segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Domingos João Campos, tetravô de João Café Filho (II)



João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Escreveu João Bosco, pesquisador da família Fernandes Campos, em seu discurso de posse no IHGRN: dos filhos do casal Domingos João e Rosa Maria, Manoel Fernandes Campos foi o terceiro filho, a ele coube ser o testamenteiro dos bens deixados quando do falecimento dos seus pais. Manoel foi batizado em Jundiaí, no dia 22 de julho de 1749, por duas vezes eleito vereador em Natal, e ainda moço foi sargento-mor, morava na sua propriedade no lugar Socavão, próximo ao Jundiaí, onde era grande produtor de farinha. Por motivos que não sabemos explicar, por falta de documentação, Manoel nunca casou, porém constituiu família com a jovem Mariana da Costa, filha de Antonio de Melo de Oliveira e Clara Rabelo Vieira, de origem cearense.
No artigo anterior, mencionamos o batismo de uma filha de Manoel Fernandes Campos e de Antonia Maria Mendonça, em 1767. Em 1774, já sargento-mor, ele foi padrinho de uma sobrinha, sendo apresentado como solteiro. Em 1786, Luisa Fernandes, filha natural dele com Damasia Rodrigues da Silveira, casa com Eugenio Ferreira de Lima, filho natural de Matheus Rodrigues da Silveira e Anna de Nis. Em 1835, uma neta dele, Damasia Fernandes Campos, filha de Eugenio e Luisa, casa, na Matriz de São João Batista do Assú, com Felis Pereira da Silva, filho de José Pereira da Silva e Florência Maria de Jesus. Lá no Assú, encontramos três filhos de Felis e Damásia que foram batizados, dois na capela de São José das Oficinas e um na Fazenda Morro.
Mas, é do relacionamento de Manoel Fernandes Campos e Mariana da Costa que nasce Lourenço Fernandes Campos, que herdou o nome de um tio. Lourenço casou no dia 7 de abril de 1830, na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação com Josefa Thereza das Virgens, filha de Manoel Ignácio Barbosa e Florência Maria de Nazaré. Diz João Bosco que desse Lourenço pouco informação obteve, apenas que teve um filho de nome Lourenço Fernandes Campos Junior, que casou em 8 de maio de 1851 com Feliciana Joaquina Rangel, filha do casal Boaventura Dias de Sá e Felícia Joaquina Rangel. Feliciana e Felícia devem descender de outra Felícia Joaquina Rangel, filha de Valentina, irmã de Catharina Peralta Rangel.
Segundo João Bosco Campos, Lourenço substituiu Junior por Café, pelo fato de ter ele plantado café em uma de suas propriedades. Ganhou prestígio na sociedade natalense e foi padrinho de muitas crianças, principalmente na capela de Canabrava, em Macaíba. Do seu casamento com Feliciana não encontrou filhos, porém teve vários filhos naturais com Felisminia Carolina de Moura Soares. Foram eles Joaquim Fernandes Campos Café, casado em 1888 com Maria Soares Leite; Tertuliano Fernandes Campos Café, residente em Macaíba e casado com Francisca Gomes da Silva; José Joaquim Moura Café, residente em Natal, e casado com Maria Amélia Cordeiro; Enéas Fernandes Campos Café, casado em Natal, mas que foi residir no Pará; e, por último, João Fernandes Campos Café.
 João Fernandes Campos Café nasceu no dia 16 de abril de 1865, tendo casado duas vezes. Não há informação de quando casou, nem o nome da primeira esposa. A segunda vez casou com uma sobrinha da primeira mulher. Chamava-se Florência Amélia Campos Café, nascida em 1 de novembro de 1877 e falecida em 14 de agosto de 1944. Foi Administrador da Fazenda Jundiaí, Encarregado do Serviço de Fiscalização de Rendas da Ribeira, pertenceu a Maçonaria e fundou a Igreja Presbiteriana Independente, aquela da Rua João Pessoa, em Natal. Faleceu em 1931.
Do casamento com Florência Amélia Campos Café nasceram os filhos Maria e Luiz, que faleceram com poucos dias de nascido, João Fernandes Café Filho, Alice Fernandes Café, Alzira Fernandes Café e Jessé Fernandes Café.
João Fernandes Café Filho, que nasceu em 03 de fevereiro de 1899, alterou, oficialmente, seu nome para João Café Filho, no ano de 1933.
No nosso blog http://putegi.blogspot.com postamos um artigo de Marcos Pinto, sobre descendentes de José Fernandes Campos, lá em Apodi, bem como informações colhidas por um colega genealogista dos ascendentes, em Portugal, de Domingos João Campos.
Esperamos que o livro de João Bosco Campos sobre Domingos João Campos seja publicado o mais breve possível, pois ele deve conter mais informações sobre esse português de Viseu.
Aqui uma imagem do batizado de Bernardo, filho de Domingos João e Rosa Maria





