sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aurélio José Gomes, filho de Hipólito de Sá Bezerra

Por João Felipe da Trindade

Aurélio José Gomes, filho do Alferes Hipólito de Sá Bezerra e Dona Joanna Bezerra de Albuquerque, casou na capela de São Gonçalo do Potengi, aos 30 de maio de 1765, com Dona Antonia Camelo, natural de Goianinha, filha legítima do capitão Manoel Pegado de Siqueira e Violante Camelo, finada, sendo testemunhas o capitão Jerônimo Teixeira da Costa, e Pascoal Gomes de Lima, solteiro. Esse Gomes  no nome de Aurélio vem do avô Pascoal Gomes de Lima, pai de Dona Joanna.

Nos assentamentos de praça, encontramos alguns filhos de Aurélio José: Hipólito de Sá Bezerra, solteiro, morador na Guanduba, 13 anos de idade, sentou praça em 10 de janeiro de 1792; João Pegado dos Santos, natural de São Gonçalo, filho de Aurélio José, com 22 anos, sentou praça aos 27 de novembro de 1791; Manoel Pegado de Siqueira, solteiro, morador em São Gonçalo, filho de Auréli Jose, com 12 anos, sentou praça em 27 de dezembro de 1788.

Marcelina, filha do capitão Aurélio José Gomes e Antonia Camelo, foi batizada no ano de 1771, não tem a data de seu nascimento, nem a data do seu batismo, como escreveu o vigário, sendo padrinhos o capitão José de Araújo Pereira, casado, e Dona Marai Egiciaca, solteira; em 1776, faleceu Josefa, com 4 anos, e, em 1788,  faleceu Joaquina, ambas filhas de Aurélio e Antonia.

Uma filha de Aurélio José Gomes e Antonia Camelo, de nome Maria Madalena, casou  em 12 de junho de 1801, na capela de Santa Ana do Arraial, com Agostinho José de Melo, filho de José Pedro de Melo e Francisca Felis da Conceição, tendo como testemunhas tenente Manoel Pegado de Siqueira, casado, e Hipólito Freire de Albuquerque, também casado.

Antonio José de Lemos, lá de Porto Calvo

Por João Felipe da Trindade

O registro de casamento de Antonio José de Lemos já tem  trechos ilegíveis e alguns buracos, mas com outros registros podemos extrair algumas informações sobre ele, que era mais um genro de Hipólito de Sá Bezerra e Dona Joanna Bezerra de Albuquerque.

Tanto Antonio José de Lemos como sua mãe Luiza Filgueira da Costa eram de Porto Calvo. O pai dele e esposo de Luiza, Roque Jacinto de Lemos, entretanto, era da cidade de Lisboa, Freguesia de São Julião. 

Aos trinta e um de março de 1749, na capela de São Gonçalo do Potengi, na presença do Coadjutor, o licenciado João Gomes Freire, sendo uma das testemunhas Ruperto de Sá Bezerra, foi celebrado o casamento de Antonio José de Lemos com Anna Maria Bezerra, filha do Alferes Hipólito de Sá Bezerra, natural da Vila de Viana, e de sua mulher Joanna Bezerra de Albuquerque.

Antonio homenageou seus pais, através dos seus filhos. Vejamos pois os batismos deles: Roque foi batizado aos 9 de janeiro de 1757, na capela de São Gonçalo do Potengi, tendo como padrinhos o tenente Bento Leite Cardoso, solteiro, e Dona Joanna Maria de Albuquerque, mulher do Alferes Hipólito de Sá Bezerra (observe que já há uma variação no nome da mãe de Anna); Luiza, nasceu aos 18 de janeiro de 1768, e foi batizada,na Matriz de São Miguel e Nossa Senhora dos Prazeres da Vila de Extremoz, aos 23 de março do dito ano, tendo como padrinhos José de Araújo Pereira (filho de Thomaz de Araújo Pereira, e genro de Hipólito), casado, e Thereza de Jesus, filha de Prudente de Sá Bezerra (tio do batizado).

Vejamos outros filhos do casal Antonio José e Anna Maria: João José foi batizado aos 30 de setembro de 1754, tendo como padrinhos Manoel de Abreu Soares,seu tio, filho de Hipólito, e Maria Bezerra de Mello, esposa de Prudente de Sá Bezerra (outro tio);  Gonçalo nasceu aos 17 de janeiro de 1766, e foi batizado aos 11 de março do mesmo ano, tendo como padrinhos Antonio da Silva de Carvalho, casado, e Elena Barboza de Albuquerque (tia do batizado), mulher de José de Araújo Pereira; Maria, nascida aos 27 de um mês não identificado, do ano de 1776, batizada na capela de São Gonçalo, aos 7 de abril do mesmo ano, tendo como padrinhos, Manoel de Mello de Andrade e Antonia Francisca de Mello, mulher de Manoel de Abreu Soares. Maria faleceu no ano de 1769.

Identificamos outra filha, de nome Joana Maria Bezerra,  através do batizado, onde foi madrinha, de Josefa, filha de Aurélio José Gomes e Antonia Camello. Esse Aurélio, filho de Hipólito de Sá Bezerra, e esta Antonia, filha de Manoel Pegado de Siqueira e Violante Camello. Joana, portanto, foi madrinho da prima. Em outros registros o nome é Joanna Bezerra de Albuquerque.

Outros registros são de assentamento de praça: Francisco Izaquiel Bezerra, branco, solteiro, morador na Guanduba, filho de Antonio José de Lemos, 25 anos, sentou praça, aos 21 de dezembro de 1788, tendo depois passado a Cabo de Esquadra; José Rodrigues de Lemos, branco, casado, filho de Antonio José de Lemos, com 33 anos, do distrito da Vila Princesa. Não há  o ano do assentamento. 

Aos 8 de abril de 1778, Dona Anna Maria Bezerra, faleceu da vida presente, com a idade de 49 anos, pouco mais ou menos; seu marido, Antonio José de Lemos, veio a falecer aos 20 de dezembro de 1788, com a idade de 68 anos.

Há um outro Antonio José de Lemos, cuja filha Agostinha foi sepultada na capela de São Gonçalo em 1809. Não sei se há alguma relação desse Antonio, com o seu homônimo, já falecido, naquela data.