quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Genealogia de Getúlio Dorneles Vargas

Getúlio traz  em um dos seus sobrenomes, Dorneles, que também é encontrado aqui pelo Nordeste. Um colega genealogista me enviou informações sobre a Genealogia de Getúlio que por sua importância no cenário nacional, transcrevo para cá.


                                        GENEALOGIA DE GETÚLIO DORNELES VARGAS     

        1- GETÚLIO DORNELES VARGAS nasceu em 19 de abril de 1882 e faleceu em 24 de agosto de 1954 com 72 anos, batizado pelo Padre Roque Rotundo em 29 de maio de 1882 e os Padrinhos foram Antônio Garcia da Rosa e Leocádia Dorneles, e casou aos 04 de março de 1911 em São Borja - RS com Darcy de Lima Sarmanho, nascida em 12 de dezembro de 1895 e falecida em 25 de junho de 1968 com 72 anos, filha de Antônio Sarmanho, nascido em 11 de outubro de 1870, e Alzira Castilhos de Lima, nascida a 28 de maio de 1872, neta paterna de Francisco de Paula Sarmanho Filho e Virgínia Cândida Ferreira, neta materna de Francisco Rodrigues de Lima e Amabília de Castilhos, Bisneta Paterna (Pela parte do Avô) de Francisco de Paula Sarmanho e Joana Nepomuceno, Bisneta Paterna (Pela parte da Avó) de José Ferreira Guimarães e Elisa Maria, Bisneta Materna (Pela parte do Avô) de Joaquim Rodrigues de Lima e Claudiana Maria, e Bisneta Materna (Pela parte da Avó) de José Antônio de Castilhos Filho e Mafalda de Oliveira. 

          REGISTRO DE BATISMO DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:
   
           Aos vinte nove de Maio de mil oitocentos oitenta e dous, nesta Igreja Matriz baptisei solemnemente a GETULIO nasc a 19 de abril deste anno, filho legitimo de Manoel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles de Vargas. P.P. Antonio Garcia da Rosa e Leocádia Procelia Dornelles Garcia. O que para constar lanço este assento que assigno.
                                                                                  O Vigário Encommendado Roque Rotundo. “

       REGISTRO DE CASAMENTO CIVIL DE GETÚLIO DORNELES VARGAS E DARCI SARMANHO:

       “ Aos quatro dias do mez de Março do anno de mil novecentos e onze, neste Primeiro Districto do Termo e Cidade de São Borja, Estado do Rio Grande do Sul, na casa de rezidencia do Senhor Antonio Sarmanho nesta cidade ás nove horas da noute, presente o cidadão João Garcia Frois, Juiz Districtal e de Cazamentos, commigo escrivão interino adiante nomeado e assignado, e as testemunhas General Manoel do Nascimento Vargas, Major Viriato Dornelles Vargas e Tenente Antonio Sarmanho, receberam – se em matrimonio o cidadão Doutor GETULIO DORNELLES VARGAS, solteiro, com vinte e oito annos de idade, profissão advogado, natural deste Estado e residente nesta Cidade, filho legitimo do General Manoel do Nascimento Vargas e Dona Candida Dornelles Vargas, ambos naturais deste Estado e residentes nesta Cidade, e Dona DARCI LIMA SARMANHO, solteira, com quinze annos de idade, profissão domestica, natural deste Estado e residente nesta Cidade, filha legitima do Tenente Antonio Sarmanho, natural deste Estado e residente nesta Cidade, e de Dona Alzira Lima, já falecida e sepultada no cemitério publico desta cidade. E declararam não existir parentesco entre ambos em gráo prohibido nem outro empedimento legal que os inhiba de cazar – se um com o outro. Em firmeza do que eu, Abílio Corrêa Sá, escrivão interino, lavro este acto que vai por todos assignados.
             João Garcia Frois
             Getulio Dornelles Vargas
             Darci Lima Sarmanho
             Manoel do Nascimento Vargas, idade 66 annos, Fazendeiro, residência nesta cidade.
             Viriato Dornelles Vargas, advogado, com 37 annos, residente nesta cidade.
             Antonio Sarmanho, viúvo, com 41 annos de idade, residente nesta cidade.
            Candida Dornelles Vargas
            Abilio C. Sá. 
         

        2- PAIS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

        General MANUEL DO NASCIMENTO VARGAS, natural de Pulador, Distrito de Passo Fundo – RS, nascido em 25 de novembro de 1844 e falecido em 21 de outubro de 1943 com 98 anos de idade, e CÂNDIDA FRANCISCA DORNELLES, natural de Taquari – RS, nascida em 07 de julho de 1850 e falecida a 29 de outubro 1936 com 86 anos, casados a 16 de janeiro de 1872 na Matriz de São Borja – RS.

       REGISTRO DE CASAMENTO DE MANOEL DO NASCIMENTO VARGAS E CÂNDIDA DORNELES:

       Aos dezaseis de janeiro do anno de mil oito centos e setenta e dous na Matriz de S. Borja depois de feitas todas as diligencias de estilo sem descobrir impedimento, em minha presença se receberão em matrimonio por palavras de presente o Captªm MANOEL DO NASCIMENTO VARGAS filho legitimo de Evaristo José de Vargas e de Luzia Roiz de Vargas, com CANDIDA FRANCISCA DORNELLES filha legitima do Major Serafim Francisco Dornelles e de Dª Umbelina Francisca Dornelles, todos desta parochia. Forao testemunhas Antonio Garcia da Rosa, Aníbal Lopes Loureiro, Dª Anna de Oliveira Lopes e Dª Damasia Bernardina Moreira da Motta. Receberão as bençãos nupciaes. E para constar fiz este assento que assigno.
                                                                                       O Cônego Vigrº Collado João Pedro Gay. “

       3- AVÓS PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       EVARISTO MANOEL DE VARGAS, nascido provavelmente em 1808 e falecido em 1898 com 90 anos de idade em Palmeiras das Missões – RS, e LUZIA TEREZA DE JESUS, nascida em 02 de dezembro de 1817 e falecida em 27 de novembro de 1882 com 64 anos de idade em São Borja – RS, naturais de Rio Pardo – RS, casados a 17 de maio de 1832 na Matriz de Rio Pardo - RS (Pais do General Manoel do Nascimento Vargas).

       REGISTRO DE CASAMENTO DE EVARISTO MANOEL DE VARGAS E LUZIA TEREZA DE JESUS:

       Aos desesete de Maio de mil oito centos e trinta e dous nesta Matriz da Villa do Rio Pardo, feitas as diligencias necessárias na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição do Bispado, pelas quatro horas da tarde, depois de prestarem seos depoimentos verbaes, perante as testemunhas abaixo assignadas, sem impedimento algum, recebi em Matrimonio com palavras de presente EVARISTO MANOEL DE VARGAS filho legitimo de Francisco de Paula Bueno e de Anna Maria de Vargas com LUSIA THERESA DE JESUS filha legitima de Manoel Antonio Rodrigues e de Maria de Jesus; ambos os Contrahentes naturaes e baptizados nesta Freguezia d´onde são fregueses; receberão bênçãos. De que para constar fiz este assento.
                                                                                              O Vigrº Collº Sebastião Ptº do Rego. “
                        Antonio Nunes Corrª                                                Antonio dos Santos Silva “.
       
       4- AVÓS MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       SERAFIM FRANCISCO DORNELES, natural de Taquari – RS, nascido em 31 de outubro de 1817 e falecido aos 21 de março de 1895 com 77 anos de idade em São Borja - RS, e UMBELINA MARIA JACINTA, natural de Taquari – RS, nascida em 24 de agosto de 1820 e falecida em 14 de novembro de 1892 com 72 anos, casados por volta de 1838 (Pais de Cândida Francisca Dorneles). 