Familiares de Domingos João Campos, em Portugal

Um amigo genealogista me manda mais informações sobre a família de Domingos João Campos, em Portuga, em duas partes

1ª parte

Prof. João Felipe,
 
         REGISTRO DE BATISMO DE DOMINGOS JOÃO CAMPOS: 29 DE ABRIL DE 1714.
 
         Página 54 ( Verso ) do Livro Misto ( Batizados, Casamentos e Óbitos ) do período de 1692 à 1728 da Freguesia de Santa Maria Madalena, Freguesia do Campo, Conselho de Viseu, Bispado de Viseu, Portugal.
 
 
        Aos vinte e nove de Abril de Mil e Sete Centos e Quatorze, Baptizei solenemente nesta Igrª do Campo a DºS, filho de Phelipe Francº e de sua lgmª m.er Izabel Frs; foram pp M.el Francº da Laceira,  e Anna, soltrª todos de Mozellos desta Fregª de que fis este termo que assigno hoje, dia, mes, era, ut supra.
 
                                                        Pe. Cura João de Seixas. “
 
        Domingos João Campos era neto paterno de Antônio Simão e de sua 1ª esposa Isabel Paes, e era neto materno de Manoel Fernandes, da Freguesia de Orgens, Viseu, e de Ana Fernandes.
 
        REGISTRO DE CASAMENTO DE FELIPE FRANCISCO E ISABEL FERNANDES: 12 DE JUNHO DE 1704.
 
        Páginas 65 e 65 ( Verso ) Livro Misto ( Batizados, Casamentos e Óbitos ) do período de 1692 à 1728 da Freguesia de Santa Maria Madalena, Freguesia do Campo, Conselho de Viseu, Bispado de Viseu, Portugal. O registro começa bem no final da página 65 e no final dessa página na 5ª e última linha está escrito “ ... Trident. e do Const. do Bispado e por nam averem ... “ , e na página 65 ( Verso ) logo na primeira linha a continuação, estando escrito “ ... Impedimento Canonico PHELIPE FRANCº, filho ... “, e daí o registro continua até o seu final, com a assinatura do vigário Padre Cura João de Seixas.
 
 
       “ Em os doze dias do mês de junho de Mil e Sete Centos e Quoatro annos Se receberam em minha presença nesta Igrª de Sancta Maria Magdalena do Campo, guardado em tudo o Sagrado Concilio Trident. e do Const. do Bispado e por nam averem Impedimento Canonico PHELIPE FRANCº, filho legº de Antonio Simão e de sua prª m.er Izabel Pais, o qual se recebeu com IZABEL FRZ, fª legª de M.el Frz Orgens e de sua m.er Anna Frz, todos moradores no lugar de Mozellos, desta Fregª do Campo, foram testªs prezentes Francº Roiz Barbrº, M.el Frz,  e Gonçalo Joam também de Mozellos. De que fiz este termo q assignei, hoje dia mês era ut supra.
 
