terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Velhas notícias




João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Uma das minhas diversões é ler velhas notícias de antigos jornais, já extintos, que estão no site da Biblioteca Nacional. Através desse site pode se fazer muitas pesquisas sobre diversos assuntos. Muitas informações históricas, a partir dos meados do século XIX, são encontradas nesses velhos jornais. Podemos obter, também, muitas informações genealógicas através desse site, que complementam os registros da Igreja. Hoje, transcrevo para cá algumas dessas notícias. Por elas se observa quantas informações sobre os nossos antepassados podemos recuperar.
No Diário do Natal, de 9 de fevereiro de 1908, encontramos: No dia 1º do corrente, proximidades da Vila de Santana do Matos, Joaquim Geminiano encontrando-se com o honrado cidadão Militão Alves Martins, vibrou-lhe diversas facadas, que lhe produziram a morte imediatamente. O covarde e perverso assassino, cometido o crime, evadiu-se. Militão Alves era um homem bom, geralmente estimado em Santana do Matos, e pai de numerosa família. Casado em 4ª núpcias deixou viúva a dias de dar a luz e 14 filhos dos quatro matrimônios.
José Alves Martins, pai de Militão, também, foi assassinado com facadas no ano de 1871. João Militão, filho de Militão, foi prefeito de Lages. Militão Alves Martins era irmão de Manoel Alves Martins, cujo neto Expedito Alves foi, também, assassinado, em Angicos.
O Diário do Natal, de 22 de dezembro de 1907, noticia: O Sr. Idalino Teixeira de Carvalho e sua exma. esposa, residentes na Penha, tiveram a gentileza de comunicar-nos o nascimento do seu filho Waldenir.
Esse Idalino parece ser parente de meus amigos de infância Idalino e Eimar que moravam em frente do Colégio Auxiliadora.
Outra notícia que encontro em antigos jornais é sobre o falecimento do meu tio bisavô cadete José Avelino. Está lá, na Gazeta de Natal: Vítima de antigos e dolorosos sofrimentos faleceu no dia 20 de mês passado em sua fazenda Carapebas, do município de Angicos, o nosso prestimoso amigo José Avelino Martins Bezerra. O ilustre finado era um homem de bem. Ao seu digno e respeitável pai, a todos seus irmãos e a desolada esposa, D. Claudiana Francisca Bezerra Avelino, nossos sentimentos e pêsames.
O Diário do Natal de 1905 comunica: Em Angicos, realizou-se o consórcio do nosso correligionário José Anselmo Alves e a gentil senhorita Marfisa Pinheiro Alves, filha do finado coronel José Rufino da Costa Pinheiro.
José Anselmo foi Diretor dos Correios e Telégrafos. Morreu envenenado com arsênico, misturado na papa, que costumava comer. Era irmão do capitão José da Penha, assassinado no Ceará.
Alguns documentos da Igreja se perderam no tempo, e por isso, é difícil se comprovar certas suspeitas. Faltam registros de batismos de Angicos, de alguns anos. Alguns registros de casamento não contém o nome dos pais dos nubentes. Acredito que o Professor Vicente Ferreira da Costa Torres era descendente de Francisco Xavier Torres Junior e Maria Joaquina Lúcia da Costa. A seguir uma notícia sobre a remoção dele.
O jornal Rio Grande do Norte, de 14 de junho de 1891, noticia que: Em 29 de maio de 1891, foi removido o professor público de instrução primária da povoação de São Bento de Touros, Vicente Ferreira da Costa Torres, para a de Areia Branca que se acha vago.
Aos que procuram recuperar informações genealógicas, sugiro visitar o site da Biblioteca Nacional, em particular sua hemeroteca.