       5- BISAVÓS (2º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:  

       5.1- FRANCISCO DE PAULA BUENO, natural de São Paulo - SP, nascido em 1781 e falecido em 04 de setembro de 1857 com 76 anos em Santana do Livramento – RS, e ANA MARIA DE VARGAS, natural de Encruzilhada do Sul – RS, nascida em 07 de abril de 1790 e falecida em 10 de maio de 1875 com 85 anos de idade, casados provavelmente em 1806 (Pais de Evaristo Manoel de Vargas).
       5.2- MANOEL ANTÔNIO RODRIGUES, o 2º do Nome, batizado aos 09 de janeiro de 1798, e MARIA TEREZA DE JESUS, batizada aos 15 de agosto de 1797, naturais do Estado do Rio Grande do Sul, casados aos 13 de novembro de 1815 na Matriz do Rio Pardo - RS (Pais de Luzia Tereza de Jesus).

      6- BISAVÓS (2º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       6.1- JOAQUIM FRANCISCO DE SOUZA, nascido em 20 de abril de 1782, e VITÓRIA JOAQUINA DA CONCEIÇÃO, nascida em 22 de março de 1785, naturais de Taquari – RS, casados em 18 de junho de 1804 em Taquari – RS  (Pais de Serafim Francisco Dorneles).
       6.2- MIGUEL JOSÉ CARDOSO, natural de Santo Amaro do Sul – RS, batizado em 20 de julho de 1787, e ANA MARIA DO ROSÁRIO, natural de Taquari – RS, batizada aos 16 de fevereiro de 1782 e falecida aos 20 de julho de 1875 com 93 anos em Taquari – RS, casados em 18 de setembro de 1808 na Freguesia de Triunfo – RS (Pais de Umbelina Maria Jacinta).

      7- TRISAVÓS (3º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       7.1- PEDRO DE CASTRO DE MORAIS e RITA BUENO DE MORAIS, naturais de São Paulo - SP (Pais de Francisco de Paula Bueno).
       7.2- MANOEL JOSÉ DE VARGAS, natural de Rio Grande – RS, nascido em 20  de novembro de 1754 e falecido em 24 de maio de 1820 com 65 anos em Encruzilhada do Sul - RS, e ANA ISABEL MARIA DE AGUIAR, natural de Viamão – RS, batizada em 30 de março de 1756 e falecida em 18 de julho de 1793 com 37 anos, casados em 1772 em Viamão – RS (Pais de Ana Maria de Vargas).
       7.3- MANUEL ANTÔNIO RODRIGUES, o 1º do Nome, natural de Cedros, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, nascido em 18 de junho de 1746, batizado em 22 de junho de 1746, e ANA MARIA DA TRINDADE, natural de Rio Pardo – RS, batizada em 25 de maio de 1758, casados em 16 de maio de 1772 em Rio Pardo - RS (Pais de Manoel Antônio Rodrigues, o 2º do Nome).
       7.4- BERNARDINO MUNHOZ DE CAMARGO, natural de Rio Pardo – RS, nascido em 1761, e ANA FRANCISCA DOS ANJOS DE SOUZA NUNES, nascida provavelmente em 1775, casados em 06 maio de 1795 em Rio Pardo - RS (Pais de Maria Tereza de Jesus).

       8- TRISAVÓS (3º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       8.1- MATIAS FRANCISCO DE SOUZA, natural de Norte Grande, Velas, Ilha de São Jorge, Portugal, nascido em 23 de fevereiro de 1742 e falecido aos 01 de setembro de 1823 com 81 anos, e RICARDA MARIA, batizada a 17 março de 1754 em Viamão – RS, casados em 09 de março de 1769 em Taquari - RS (Pais de Joaquim Francisco de Souza).
       8.2- ANTÔNIO TEIXEIRA FAGUNDES, natural da região da Ilha de São Jorge, Região dos Açores, Portugal, nascido provavelmente em 1738, e MARIA DO ROSÁRIO DE SOUZA, natural da Vila da Praia, Ilha Terceira, Açores, Portugal, nascida em 05 de maio de 1740, casados em 05 de fevereiro de 1758 em Triunfo - RS (Pais de Vitória Joaquina da Conceição).
       8.3- FRANCISCO JOSÉ CARDOSO e MARIA JOAQUINA DO ROSÁRIO, batizada aos 06 de novembro de 1763, naturais de Florianópolis – SC, nascida em 06 de novembro de 1763 (Pais de Miguel José Cardoso).
       8.4- MANUEL GOMES DA SILVEIRA, batizado em 20 de maio de 1763, e FRANCISCA MARIA DO ROSÁRIO, batizada em 09 de maio de 1762, naturais de Triunfo – RS, casados em 25 de outubro de 1779 em Taquari – RS (Pais de Ana Maria do Rosário).

        9- TETRAVÓS (4º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:   

        9.1- ANTÔNIO JOSÉ DE VARGAS, natural da Freguesia da Praia do Almoxarife, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, nascido em 23 de julho de 1724, batizado em 26 de julho de 1724 e falecido em 09 de outubro de 1792 com 68 anos em Encruzilhada do Sul - RS, e MARIA JOSEFA MACHADO, natural da Freguesia de Santa Bárbara, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal, nascida em 25 de dezembro de 1737 e falecida em 24 de maio de 1824 com 86 anos (Pais de Manoel José de Vargas). 
        9.2- JOÃO RODRIGUES DE AGUIAR, natural de Furquim – MG, falecido em 15 de agosto de 1777 em Lapa – PR, e ISABEL MARIA DO PRADO, natural de Prados – MG, batizada em 24 de julho de 1728, casados em 20 de junho de 1741 em Borda do Campo – MG (Pais de Ana Isabel Maria de Aguiar).
        9.3- ANTÔNIO RODRIGUES NOVAIS, nascido em 12 de fevereiro de 1698, e MARIA DA ROSA JACQUES, naturais de Cedros, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, casados em 01 de janeiro de 1715 em Cedros, Ilha do Faial,  Açores, Portugal (Pais de Manoel Antônio Rodrigues, o 1º do Nome).
        9.4- ANTÔNIO DE ÁVILA BICA, nascido em 23 de outubro de 1725, e RITA MARIA, nascida em 01 de outubro de 1728, naturais de Madalena, Ilha do Pico, Açores, Portugal, casados em 21 de fevereiro de 1751 na Matriz de Madalena, Ilha do Pico,  Açores, Portugal (Pais de Ana Maria da Trindade).
       9.5- FRANCISCO MUNHOZ DE CARMARGO, natural de Cotia – SP, e MARIA DE SÃO FRANCISCO, natural da Freguesia de Vila Nova da Praia, Topo, Ilha Terceira, Portugal, falecida em maio de 1816, casados em 06 de julho de 1753 em Viamão – RS (Pais de Bernadino Munhoz de Camargo).
        9.6- JORGE DE SOUZA NUNES, natural de Norte Grande, Velas, Ilha de São Jorge, Portugal, falecido em 16 de julho de 1817, e FRANCISCA DOS ANJOS, natural de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, casados a 21 de abril de 1760 em Rio Pardo – RS (Pais de Ana Francisca dos Anjos de Souza Nunes).