                                                     Pe. Cura João de Seixas. “
 
          Na mesma página 65 ( Verso ) o registro de casamento seguinte é o de Antônio Lopes com Maria Marques, em 06 de julho de 1704, mas que não tem nada ver com Domingos João Campos. Logo a seguir, o registro de casamento de Gonçalo João com Domingas Simão. O Gonçalo João que aparece sendo testemunha do casamento de Felipe Francisco com Isabel Fernandes era CUNHADO do Noivo Felipe Francisco ( Pai de Domingos João Campos ), já que Gonçalo João era casado com Domingas Simão, irmã de Felipe Francisco somente por parte de pai, e tia paterna de Domingos João Campos, e na mesma página 65 ( Verso ) já no final da página, e uma parte já iniciando na página 66, consta o registro de casamento em 01 de agosto de 1704 de Gonçalo João com Domingas Simão, filha de Antônio Simão e de sua 2ª esposa Luíza Fernandes, e o Gonçalo João era filho de Manoel João Barondo e de Ana Francisca.  
          Na página 60 ( Verso ) do Livro Misto ( 1665 – 1695 ) tem o casamento em 14 de fevereiro de 1689 de Manoel Francisco com Maria Paes, irmã de Felipe Francisco e filha de Antônio Simão e de Isabel Paes, já falecida na ocasião, e ele Manoel Francisco era filho de Antônio Batista e de Maria Francisca, o celebrante foi o Padre Antônio Correia, e as testemunhas foi Pascoal Francisco, das Eiras, e Simão Francisco.
 
          DOMINGOS JOÃO CAMPOS, natural de Muzellos, Freguesia do Campo, Bispado de Viseu,  Portugal, nascido em 1714 e falecido por volta de 1795, contraiu matrimônio em 24 de novembro de 1745 com  ROSA MARIA DE MENDONÇA, nascida possivelmente em 1730 e falecida em 13 de janeiro de 1797 com 67 anos, pouco mais ou menos, filha de pais ignorados.
 
           REGISTRO DE CASAMENTO DE DOMINGOS JOÃO CAMPOS E ROSA MARIA DE MENDONÇA:  24 DE NOVEMBRO DE 1745.
 
          Livro de Matrimônios da Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Natal.
 
 
            “ Aos Vinte e Quatro de Novembro de Mil Sete centos e Quarenta e Sinquo annos, pela manhã, na Capella de Nossa Senhora da Conceição do Jundiahy, desta Freguezia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, feitas as denunciaçõens na forma do Sagrado Concilio Tridentino, nesta Matriz, e na dita Capella onde o Contratante he morador e justificando o Contratante ser solteyro livre e desempedido perante o Reverendo Doutor Joze de Almeida Vigário da Praça e do Juiz dos Residentes do Distrito da Parahiba, por comissão nomeiado na visita de Sua Excelencia Reverendissa que se achava vizitando na dita Cidade e dando fiança aos banhos do Contratavel perante mim como constava do mandado que se me apresentou com as sobreditas clausulas, sem se descobrir impedimento como consta nas certidões dos banhos mais documentos que ficam em meo poder, excepto a fiança que foy remetida ao dito juiz a mão do Escrivão, pelo Reverendo Ignacio Pereira de Azevedo, clausula tambem  do dito mandado, e em presença do Reverendo Coadjuntor Licenciado João Gomes Freire de licença minha e sendo presentes por testemunhas o Capitão Mor desta Capitania Francisco Xavier de Miranda Henriques e o Provedor da Fazenda Real Ignácio de Souza Rocha Branco, pessoas conhecidas, se cazarão em face da Igreja solemnemente por palavras de prezente DOMINGOS JOÃO CAMPOS, filho legítimo de Phelipe Francisco já defunto e sua molher Isabel Fernandes, naturais do Lugar Muzelos, Freguezia do Campo, Bispado de Viseu e morador nesta Cidade com Dona ROSA MARIA DE MENDONÇA filha de pais incógnitos, exposta em casa do Sargento Mor Mario de Castro Rocha, natural e morador na ribeira da Cidade desta dita Freguezia e logo lhes dei as bençãos conforme os Ritos e Cerimonias digo as Cerimônias da Santa Madre Igreja do que tudo mandei fazer este assento em que por verdade me assignei.
 
