amizade de J. Martins da Silva e Emília P.A. e Silva.

Depois de muitas pesquisas, somente agora identifiquei esses personagens que eram compadres do nossos avós Miguel Francisco da Trindade e Maria Josefina Martins Ferreira. Ele era João Martins da Silva e ela Emília Pinto de Abreu e Silva. Há pouco tempo eu tinha localizado o esposo de minha tia-avó, Águida Avelino Torres (Tia Dona). Ela casou com o viúvo Bernardo Pinto de Abreu, pernambucano que tinha ido para Angicos cuidar da saúde e que por ela se encantou. Pois bem Emília era filha do primeiro casamento de Bernardo. Era irmã de Francisco Pinto de Abreu, trazido para o Rio Grande do Norte por Pedro Velho. Foi Secretário de Instrução Pública e, também, Diretor do Atheneu.

Agora em janeiro de 2016, sou surpreendido por uma mensagem do Facebook, de Maria Semvergonha (nome de uma planta), em nome de Diana, nos seguintes termos: Prezado Senhor João Felipe, bom dia. Segue a certidão de casamento do Senhor João Martins da Silva com Dona Emília Pinto de Abreu. Espero que seja uma boa contribuição para suas pesquisas. Saudações. Diana.
Na Sequencia, a imagem da certidão, cujo teor era o seguinte:

Aos vinte dias do mês de janeiro do ano de mil oitocentos e noventa e quatro, nesta cidade distrito da Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Município de Goiana do Estado de Pernambuco, pelas cinco horas e meia da tarde, à rua das Parteiras, desta cidade de Goiana, na residência do senhor Mathias Pinto de Abreu, aí presente o juiz do  primeiro Distrito do Município de Goiana , o Doutor  Samuel Benvindo Correia de  Oliveira, comigo escrivão do seu cargo abaixo, as testemunhas o capitão Antonio Idelfonso Albuquerque e Antonio Cesar de Albuquerque, receberam-se em matrimônio o senhor João Martins da Silva, com idade de vinte e dois anos, filho legítimo de João Evangelista da Silva e sua mulher D. Laurentina Francisca Martins,  natural da Freguesia  de Victoria do Estado de Pernambuco, e residente nesta cidade de Goiana Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, do mesmo Estado, e a  Senhora D. Emília Pinto de Abreu, com idade de dezesseis anos, filha legítima de Bernardo Pinto de Abreu e sua mulher D. Cândida Leopoldina Gonçalves e Abreu, natural desta cidade de Goiana. Em firmeza do que eu, Manoel dos Santos Leal, oficial do Registro Civil, lavrei o presente assento em que assinam o juiz, contraentes e testemunhas. Eu Manoel dos Santos Leal, oficial do Registro Civil.
Samuel Benvindo Correia de Oliveira
João Martins da Silva e  Emilia Pinto de Abreu
Antonio Idelfonso de Albuquerque Melo, casado, 37 anos, professor empregado público, residente nesta cidade

 Antonio Cesar de Albuquerque, idade de 20 anos, casado, agricultor e residente na Comarca de Itambé.
Agradeço a Diana, por valorosa contribuição.