       10- TETRAVÓS (4º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       10.1- FRANCISCO DE SOUZA DE ÁVILA, natural de Santiago, Freguesia da Ribeira Seca da Vila da Calheta, Ilha de São Jorge, Região dos Açores, Portugal, e LUZIA DE SOUZA, natural de Norte Grande,  Velas, Ilha de São Jorge, Portugal (Pais de Matias Francisco de Souza). 
       10.2- FRANCISCO DA ROSA DA SILVEIRA, nascido em 01 de abril de 1715, e MARIA ROSA GARCIA, nascida em 25 de fevereiro de 1729, naturais de Cedros, Ilha do Faial, Açores, Portugal, casados a 05 de outubro de 1750 em Cedros, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Ricarda Maria).
       10.3- AMARO DIAS DA CUNHA e ISABEL TEIXEIRA FAGUNDES, naturais da Freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Vila do Topo, Calheta, Ilha de São Jorge, Açores, Portugal, falecida em 14 de junho de 1779 em Taquari – RS, casados em 16 de novembro de 1710 (Pais de Antônio Teixeira Fagundes).
       10.4- JOÃO DORNELES DE SOUZA, natural da Freguesia de Rosário, Vila da Praia, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, nascido em 20 de junho de 1709, batizado aos 27 de junho de 1709, e falecido em 12 de dezembro de 1773 com 64 anos de idade em Taquari – RS, e CATARINA INÁCIA DE SOUZA, natural de Lajes, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, casados em 18 de novembro de 1739 em Vila da Praia, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria do Rosário).
       10.5- ANTÔNIO NUNES CARDOSO, natural de Ribeirinha, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, e a 2ª esposa MARIA DE SÃO JOSÉ, naturais de Cabo da Praia, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, casados aos 20 de agosto de 1730 em Ribeirinha, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal  (Pais de Francisco José Cardoso). 
       10.6- MIGUEL ANTÔNIO DA SILVEIRA e JERÔNIMA FRANCISCA DE JESUS, naturais de Bandeiras, Ilha do Pico, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria Joaquina).
       10.7- FRANCISCO DA ROSA DA SILVEIRA e MARIA ROSA GARCIA, naturais de Cedros, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Manoel Gomes da Silveira).
       10.8- ANTÔNIO TEIXEIRA FAGUNDES, natural da Ilha de São Jorge, Região dos Açores, Portugal, e MARIA DO ROSÁRIO, natural da Vila da Praia, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Francisca Maria do Rosário).  

       11- PENTAVÓS (5º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       11.1- DOMINGOS DUTRA e FRANCISCA DUTRA, casados aos 07 de janeiro de 1717 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça da Praia do Almoxarife, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Antônio José de Vargas).  
      Observação: Esse casamento de Domingos Dutra e Francisca Dutra foi que deu origem a família VARGAS de Getúlio Vargas através do nascimento aos 23 de julho de 1724 do filho ANTÔNIO, que de concreto não se sabe por qual razão o mesmo resolveu se assinar com o nome completo ANTÔNIO JOSÉ VARGAS (Tetravô Paterno de Getúlio Vargas), já que os seus pais, avós paternos e avós maternos não tinham o sobrenome VARGAS, e o casamento foi celebrado pelo Padre Antônio Pereira Terra, testemunhado por João Rodrigues Gomes, Manoel Dutra de Gouveia e Antônio Fialho de Gouveia. Diante da inexistência de livros paroquiais anteriores a 1707 da Freguesia de Praia do Almoxarife, Conselho da Horta, Ilha do Faial, nunca será descoberto o real motivo do sobrenome VARGAS em Antônio José de Vargas, filho de Domingos Dutra e de Francisca Dutra, neto paterno de Francisco Dutra da Costa e de Maria Gonçalves, e neto materno de Francisco Álvares da Costa e de Isabel Dutra. Mas uma irmã de FRANCISCA DUTRA, de nome Maria Dutra, casou em outubro de 1714 na Freguesia da Praia do Almoxarife com Francisco de Vargas, filho de Antônio de Vargas, falecido, e de Maria Gonçalves. Na presente situação pode-se afirmar que esse Francisco de Vargas foi tio afim legítimo pela parte materna do português ANTÔNIO JOSÉ DE VARGAS que veio para o Brasil, e que provavelmente em homenagem a esse tio-afim Francisco de Vargas ele Antônio resolveu a se assinar com o nome completo Antônio José de Vargas, originando assim a Família VARGAS de Getúlio Dorneles Vargas.
       11.2- MANOEL MACHADO, nascido em 02 de janeiro de 1706, e MARIA DAS CANDEIAS, nascida em 01 de fevereiro de 1712, casados em 10 de setembro de 1730 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Maria Josefa Machado).
       11.3- ANTÔNIO RODRIGUES DE AGUIAR e LUCRÉCIA PORTES D´EL-REI, naturais da região de  Taubaté – SP  (Pais de João Rodrigues de Aguiar).
       11.4- FÉLIX MENDES DO PRADO, natural de São Paulo – SP, batizado em 31 de janeiro de 1704 e faleceu em 1746 em Borda do Campo – MG, e JOSEFA DA SILVA RIBEIRO (Pais de Isabel do Prado).
       11.5- JOÃO RODRIGUES e BÁRBARA RODRIGUES, naturais de Portugal, casados em 24 de janeiro de 1695 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Antônio Rodrigues Novais).
       11.6- MANOEL RODRIGUES VIEIRA CENTEIO e CATARINA PEREIRA, naturais de Portugal,  nascida em 03 de novembro de  1688, casados em 07 de maio de 1713 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria da Rosa Jacques).
       11.7- DOMINGOS FERREIRA BICA, natural de São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores, Portugal, e ISABEL DE ÁVILA, natural de Madalena, Ilha do Pico, Açores, Portugal, nascida em 02 de outubro de 1688 e falecida em 08 de outubro de 1750 com 62 anos de idade (Pais de Antônio de Ávila Bica).
       11.8- MANOEL RODRIGUES PAIS FILHO, natural de Madalena, Ilha do Pico, Açores, Portugal, nascido em 22 de abril de 1706, e MARIA SILVEIRA, nascida em 06 de janeiro de 1701 e falecida em 20 de janeiro de 1750 com 49 anos de idade, casados em 11 de fevereiro de 1725 na Freguesia de Madalena, Ilha do Pico, Açores, Portugal, naturais de Portugal (Pais de Rita Maria da Trindade).
      11.9- FERNANDO MUNHOZ PAES e VITÓRIA DE CAMARGO, naturais de Cotia – SP (Pais de Francisco Munhoz de Camargo).
       11.10- BERNARDO DA FONSECA e LUZIA DIAS, naturais de Portugal (Pais de Maria de São Francisco).
       11.11- SILVESTRE MACHADO DE LEMOS e MARTA SIRÍACA DE SOUZA, naturais de Norte Grande, Ilha São Jorge, Região dos Açores, Portugal (Pais de Jorge de Souza Nunes).
        11.12- JOÃO CABRAL e ROSA DE SOUZA, naturais da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Região dos Açores, Portugal (Pais de Francisca dos Anjos).