                                                           Manoel Correa Gomes      
                                                                   Vigário. “

2ª parte
  
        O português DOMINGOS JOÃO CAMPOS não pertencia a nenhuma Família CAMPOS, já que o nome Campos nele é relativo ao seu lugar de origem, isto é, a sua terra natal.
        Possivelmente em sua terra natal DOMINGOS JOÃO CAMPOS se chamava apenas DOMINGOS JOÃO, e quando chegou ao Brasil, ele como forma de homenagear o seu lugar de origem, resolveu incorporar o nome CAMPOS ao seu sobrenome, ficando dessa forma o nome completo DOMINGOS JOÃO CAMPOS, e com isso deu origem a uma família CAMPOS em território norte–riograndense.
 
      
         MANOEL ( Tio Paterno do português Domingos João Campos ), filho de Antônio Simão,  e da 1ª esposa Isabel Pais, moradores em Moselos, batizado em 12 de setembro de 1667. Padrinhos: Manoel Simão, e Domingas Rodrigues, esposa de Francisco Rodrigues Barbeiro. Padre Manoel Lopes.
 
         ANTÔNIO, ( Tio Paterno do português Domingos João Campos ), filho de Antônio Simão,  e da 1ª esposa, batizado em 23 de outubro de 1677. Padrinhos Manoel Esteves, solteiro, e Felipa Fernandes, esposa de Manoel Fernandes, de Mozelos. Padre Manoel Figuereido.
 
 
        DOMINGAS SIMÃO ( Tia Paterna do português Domingos João Campos ), foi a 1ª filha do 2º casamento de Antônio Simão com a 2ª esposa Luíza Fernandes, foi batizada aos 20 de agosto de 1680 pelo Padre Antônio Correia, e os Padrinhos de Batismo foram Lourenço João e Madalena Francisca, e Domingas Simão contraiu matrimônio em 01 de agosto de 1704 com Gonçalo João, batizado em 20 de janeiro de 1680 e falecido aos 16 de outubro de 1721, e era filho de Manoel João Barondo e de Ana Francisca, e foi batizado pelo Padre Antônio Correia, e os Padrinhos foram Lázaro Dias, do Paço, da Freguesia de Lordosa, e Maria, solteira, filha de Sebastião Francisco, de Moselos.
      
 
         ANTÔNIO SIMÃO ( Avô Paterno de Domingos João Campos ) faleceu em 19 de junho de 1720, natural da Freguesia de São Pedro de Lordosa e morador na Freguesia de Santa Maria Madalena do Campo, filho de Braz Gonçalves e de Isabel Simão, contraiu 1º matrimônio com Isabel Pais, natural da Freguesia de Santa Maria Madalena do Campo, filha de Domingos Pais e de Isabel Francisca.
 
         ANTÔNIO SIMÃO ( Avô Paterno de Domingos João Campos ), depois de quase 2 meses  de ficar viúvo da 1ª esposa Isabel Pais, ele  contraiu 2º matrimônio aos 20 de novembro de 1679 com Luíza Fernandes, que faleceu em 15 de março de 1730, e o casamento foi celebrado pelo Padre Manoel de Figuereido, e as testemunhas foram Manoel Simão, Domingos Fernandes e João Francisco.
 
 
         REGISTRO DE ÓBITO DE ANTÔNIO SIMÃO, Avô Paterno do português Domingos João Campos: Faleceu em 19 de junho de 1720.
 
