domingo, 5 de maio de 2013

O óbito de Manoel Rodrigues Ferreira

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Em 7 de novembro de 1963, o escritor Manoel Rodrigues de Melo escreveu para seu parente, em Recife, Ricardo Rodrigues Ferreira. Logo no início disse: Estou escrevendo um livro sobre a Família Rodrigues Ferreira, começando do velho "marinheiro"/Manoel Rodrigues Ferreira, da Boa Vista.
Você é neto do velho Manoel Rodrigues Ferreira, como eu sou bisneto. Gostaria que você me mandasse umas notas bem completas sobre o velho Manoel Rodrigues Ferreira, da Boa Vista, falando sobre a vinda dele de Portugal, a província em que nasceu, o ano que chegou a Ilha de Manoel Gonçalves, com quem casou, de que vivia, na Boa Vista, o caso da onça, quando nasceu, aonde, quantos filhos teve, se esteve em Recife se tratando do ferimento que sofreu na luta com a onça, em que hospital, enfim tudo o que você puder registrar será importante para o meu estudo.
Não sei se Ricardo tinha todas as informações que Manoel Rodrigues de Mello queria, nem muito menos se chegou alguma coisa para nosso escritor. Sei que o livro não foi publicado e, até agora, não tenho notícias onde foram parar os rascunhos do livro que estava sendo escrito. Já tentei localizar, mas sem sucesso. Nem no Solar João Galvão, onde estão algumas anotações de Manoel Rodrigues, deram notícias de tais documentos.
Mas, há pouco tempo, encontrei o registro de óbito do bisavô daquele que foi presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Nele aparece o nome de sua esposa, bem como a idade que tinha. Pela dados, ele deve ter nascido por volta de 1798.

Aos 2 de junho de 1850 foi sepultado na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Macau, de grades acima, o adulto Manoel Rodrigues Ferreira, branco, casado com Izabel Martins Ferreira, com 52 anos de idade; amortalhado em preto, e encomendado pelo Reverendo Silvério Bezerra de Menezes; do que para constar faço este assento que assino. Felis Alves de Sousa.

Pena, que no registro de óbito não tenha sido informado a causa da morte, pois nosso personagem, que está na lista dos moradores da Ilha de Manoel Gonçalves  que fundaram Macau, morreu relativamente moço. Talvez, consequência dos ferimentos da onça.
Igreja onde está sepultado Manoel Rodrigues Ferreira