       12- PENTAVÓS (5º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

        12.1- JOÃO DE BORBA e MARIA DE ÁVILA, casados em 1697 na Freguesia de Norte Grande, Conselho de Velas, Ilha de São Jorge, Açores, Portugal (Pais de Francisco de Souza de Ávila).
        12.2- ANTÔNIO SANCHES  e MARIA NUNES, naturais de Portugal (Pais de Luzia de Souza).
        12.3-JOÃO DA ROSA SILVEIRA e HELENA GARCIA, naturais de Portugal, casados a 17 de agosto de 1705 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Portugal (Pais de Francisco da Rosa da Silveira).
        12.4- MANOEL GARCIA, falecido em 17 de novembro de 1716 com 56 anos, e MARIA PEREIRA, nascida aos 14 de abril de 1709 em Capelo, e falecida em 11 de dezembro de 1729 com 20 anos, casados em 20 de maio de 1726 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Portugal  (Pais de Maria Rosa Garcia).
        12.5- JOÃO FERNANDES DA CUNHA e BÁRBARA DIAS MACHADO, naturais de Portugal (Pais de Amaro Dias da Cunha).
       12.6- MANOEL FERNANDES TOSTE e ANA TEIXEIRA, naturais de Portugal (Pais de Isabel Teixeira Fagundes).
        12.7- LÁZARO GONÇALVES E SOUZA, natural da Vila da Praia, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal, batizado aos 20 de março de 1668 e falecido em 15 de maio de 1742 com 74 anos de idade, e ISABEL DO ROSÁRIO DE ORNELLAS, casados em 13 de junho de 1695 em na Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de João Dornelas de Souza).
        12.8- MANOEL DE SOUZA REGO, natural da Ilha Terceira, Açores, Portugal, batizado em 08 de setembro de 1677, e CATARINA DE SOUZA, nascida em 13 de julho de 1672, casados em 13 de julho de 1698 na Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Catarina Inácia de Souza).
        12.9- MANOEL NUNES CARDOSO e ISABEL LOPES, nascida em 1667 e falecida em 03 de maio de 1729, naturais de Ribeirinha, Angra do Heroísmo, Portugal (Pais de Antônio Nunes Cardoso).
        12.10- FRANCISCO ALVARES HENRIQUES e HELENA PACHECO, naturais de Cabo da Praia, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal, casados a 18 de fevereiro de 1692 (Pais de Maria de São José).
        12.11- JOSÉ RODRIGUES DA SILVEIRA e ÁGUEDA DE SANTO ANTÔNIO, naturais de Bandeiras, Madalena, Ilha do Pico, Açores, Portugal (Pais de Miguel Antônio da Silveira).
       12.12- MANOEL MACHADO TEIXEIRA e ROSA MARIA DE SÃO LOURENÇO, naturais da Freguesia de Ribeira Seca, Calheta, Ilha de São Jorge, Açores, Portugal, falecida em 14 de dezembro de 1827 em Rio Pardo – RS, casados em 01 de agosto de 1734 na Freguesia de Ribeira Seca, Calheta, Ilha de São Jorge, Açores, Portugal (Pais de Jerônima Francisca de Jesus).  

       13- HEXAVÓS (6º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       13.1- FRANCISCO DUTRA DA COSTA e MARIA GONÇALVES, naturais de Portugal (Pais de Domingos Dutra).
       13.2- FRANCISCO ÁLVARES DA COSTA, batizado aos 12 de julho de 1671, e ISABEL DUTRA, batizada aos 11 de maio de 1673, naturais da Freguesia de Flamengos, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Francisca Dutra).
       13.3- PEDRO COTTA MACHADO e MARIA DO ROSÁRIO, naturais de Portugal, casados em 10 de outubro de 1701 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras (Pais de Manoel Machado).
        13.4- ANTÔNIO MENDES e VERA DA CRUZ, casados aos 18 de outubro de 1706 em Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Maria das Candeias).
        13.5- ANTÔNIO RODRIGUES DE MATOS NETO e MARGARIDA SOARES DE ALMEIDA (Pais de Antônio Rodrigues de Aguiar).
        13.6- LUCAS MENDES DO PRADO e MARIA RODRIGUES MACHADO, batizada em 25 de abril de 1686, casados a 18 de fevereiro de 1703 em São Paulo – SP(Pais de Félix Mendes do Prado).
        13.7- PEDRO LEME DA SILVA e LEOCÁDIA RIBEIRO BAIÃO (Pais de Josefa da Silva Ribeiro).
        13.8- FRANCISCO RODRIGUES, falecido em 03 de dezembro de 1674 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal, e CATARINA DE MEDEIROS, falecida em 21 de novembro de 1694 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de João Rodrigues).
        13.9- JOÃO RODRIGUES, natural de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal, batizado em 13 de dezembro de 1634 e falecido em 02 de setembro de 1703 com 68 anos de idade, e BÁRBARA JOÃO, natural de Portugal (Pais de Bárbara Rodrigues).
        13.10- MANOEL VIEIRA e MARIA RODRIGUES (Pais de Manoel Rodrigues Vieira Centeio).
       13.11- FRANCISCO DE FREITAS e DOMINGAS GARCIA (Pais de Catarina Pereira).
        13.12- DOMINGOS FERREIRA DE MELO BICA, natural da Freguesia de São Roque, Conselho de São Roque do Pico, Ilha do Pico, Região dos Açores, Portugal, batizado aos 15 de janeiro de 1668, e MARIA DE BARROS NETA, natural de Portugal (Pais de Domingos Ferreira Bica).
        13.13- MANOEL FIALHO, falecido em 25 de março de 1705, e a 1ª esposa MARIA DE ÁVILA, naturais de Madalena, Ilha do Pico, Açores, Portugal, batizada em 19 de janeiro de 1666, casados aos 21 de janeiro de 1685 na Igreja da Madalena, Ilha do Pico, Açores, Portugal (Pais de Isabel de Ávila).
        13.14- MANOEL RODRIGUES PAIS e MARIA DUARTE, naturais de Portugal (Pais de Manoel Rodrigues Pais Filho).
        13.15- JOÃO RODRIGUES PORTO e ANA RODRIGUES, naturais de Portugal, falecida em 13 de novembro de 1730 na Freguesia de Madalena, Ilha do Pico, Açores (Pais de Maria Silveira).
       13.16- ANDRÉ LOPES MACIEL e CATARINA PAES (Pais de Fernando Munhoz Paes).
        13.17- FERNANDO DE CAMARGO ORTIZ, natural de Cotia – SP, nascido por 1628 e falecida em 30 de agosto de 1690 com 62 anos, e JOANA LOPES DA SILVA (Pais de Vitória de Camargo).
       13.18- PEDRO DE SOUZA NUNES e ISABEL PEREIRA (Pais de Marta Siríaca de Souza).
       13.19- CRISTOVÃO VAZ e MARIA DE SOUZA, naturais da Ilha de Santa Maria, Região dos Açores, Portugal (Pais de Rosa de Souza).  

        14- HEXAVÓS (6º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

         14.1- PEDRO DE BORBA TEIXEIRA e MARIA ALVES DE SOUZA, naturais de Portugal, casados em 06 de fevereiro de 1661 (Pais de João de Borba).
       14.2- ANTÔNIO CORREIA DE ÁVILA, natural de Portugal (Pai de Maria de Ávila).
       14.3- TOMÉ JORGE NETO e CATARINA GOMES (Pais de João da Rosa Silveira).
       14.4- AMARO FRANCISCO, falecido em 05 de setembro de 1703, e DOMINGAS GARCIA, batizada em 01 de fevereiro de 1637 e falecida em 17 de outubro de 1706 com 69 anos de idade, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Helena Garcia).
       14.5- PEDRO GARCIA e MARIA GARCIA, naturais de Portugal (Pais de Manoel Garcia).
        14.6- JOÃO PEREIRA SOMBREREIRO, falecido em 11 de julho de 1645 com 75 anos, e BÁRBARA PEREIRA, falecida em 30 de julho de 1746 com 69 anos, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, casados em 03 de junho de 1697 em Cedros (Pais de Maria Pereira).
        14.7- BELCHIOR GONÇALVES, batizado em 26 de fevereiro de 1632 e falecido em 16 de fevereiro de 1708 com 75 anos de idade, e MÔNICA DE SOUZA, nascida em 02 de julho de 1637 e falecida em 23 de agosto de 1710 com 73 anos, casados em 10 de julho de 1664 em Agualva, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Lázaro Gonçalves e Souza).
        14.8- MANOEL D´ORNELLAS DE MENDONÇA, natural da Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal, batizado a 05 de janeiro de 1642, e BRÁZIA GOMES PACHECO, casados a 22 de novembro de 1666 em Portugal (Pais de Isabel do Rosário D´Ornellas).
        14.9- MANOEL DO REGO DE SOUZA, batizado em 14 de maio de 1645, e SUZANA DA ROSA PACHECO, batizada em 16 de março de 1645, naturais da Freguesia da Praia da Vitória, casados em 27 de julho de 1671 na Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Manoel de Souza Rego).  
        14.10- INÁCIO DE ANDRADE FAGUNDES, natural de Cabo da Praia, Freguesia de Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal, batizado aos 08 de fevereiro de 1626, e ANA DE SOUZA, casados aos 08 de novembro de 1655 em Praia da Vitória, Ilha Terceira, Portugal (Pais de Catarina de Souza).
       14.11- FRANCISCO FERNANDES e  ÚRSULA JAQUES DE LIMA (Pais de Helena Pacheco).
       14.12- MANOEL MACHADO e MARIA VIEIRA (Pais de Manoel Machado Teixeira).
        14.13- LOURENÇO MACHADO e MARIA CORDEIRO  (Pais de Rosa Maria de São Lourenço).