         Página 132 ( Verso ) do Livro Misto do período de 1692 à 1728 da Freguesia de Santa Maria Madalena do Campo, Viseu, Portugal.
 
         “ Faleceu ANTÔNIO SIMÃO de Mozellos em dezanove de junho de Mil e Sete centos e vinte. Fes Testamento foi interrado na Igreja por ele sua molher. De que fis este termo q asignei era ut supra.
 
                                                                        O Pe. Cura
                                                                  Miguel Paes da Costa. “
 
       
         ISABEL PAIS, Avó Paterna do português DOMINGOS JOÃO CAMPOS: Faleceu em 22 de setembro de 1679.
 
         Página 92 ( Verso ) do Livro Misto ( Batizados, Casamentos e Óbitos ) do período de 1665 à 1695 da Freguesia de Santa Maria Madalena, Freguesia do Campo, Conselho de Viseu, Bispado de Viseu, Portugal.
 
 
         “ Aos vinte e dous do mes de setembro de seis sentos setenta e nove faleceo ISABEL PAIS m.er de Antº Simão de mozellos não fes testa mento seu marido lhe fez fazer o bem de sua alma e em verdade de tudo fis este asento dia mes e era asima.
                                                                       O Pe. M.el de Figdº.
 
                   
         FELIPE FRANCISCO ( Pai do português Domingos João Campos ) faleceu em 25 de agosto de 1718, quando o seu filho DOMINGOS JOÃO CAMPOS tinha apenas 4 anos de idade.
 
         REGISTRO DE ÓBITO DE FELIPE FRANCISCO: Página 128 ( Verso ) do Livro Misto do período de 1692 a 1728 da Freguesia de Santa Maria Madalena do Campo, Viseu, Portugal.
 
 
         “ Falleceu PHELIPE FRCº de Mozellos em vinte e Sinco de Agosto de Mil e Sete centos e dezoutto foi interrado na igrª  por elle sua m.er  não fes manda de q fis este termo q. assignei era ut supra.
 
                                                  O Pe. Cura Miguel Paes da Costa. “
 
 
        Um Tio Materno de DOMINGOS JOÃO CAMPOS, de nome MANOEL FERNANDES, Soldado, faleceu em 19 de novembro de 1718, filho de Manoel Fernandes Orgens.
        
         ANA ( Tia Materna do português Domingos João Campos ), filha de Manoel Fernandes Orgens e de Ana Fernandes, batizada em 16 de maio de 1677 pelo Padre Manoel Esteves. Padrinhos: Manoel, solteiro, filho de Manoel Esteves, de Muzelos, e Luzia, solteira, de Muzelos, e assistente em Viseu.
 
 
        REGISTRO DE BATISMO DE ISABEL FERNANDES ( MÃE DE DOMINGOS JOÃO CAMPOS ): Batizada em 10 de julho de 1683.
 
        Página 39 do Livro Misto ( Batizados, Casamentos e Óbitos ) do período de  1665 à 1695 da Freguesia de Santa Maria Madalena, Freguesia do Campo, Conselho de Viseu, Bispado de Viseu, Portugal.
 
       “ Baptizei a ISABEL fª de M.el Frs, e de sua molher Anna Frs, mºrs em Mozellos, aos dez dias de julho de 683. forao P.P João Esteves do luguar de abranizes, e Juliana soltrª do dito Mozellos. De q fiz este q assigney.
 
                                                                      O Pe. Antº Correa. “
 
        
         Há o registro de casamento de um DOMINGOS PAIS, filho de Antônio Pais e de Ana João, casado em 26 de janeiro de 1626 na Freguesia de Santa Maria Madalena do Campo com Maria Simões, filha de João Simão e de Ana Martins, mas não sei se este é o mesmo Domingos Pais que foi o Pai de Isabel Pais ( Avó Paterna do português Domingos João Campos ), mas essa dúvida é porque o nome da mãe de Isabel Pais era Isabel Francisca.