sábado, 6 de outubro de 2012

PARA PENSAR NESTE MOMENTO

Outro texto que recebemos e que merece nosso acolhimento tem como referência principal o Parque da Cidade

Meus caros e caras
Segue um texto * que recebi, para nossa reflexão. Acho que precisamos meditar um pouco com muita frieza nesse momento para tomarmos a decisão certa. Eu também já cometi erros, confiando em candidatos que não honraram meu voto. Mas acho que está na hora de pensarmos mais com a razão do que com a emoção.
A situação de nossa cidade é crítica. Vi há pouco tempo uma declaração sobre o "desperdício de dinheiro público aplicado no Parque da Cidade". Pensei: Porque que todo o investimento em meio ambiente é contestado, especialmente por engenheiros civis, que por desconhecimento ou conveniência (conivência?) política, não enxergam a dimensão e importância de uma cidade como Natal, ter uma Unidade de Conservação da Natureza, do grupo de proteção integral, da categoria Parque, totalmente dentro de seu território. Uma área de recarga de aquífero, para uma cidade onde praticamente metade da água de abastecimento vem do aquífero, e sendo a região do Parque da Cidade já reconhecido por várias instituições como a principal área de recarga do aquífero. Uma área onde uma espécie endêmica, talvez única no planeta foi descoberta naturalmente convivendo naquele habitat. O que para a biologia mundial é uma grande descoberta, para o engenheiro desinformado é uma "obra faraônica". Um monumento arquitetônico feito por um dos mais renomados arquitetos do mundo - Oscar Niemeyer, brasileiro, que em qualquer lugar do mundo receberia acolhimento como PATRIMÔNIO público, o pobre engenheiro chama de desperdício de dinheiro... 
Entendo que está chegando a hora de tomarmos uma posição. Sem sectarismos, nem devaneios.
Como contribuição envio o texto abaixo*, que recebi de pessoas que defendem a campanha de Carlos Eduardo, e que achei bem interessante para refletirmos.
Abraços a todos e a todas.
Leo
* Nota: O texto ao qual Leonardo se refere e que reproduziu em seguida, é “Você aguenta um 2º turno?”,  do Prof. João Felipe da Trindade.

A favor do voto útil em Carlos Eduardo

Recebi este texto de Dr. Ion que reproduzo aqui. Mais uma reflexão para a campanha em Natal
Ion Mascarenhas de Andrade
A eleição municipal da cidade mais importante do estado coloca muita coisa em jogo; o futuro dos natalenses e o futuro do Rio Grande do Norte. Levando esta verdade em conta, o mínimo que se pode esperar  das candidaturas em disputa é que elas sejam projetos autênticos focados na questão municipal.
Vamos considerar todas as graves  implicações do risco da continuidade de um modelo conservador e descomprometido com a cidade na área da saúde, nas grandes questões postas pelos projetos de mobilidade e das grandes obras, no Plano Diretor, na educação, na Assistência social….Vivemos uma crise profunda de gestão, mas também de valores.
Se o lançamento de uma candidatura inviável à prefeitura com o propósito de fortalecer um projeto político pessoal poderia ser considerada antiética e lesiva aos interesses da cidade, a profundidade da crise e os riscos   relacionados ao projeto conservador emergem como fatores agravantes, pois se joga com efeitos potencialmente desastrosos para todos.
Sabemos que cada etapa comporta ameaças e se houver segundo turno teremos todos que lutar para fazer valer a alternativa mais progressista para a cidade, se não houver um segundo turno a luta será a de reconstruir a cidade, portanto, seja como for é a luta é que é a variável permanente.
A opção por tentar resolver para o lado mais progressista a eleição no primeiro turno não é uma desistência de lutar, mas o desejo, aí sim ardente, de que a próxima etapa seja a da luta construtiva e do preparo para a recuperação da cidade.
Ninguém sabe de que o futuro é feito, mas as alternativas dadas e o que elas projetam como consequências são bem diferentes. A Câmara Municipal projetada pelas pesquisas deve renovar uma  expressiva maioria conservadora, o fim da campanha para vereadores liberará uma força política de forte magnitude, (os vereadores e candidatos conservadores já fora das campanhas pessoais), para a conversão dos seus votos em eleitores do projeto conservador, uma razão a mais para a reflexão quanto às dificuldades que o segundo turno oferecerá.
É bom refletirmos, pois a vida é dura e as derrotas são perdas mesmo. Por Natal o meu voto é por decidir para o campo progressista o quanto antes, Por isto não há lugar para dúvidas. O voto útil é o voto em Carlos Eduardo.