       15- HEPTAVÓS (7º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       15.1- MANOEL DA COSTA e FRANCISCA NUNES (Pais de Francisco Álvares da Costa).
       15.2- SEBASTIÃO DA SILVEIRA AYMAM e ISABEL DUTRA (Pais de Isabel Dutra).
        15.3- PEDRO COTTA e MARIA MACHADO, naturais de Portugal, casados em 20 de fevereiro de 1662 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo (Pais de Pedro Cotta Machado).
        15.4- MANOEL MACHADO FAGUNDES e ISABEL DIAS, naturais de Portugal, casados em 14 de junho de 1676 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras (Pais de Maria do Rosário).
        15.5- ANTÔNIO GONÇALVES DOMINGUES, batizado em 26 de julho de 1637, e ANA VIEIRA, casados em 27 de abril de 1664 em Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Antônio Mendes).
        15.6- MANOEL MARTINS CARPINTEIRO e MARIA LUCAS, batizada em 15 de agosto de 1656, casados a 22 de abril de 1674 em Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Portugal (Pais de Vera da Cruz).
        15.7- GASPAR MENDES REIMÃO e HELENA MENDONÇA, naturais de Santana do Parnaíba – SP (Pais de Antônio Rodrigues de Matos Neto).
        15.8- FERNÃO RIBEIRO, natural de Coimbra, Portugal, e ISABEL DE ANHAYA FILHA, natural de Santana do Parnaíba – SP (Pais de Margarida Soares de Almeida).
        15.9- JOÃO GOMES COELHO e LEONOR LEME DO PRADO, batizada em 30 de outubro de 1649 na Igreja de Nossa Senhora da Assunção da Sé de São Paulo – SP (Pais de Lucas Mendes do Prado).
        15.10- FRANCISCO RODRIGUES MACHADO e MARGARIDA FERNANDES CAVALHEIRO (Pais de Maria Rodrigues Machado).
       15.11- MANOEL LEME (Pai de Pedro Leme da Silva).
        15.12- DOMINGOS DE FREITAS RODRIGUES e MARIA RODRIGUES, naturais de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal, batizada em 19 de agosto de 1629, casados em 10 de maio de 1648 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Francisco Rodrigues).
       15.13- ANDRÉ DE MEDEIROS e BÁRBARA RODRIGUES, falecida em 17 de janeiro de 1656, naturais de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Catarina de Medeiros).
        15.14- JOÃO DE FREITAS RODRIGUES e MARIA GONÇALVES, falecida a 07 de janeiro de 1680, casados em 23 de novembro de 1631 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de João Roodrigues).
        15.15- LUIZ DE OLIVEIRA, falecido em 19 de maio de 1643, e MARIA VELOSO, casados aos 05 de agosto de 1629 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Bárbara João).
        15.16- MANOEL JORGE e MARIA VIEIRA, falecida em 14 de julho de 1667, casados em 04 de novembro de 1636 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Manoel Vieira).
       15.17- SALVADOR DE FREITAS e CATARINA DE CASTRO, falecida a 19 de março de 1695, casados em 04 de julho de 1649 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Portugal (Pais de Francisco de Freitas).
        15.18- DOMINGOS GONÇALVES e CATARINA DA ROSA, naturais de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Domingas Garcia).
       15.19- GASPAR DIAS BICA e ISABEL MARTINS FERREIRA, naturais de Portugal (Pais de Domingos Ferreira de Melo Bica).   
        15.20- MATIAS VIEIRA SODRÉ e MARIA DE BARROS FILHA, naturais de São Roque do Pico, Ilha do Pico, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria de Barros Neta).
        15.21- PEDRO FIALHO, falecido em 06 de agosto de 1681, e LUZIA RODRIGUES, falecida em 24 de fevereiro de 1687 em Madalena, Ilha do Pico, Região dos Açores, Portugal (Pais de Manoel Fialho).
        15.22- BALTAZAR SIMÕES, natural da Freguesia de São Sebastião da Ilha do Pico, Açores, Portugal, falecido a 20 de maio de 1673, e ISABEL PEREIRA DUARTE, natural da Freguesia da Madalena, Ilha do Pico, Portugal, casados em 16 de novembro de 1644 na Freguesia da Madalena (Pais de Maria de Ávila).
       15.23- ANDRÉ LOPES e JUSTA MACIEL (Pais de André Lopes Maciel).
       15.24- FERNÃO MUNHÓZ e MARGARIDA GAGO, naturais de São Paulo – SP, casados provavelmente por volta de 1618 em São Paulo – SP (Pais de Catarina Paes).
        15.25- FERNÃO DE CAMARGO, natural de Piratininga – SP, nascido em 1595 e falecido em 29 de dezembro de 1678 com 83 anos, e MARIANA DO PRADO (Pais de Fernando de Camargo Ortiz).
        15.26- GONÇALO LOPES, natural de Portugal, e CATARINA DA SILVA, natural de São Paulo - SP (Pais de Joana Lopes da Silva).   

      16- HEPTAVÓS (7º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       16.1- JOÃO GONÇALVES DE BORBA, das Figueiras, falecido em 1663, e MARIA LUIZ, naturais de Portugal, casados em 22 de novembro de 1638 (Pais de Pedro de Borba Teixeira).
       16.2- MIGUEL VIEIRA DE SOUZA, falecido em 1669, e BEATRIZ ALVES MACIEL, naturais da Ilha de São Jorge, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria Alves de Souza).
       16.3- SEBASTIÃO DIOGO e MARIA TOMÉ, casados em 27 de janeiro de 1636 na Freguesia de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Tomé Jorge Neto).
       16.4- LÁZARO GOMES, falecido em 01 de setembro de 1686 na Freguesia de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, e BÁRBARA DUARTE, naturais de Portugal (Pais de Catarina Gomes).
       16.5- BRAZ FRANCISCO FILHO, falecido aos 20 de fevereiro de 1667 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, e BÁRBARA MANOEL VIEIRA, falecida em 16 de fevereiro de 1667 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Amaro Francisco).
        16.6- GASPAR JOÃO e MARIA BRAZ, falecida em 26 de maio de 1643 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Domingas Garcia).
        16.7- LUIZ TOMÉ HOMEM, nascido por volta de 1629 e falecido em 03 de fevereiro de 1705 com 75 anos de idade, e MARIA PEREIRA, nascida em junho de 1633, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de João Pereira Sombrereiro).
        16.8- MANOEL PEREIRA HENRIQUES, falecido a 04 de agosto de 1716 com 70 anos, e BÁRBARA GOMES, naturais de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Bárbara Pereira).
        16.9- SEBASTIÃO HOMEM, natural da Freguesia de Lajes, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, batizado em 20 de janeiro de 1601, e BRANCA VIEIRA, natural de Agualva, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal, batizada em 15 de janeiro de 1604, casados em 21 de setembro de 1623 em Lajes, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Belchior Gonçalves).                                                                   
       16.10- JOÃO GONÇALVES GALEGO e ANA DE SOUZA, naturais da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Mônica de Souza).
       16.11- ANTÔNIO DE ORNELLAS DA CÂMARA, natural da Ilha da Graciosa, Região dos Açores, Portugal, e ANA GONÇALVES, falecida em 30 de novembro de 1657 na Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Manoel D´Ornellas e Mendonça).
       16.12- DOMINGOS BARREIROS e ISABEL DIAS, casados em 03 de janeiro de 1637 na Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Brázia Gomes Pacheco).
       16.13- LUIZ PINHEIRO D´ÁVILA, batizado em 20 de julho de 1604, e a 2ª esposa BEATRIZ DE SOUZA, naturais da Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Manoel do Rego de Souza).
       16.14- FRANCISCO PACHECO DE LIMA EVANGELHO e MARIA DA FONSECA, casados em 12 de junho de 1645 na Praia da Vitória, Ilha Terceira,  Açores, Portugal (Pais de Suzana da Rosa Pacheco).
       16.15- MANOEL DE ANDRADE MACHADO FAGUNDES e BÁRBARA DE OLIVEIRA, naturais de Portugal (Pais de Inácio de Andrade Fagundes).
       16.16- DOMINGOS DIAS e ISABEL PACHECO, casados em 20 de junho de 1621 na Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Ana de Souza). 
             
