quinta-feira, 9 de maio de 2013

A vida curta de Francisca de Paula Maria de Carvalho

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Antigamente, por conta da precariedade em que viviam nossos ascendentes, a  morte chegava mais cedo para as mulheres, principalmente, as casadas e as crianças. Os homens que iam sobrevivendo as agruras da vida casavam, sucessivmente, a cada morte de sua sem sorte.

Francisca de Paula Maria de Carvalho era minha bisavó. Natural de Angicos, foi casada com Francisco Martins Ferreira, natural de Macau. Há poucos dias, encontrei o registro de batismo dela, antes desconhecido por mim, que tive notícia, apenas,  do seu casamento, em 1869, e de seu óbito, em 1873.

Minha avó, Maria Josefina Martins Ferreira, filha de Francisco e Francisca, tinha nascido em Cacimbas de Vianna, em 1870. Em, 26 de junho de 1873, Francisca de Paula, com 25 anos de idade,  quando foi ter o seu segundo filho José, nascido nessa mesma data, faleceu de parto. Está sepultada em Macau. José ainda sobreviveu onze meses e 21 dias, tendo falecido de incômodos de dentição aos 17 de junho de 1874. Francisco Martins Ferreira, voltou a casar em 1874, dessa vez com Antônia Lourença Dias da Rosa, prima legítima da primeira esposa. Maria Josefina, ficou órfã de pai aos 7 anos, pois, Francisco Martins Ferreira faleceu em 1877, antes de completar 36 anos.

Vejamos o registro de nascimento de Francisca de Paula:
Francisca, branca, filha legítima de Vicente Ferreira Xavier da Cruz e Maria Ignácia Rosalinda Brasileira, nasceu aos 13 de fevereiro de 1848, e foi batizada no Sítio São Romão, aos 30 de março do mesmo ano, pelo Reverendo Felis Alves de Sousa, sendo padrinhos João Luis da Rocha, solteiro, e Izabel Francisca de Sousa, viúva, do que para constar mandei fazer este assento, em que me assino. Felis Alves de Sousa, Vigário Colado de Angicos.

Minha avó, Maria Josefina Martins Ferreira, herdou o nome da avó, Josefina Maria Ferreira. Antigamente, havia o hábito de se nomear as crianças com  o nome invertido de uma avó, ou da mãe. Uma tia bisavó, Rosa Maria, herdou o nome da mãe Maria Rosa; minha trisavó, Maria Joaquina, herdou o nome da mãe  Joaquina Maria. Maria Josefina morava, quando a conheci, em São Romão, hoje Fernando Pedroza.
Casa de meus avós em São Romão