terça-feira, 7 de maio de 2013

Josefa Clara Lessa

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Na relação dos fundadores de Macau só aparecem homens, todos portugueses, com exceção de Jacinto João da Ora que era brasileiro. Nenhuma menção é feita sobre as mulheres desses homens. A invasão da Ilha de Manoel Gonçalves, pelo mar, obrigou seus moradores a partir para outros locais. O capitão João Martins Ferreira capitaneou essa saída, com seu filho José Martins Ferreira,  seus quatro genros e mais outros moradores da Ilha.

Mas quem era a esposa do capitão João Martins Ferreira?
Quando o tenente-coronel Bento José da Costa, como inventariante, conduziu o inventário do seus sogros Domingos Afonso Ferreira e Maria Theodora Moreira de Carvalho, falecidos, quem administrava as terras, no sertão do Assú, era José Álvares Lessa, isso no ano de 1810. No livro Questão de Limites aparece a informação que Lessa era falecido em 1815. Já em 1818, com a invasão da Ilha de Manoel Gonçalves por corsários ingleses, João Martins Ferreira dá notícias, em carta para José Ignácio Borges, governante do Rio Grande do Norte,  dos navios de Bento que iam para a Ilha de Manoel Gonçalves. Talvez nessa época ele já fosse o administrador das terras herdadas por Bento José da Costa. Sei que há um documento, sem data, onde o capitão João Martins Ferreira era o administrador das terras que Bento herdou.

Um amigo genealogista encontrou e mandou para mim, a seguinte informação:
José Alves Lessa era natural da Freguesia de Lessa da Palmeira, Portugal, filho de Manoel Alves da Costa e de Clara Rodrigues da Purificação, nascido aos 30 de agosto de 1754, foi batizado aos 02 de setembro de 1754, pelo Padre Antonio Caldeira, e os padrinhos de batismo foram Manoel do Sacramento, e Mariana Quaresma, e servira de testemunhas do batizado D. João das Neves e José Correia.

Não sei se esse José Alves Lessa, da Freguesia de Lessa,  é o mesmo que administrava as terras de Bento, no Sertão do Assú, em 1810. É possível que sim. Nesse caso, surge a possibilidade dele ser o pai de Josefa Clara Lessa,  esposa do capitão João Martins Ferreira. O nome Josefa poderia ser um homenagem ao pai e Clara à avó. Não tenho documentos para comprovar. Alguns netos de João Martins Ferreira e Josefa Clara Lessa, filhos do major José Martins Ferreira, tinham Alves como um dos sobrenomes, como era o caso de João Alves Martins e José Alves Martins. Esse sobrenome talvez viesse de José Álvares Lessa, através de Josefa Clara. Vejamos o registro de óbito de Josefa Clara, minha tetravó.

Aos 12 de março de 1851, foi sepultada na Capela de Macau, de grades acima, a adulta Josefa Clara Lessa, branca, viúva do finado João Martins Ferreira, com 66 anos de idade, amortalhada em preto, e encomendada pelo Reverendo Silvério Bezerra de Menezes; do que faço este termo, em que assino. Felis Alves de Sousa, Vigário Colado de Angicos.

Por esse registro, Dona Josefa Clara deve ter nascido por volta de 1785, mesmo ano em que o navio Intrepid, do Conde Benyowosky, esteve na Ilha de Manoel Gonçalves.

Localização da Ilha de Manoel Gonçalves