       17- OCTAVÓS (8º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       17.1- PEDRO COTA , natural da Freguesia de São Bartolomeu, Ilha Terceira, e MARIA JÁCOME, naturais de Portugal (Pais de Pedro Cota).
        17.2- MANOEL MACHADO e ISABEL COELHO, casados em dezembro de 1633 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Portugal (Pais de Maria Machado).
        17.3- TOMÉ MACHADO, batizado em 28 de dezembro de 1609 e falecido em 16 de junho de 1685, e MARIA LUCAS, batizada em 20 de agosto de 1619, casados em 03 de janeiro de 1641 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Portugal (Pais de Manoel Machado Fagundes).
        17.4- BARTOLOMEU GONÇALVES DA COSTA, batizado a 11 de novembro de 1603 e falecido em 06 de novembro de 1692, e MARIA LUCAS, falecida em 30 de agosto de 1685, casados em 26 de novembro de 1634 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo (Pais de Isabel Dias).
       17.5- BELCHIOR DOMINGUES e MARIA DOS SANTOS, batizada em 20 de agosto de 1599, naturais de Portugal (Pais de Antônio Gonçalves Domingues).
        17.6- GASPAR VIEIRA e MARIA LUCAS, naturais de Portugal, casados a 09 de outubro de 1633 em Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Ana Vieira).
        17.7- JOÃO MARTINS e BÁRBARA DE MELO, casados aos 08 de janeiro de 1645 em Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Manoel Martins Carpinteiro).
        17.8- MANOEL FERNANDES DE REZENDES e BÁRBARA LUCAS, batizada em 22 de fevereiro de 1627, casados aos 07 de novembro de 1652 em Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria Lucas).
        17.9- ANTÔNIO RODRIGUES DE MATOS e MARIA DE MENDONÇA, casados por volta de 1675 em São Paulo – SP (Pais de Helena de Mendonça).
        17.10- SERAFINO CORREIA RIBEIRO, natural de Guimarães, Portugal, e ISABEL DE ANHAYA, natural de Itu – SP (Pais de Isabel de Anhaya Filha).
        17.11- PEDRO DO PRADO e ANTÔNIA LEME (Pais de Leonor Leme do Prado e Manoel Leme).
       17.12- JOSÉ CAVALHEIRO, natural de Castela, Espanha, e  ISABEL FERNANDES (Pais de Margarida Fernandes Cavalheiro).
        17.13- JOÃO PASTELEIRO RODRIGUES, falecido em 03 de setembro de 1651 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal, e BÁRBARA DE FREITAS, falecida em 10 de agosto de 1664 em Cedros, Horta (Pais de Domingos de Freitas Rodrigues e de João de Freitas Rodrigues).
        17.14- ANDRÉ FERNANDES, falecido a 04 de dezembro de 1653, e SEBASTIANA GOMES, falecida em 03 de julho de 1662, naturais de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Portugal (Pais de Maria Rodrigues).
        17.15- BRAZ DE MEDEIROS LUIZ, falecido em 07 de julho de 1657 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, e AGADA DE MEDEIROS, falecida em 19 de fevereiro de 1673 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Portugal (Pais de André de Medeiros).
        17.16- PEDRO RODRIGUES ROÇA e MADALENA DE FREITAS, falecida em 08 de janeiro de 1664 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Bárbara Rodrigues).
       17.17- JOÃO DE ALVERNAZ e HELENA GONÇALVES, naturais de Portugal (Pais de Maria Gonçalves).
       17.18- ALEIXO CAMACHO e ISABEL LUIZ, falecida em 24 de agosto de 1651 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Luiz de Oliveira).
       17.19- MATIAS VELOSO e BÁRBARA JOÃO, naturais de Portugal (Pais de Maria Veloso).
       17.20- MAMEDE LUIZ e INÊS FIALHO, naturais de Portugal (Pais de Manoel Jorge).
       17.21- JOÃO DE FREITAS e ANA JORGE, naturais de Portugal (Pais de Maria Vieira).
        17.22- BERNARDO DA FONSECA, falecido em novembro de 1653, e MARIA DE FREITAS, falecida em 24 de fevereiro de 1673 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Portugal (Pais de Salvador de Freitas).
        17.23- GASPAR LUIZ, falecido em 31 de maio de 1687, e BÁRBARA DE CASTRO, falecida em 02 de agosto de 1705, naturais de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Catarina de Castro).
        17.24- JOÃO DIAS BICA e AGADA DIAS FERREIRA, casados por volta de 1638 na Freguesia de São Roque, Conselho de São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores, Portugal (Pais de Gaspar Dias Bica).                                                          
        17.25- GONÇALO MARTINS BEZERRA e AGUEDA FERREIRA, batizada em 27 de março de 1604 na Freguesia de São Roque, São Roque do Pico, casados em 24 de novembro de 1629 na Freguesia de São Roque, São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores, Portugal (Pais de Isabel Martins Ferreira).
        17.26- JOÃO DAS NEVES e MARIA DE BARROS, batizada aos 28 de janeiro de 1607, casados aos 29 de outubro de 1629 na Freguesia de São Roque, São Roque do Pico, Ilha do Pico, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria de Barros Filha).            
        17.27- ANTÔNIO DUARTE e MARIA GONÇALVES, naturais da Freguesia de Madalena, Ilha do Pico, Região dos Açores, Portugal (Pais de Isabel Pereira Duarte).
       17.28- JOSÉ ORTIZ DE CAMARGO, natural de Castrogeriz, Castella, Espanha, e LEONOR DOMINGUES, falecida em 11 de novembro de 1630 em São Paulo – SP (Pais de Fernão de Camargo).

       18- OCTAVÓS (8º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

        18.1- DIOGO FERNANDES PEREIRA e ISABEL VIEIRA, naturais da Freguesia do Topo, Calheta, Ilha de São Jorge, Região dos Açores, Portugal (Pais de Miguel Vieira de Souza).
        18.2- PEDRO SANCHES MACIEL e ISABEL PEREIRA, naturais de Velas, Ilha de São Jorge, Região dos Açores, Portugal (Pais de Beatriz Alves Maciel).
        18.3- TOMÉ JORGE, falecido em 08 de julho de 1650 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, e ISABEL PEREIRA, falecida em 16 de novembro de 1655  (Pais de Maria Tomé).
        18.4- PEDRO GOMES e MADALENA JORGE, falecida em 26 de março de 1650 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Lázaro Gomes).
       18.5- BALTAZAR FRANCISCO  e  MARIA DUARTE, naturais de Portugal (Pais de Bárbara Duarte).
        18.6- BRAZ FRANCISCO e MARIA ALVES, naturais de Portugal (Pais de Braz Francisco Filho).
        18.7- BRAZ AFONSO e MARIA VIEIRA, naturais de Portugal (Pais de Bárbara Manoel Vieira).
        18.8- LUIZ FIALHO e BÁRBARA JOÃO, falecida em 25 de agosto de 1643, naturais de Portugal (Pais de Gaspar João).
        18.9- DOMINGOS AFONSO FERNANDES, falecido em 24 de julho de 1653 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal, e ISABEL FERNANDES (Pais de Maria Braz).
        18.10- PEDRO HOMEM e BÁRBARA DE ANDRADE, falecida em 11 de junho de 1643, casados aos 13 de fevereiro de 1628 em Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Luiz Tomé Homem).
       18.11-  FRANCISCO DE FREITAS e MADALENA JORGE (Pais de Maria Pereira).
        18.12- DANIEL HENRIQUES, nascido por volta de 1601 e falecido em 05 de janeiro de 1672 com 72 anos de idade, e MARIA MANOEL, falecida em 01 de junho de 1678, casados aos 19 de outubro de 1631 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Manoel Pereira Henriques).
        18.13- MANOEL BRANDÃO, o 2º do Nome, e VIOLANTE GOMES, falecida aos 25 de junho de 1650 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Bárbara Gomes).          
        18.14- GASPAR HOMEM e IRIA LOURENÇO, casados aos 05 de janeiro de 1599 na Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Sebastião Homem).
        18.15- BELCHIOR GONÇALVES GAGO e ISABEL GONÇALVES, casados em 27 de junho de 1596 na Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Branca Vieira).
       18.16- BELCHIOR FERNANDES e CATARINA FERNANDES, naturais da Região dos Açores, Portugal (Pais de Ana de Souza).
        18.17- FERNÃO FURTADO DE ORNELLAS DE MENDONÇA e MARIA GONÇALVES, naturais de Portugal (Pais de Antônio de Ornellas da Câmara).
        18.18- BRAZ GOMES e MARIA TAVARES, casados em 18 de agosto de 1595 na Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal (Pais de Domingos Barreiros).
        18.19- SEBASTIÃO DIAS e ÁGUADA RODRIGUES, naturais de Portugal (Pais de Isabel Dias).
        18.20- LUIZ NUNES DE ÁVILA, natural de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, batizado aos 08 de agosto de 1574 e falecido em 21 de dezembro de 1614 com 40 anos, e ANA PINHEIRO DE MENDONÇA, natural da Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, nascida por volta de 1581 e falecida em 28 de maio de 1622 com 41 anos de idade (Pais de Luiz Pinheiro de Ávila).
        18.21- GONÇALO CAMELO DO REGO e AGADA REBELO, naturais da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Beatriz de Souza).
       18.22- ANTÔNIO PACHECO DE LIMA e SUZANA DA ROSA DE PUGA, casados aos 13 de novembro de 1617 na Freguesia de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Francisco Pacheco de Lima Evangelho).
        18.23- ANTÔNIO DA FONSECA SARAIVA e CATARINA ESCOTA BOTELIER, natural de Quatro Ribeiras, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, batizada aos 18 de junho de 1598 e falecida em 25 de janeiro de 1686 com 87 anos de idade (Pais de Maria da Fonseca).
       18.24- LIZUARTE DE ANDRADE MACHADO, natural de Cabo da Praia, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, nascido por volta de 1566 e falecido em 18 de fevereiro de 1624 com 58 anos de idade, e DOMINGAS RODRIGUES (Pais de Manoel de Andrade Machado Fagundes).                                                               
       18.25- BELCHIOR FERNANDES e CATARINA FERNANDES, naturais da Região dos Açores, Portugal (Pais de Isabel Pacheco).                                 
                                                                             
       19- NONAVÓS (9º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:
               
       19.1- PEDRO LOURENÇO MACHADO e MARIA FERNANDES, casados em 14 de junho de 1598 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Portugal (Pais de Manoel Machado).
       19.2- BELCHIOR COELHO, natural de Portugal (Pai de Isabel Coelho).
       19.3- LUIZ MARTINS DE BORBA, falecido em 25 de março de 1626, e MÉCIA LOURENÇO FAGUNDES, naturais de Portugal (Pais de Tomé Machado).
       19.4- GASPAR LUCAS, batizado em 01 de novembro de 1590 e falecido em 01 de março de 1639, e MARIA ANTUNES, casados aos 20 de outubro de 1614 em Vila Nova da Praia (Pais de Maria Lucas).
      19.5- LUIZ GONÇALVES e LEONOR DIAS, batizada aos 22 de fevereiro de 1580 e falecida em 07 de fevereiro de 1652 com 71 anos, naturais de Portugal (Pais de Bartolomeu Pires Gonçalves da Costa).
     19.6- GASPAR DOS SANTOS e MARIA RODRIGUES (Pais de Maria dos Santos).
      19.7- ANTÔNIO RODRIGUES VIEIRA e MARIA GONÇALVES, casados em 19 de abril de 1587 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Portugal (Pais de Gaspar Vieira).
      19.8- FRANCISCO GONÇALVES DA COSTA AMORES e ISABEL LUCAS, naturais de Portugal (Pais de Maria Lucas).
      19.9- MANOEL FERNANDES DE REZENDE e CATARINA FERREIRA, batizada em 17 de janeiro de 1610, casados em 19 de novembro de 1628 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Manoel Fernandes de Rezende).
     19.10- FRANCISCO ESCRIVÃO FERREIRA e MARIA LUCAS (Pais de Bárbara Lucas).
      19.11- BELCHIOR DE MELO e MARIA FRANCISCA, naturais de Portugal, casados em 18 de abril de 1605 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal  (Pais de Bárbara de Melo).
     19.12- JOÃO GOMES DE MENDONÇA e HILARIA LUIZ (Pais de Maria de Mendonça).
     19.13- LOURENÇO CORREIA e MARGARIDA BERNARDES, naturais de Portugal (Pais de Serafino Correia Ribeiro).
     19.14- PAULO DE ANHAYA e MARIA COELHO (Pais de Isabel de Anhaya).
      19.15- JOÃO DO PRADO, natural de Olivença, Alantejo, Coimbra, Portugal, falecido em 13 de fevereiro de 1597 em São Vicente – SP, e FELIPA VICENTE, natural de Portugal, falecida em 26 de junho de 1627 em São Paulo - SP (Pais de Pedro do Prado).
     19.16- MATEUS LEME e ANTÔNIA DE CHAVES (Pais de Antônia Leme).
     19.17- JOÃO PERES CALHAMARES e MARGARIDA FERNANDES (Pais de Isabel Fernandes).    
     19.18- DOMINGOS FERNANDES CAMACHO e LUZIA DE ALMANÇA, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de André Fernandes).
     19.19- PEDRO GOMES e MADALENA JORGE, naturais de Portugal (Pais de Sebastiana Gomes).
     19.20- PEDRO RODRIGUES DA CRUZ, falecido em 23 de abril de 1644, e BÁRBARA LUIZ, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Pedro Rodrigues Roça).
     19.21- JOÃO DE FREITAS, falecido a 07 de abril de 1653, e CATARINA JOÃO, falecida a 24 de agosto de 1644, naturais de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Madalena de Freitas).
     19.22- LÁZARO GOMES TROZILHO e CLARA GOULART, falecida em 18 de dezembro de 1663, naturais de Portugal (Pais de Inês Fialho).
     19.23- JOÃO DE FREITAS e CATARINA JOÃO, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria de Freitas).
     19.24- JOÃO BARTOLOMEU, falecido em 07 de outubro de 1647, e DOROTÉA LUIZ, falecida em 08 de agosto de 1648, naturais de Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Gaspar Luiz).
     19.25- JOÃO PEREIRA, falecido em 19 de dezembro de 1657, e LUZIA GARCIA JOÃO, casados em 10 de junho de 1631 na Cedros, Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Bárbara de Castro).
     19.26- GONÇALO MARTINS VIEIRA BEZERRA e MERÊNCIA CERQUEIRA, naturais da Freguesia de São Roque, Conselho de São Roque, Ilha do Pico, Açores, Portugal (Pais de Gonçalo Martins Bezerra).
     19.27- DOMINGOS FERREIRA e ANTÔNIA GONÇALVES, casados em 21 de agosto de 1602 na Freguesia de São Roque, São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores, Portugal (Pais de Águeda Ferreira).
     19.28- JORGE DIAS DAS NEVES e AGADA VAZ RODRIGUES (Pais de João das Neves).  
     19.29- ANTÔNIO FERNANDES DA MAIA e BEATRIZ MARIA VIEIRA, casados em 05 de novembro de 1601 na Freguesia de São Roque, Conselho de São Roque do Pico, Ilha do Pico, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria de Barros).
     19.30- FRANCISCO DE CAMARGO e GABRIELA ORTIZ, naturais de Castela, Espanha (Pais de José Ortiz de Camargo).
     19.31- DOMINGOS LUIZ CARVOEIRO, natural de Marinhota, Freguesia de Santa Maria do Carvoeiro, Conselho de Viana do Castelo, Portugal, e ANA CAMACHO (Pais de Leonor Domingues).


     20- NONAVÓS (9º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:
                
     20.1- BRAZ FERNANDES e ISABEL PEREIRA, naturais de Portugal (Pais de Diogo Fernandes Pereira).
     20.2- MIGUEL VIEIRA DE SOUZA e SUZANA MANOEL, naturais de Portugal (Pais de Isabel Vieira).
     20.3- ANTÃO SIMÃO e FELIPA NUNES MACIEL, naturais de Portugal (Pais de Pedro Sanches Maciel).  
     20.4- LÁZARO GOMES TROZILHO e CLARA GOULART, falecida em 18 de dezembro de 1663, naturais de Portugal (Pais de Pedro Gomes).
      20.5- LÁZARO GOMES TROZILHO e CLARA GOULART, falecida em 18 de dezembro de 1663, naturais de Portugal (Pais de Maria Vieira).
      20.6-  JOÃO HOMEM e HELENA GONÇALVES, naturais de Portugal (Pais de Pedro Homem).
      20.7- SEBASTIÃO DE ANDRADE e MARIA TOMÉ, naturais de Portugal (Pais de Bárbara de Andrade).
      20.8- JOÃO DE FREITAS, falecido em 07 de abril de 1653, e CATARINA JOÃO, falecida em 24 de agosto de 1644, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Região dos Açores, Portugal (Pais de Francisco de Freitas).
      20.9- ANDRÉ JORGE e MARIA PEREIRA, falecida em 26 de agosto de 1645, naturais de Portugal (Pais de Madalena Jorge).
      20.10- JOÃO PASTELEIRO RODRIGUES, falecido em 03 de setembro de 1651 em Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal, e BÁRBARA DE FREITAS, falecida em 10 de agosto de 1664 em Cedros, Horta (Pais de Daniel Henriques).
      20.11- DOMINGOS CAMACHO e BEATRIZ MANOEL, naturais de Portugal (Pais de Maria Manoel).   
      20.12- MANOEL BRANDÃO, o 1º do Nome, falecido em 30 de abril de 1657, e MARIA DE FREITAS, falecida em 10 de maio de 1645, naturais de Portugal (Pais de Manoel Brandão, o 2º do Nome).
      20.13- PEDRO GOMES e MADALENA JORGE, falecida em 26 de março de 1650, naturais de Portugal (Pais de Violante Gomes).
     20.14- JOÃO HOMEM, natural de Portugal (Pai de Gaspar Homem).
     20.15- GONÇALO ENES e LEONOR MENDES, naturais de Portugal (Pais de Iria Lourenço).
      20.16- JOÃO GONÇALVES FAGUNDES e BRANCA PIRES, casados em 23 de novembro de 1560 na Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Belchior Gonçalves Gago).
     20.17- MATEUS FERNANDES e BRIANDA MARTINS, nascida por volta de 1551 e falecida em 13 de novembro de 1632 com 81 anos de idade, naturais de Portugal (Pais de Isabel Gonçalves).
      20.18- ANTÔNIO DUARTE e MÉCIA FURTADO, naturais de Portugal (Pais de Fernão Furtado de Ornellas de Mendonça).
     20.19- MANOEL DE BARROS e FRANCISCA GONÇALVES (Pais de Braz Gomes).
     20.20- BALTAZAR HENRIQUES e ISABEL FERNANDES (Pais de Maria Tavares).
     20.21- ANTÔNIO FERNANDES e BRÁZIA NUNES DE ANTONA, falecida em 07 de março de 1612, casados em 15 de abril de 1561 na Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Luiz Nunes de Ávila).
      20.22- DIOGO DE BARCELOS MACHADO e BÁRBARA DE MENDONÇA, nascida por volta de 1571 e falecida em 08 de abril de 1616 com 45 anos de idade em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Ana Pinheiro de Mendonça).
      20.23- GASPAR CAMELO DO REGO, falecido em 22 de janeiro de 1624, e CATARINA CARDOSO EVANGELHO, falecida em 15 de janeiro de 1593, casados aos 13 de junho de 1560 na Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Gonçalo Camelo do Rego).
     20.24- BRAZ LOURENÇO REBELO, falecido em 17 de julho de 1617, e BEATRIZ VAZ DINIZ, naturais de Portugal (Pais de Agada Rebelo).
      20.25- DOMINGOS FERNANDES DE ÁVILA e CATARINA EVANGELHO DE LIMA, casados aos 22 de janeiro de 1587 em Vila Nova, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Antônio Pacheco de Lima).
      20.26- BRAZ HENRIQUES e FELIPA NUNES, naturais de Portugal (Pais de Suzana da Rosa de Puga).
      20.27- JOÃO FERNANDES BATISTA e APOLÔNIA ESCOTO BOTELHO, naturais de Portugal (Pais de Antônio da Fonseca Saraiva).
      20.28- BALTAZAR BOTELIER MENINARRO e BÁRBARA DE MARIZ DE ANDRADE BARCELOS, naturais de Portugal (Pais de Catarina Escota Botelier).              
                                                                           

     21- DÉCIMOS AVÓS (10º AVÓS) PATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

     21.1- ANTÃO MARTINS FAGUNDES e BÁRBARA DIAS VIEIRA MACHADO, casados em 15 de junho de 1560 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Conselho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Pedro Lourenço Machado e de Mécia Lourenço).
      21.2- MELCHIOR FERNANDES DA COSTA e BEATRIZ PIRES, naturais de Portugal (Pais de Maria Fernandes).
      21.3- JOÃO MARTINS DE BORBA e BÁRBARA GONÇALVES, naturais de Portugal (Pais de Luiz Martins de Borba).      
      21.4- ANTÔNIO LUCAS e MÉCIA LUIZ, naturais de Portugal (Pais de Gaspar Lucas).
      21.5- SEBASTIÃO FERNANDES e CATARINA DIAS, naturais de Portugal (Pais de Maria Antunes).
      21.6- BARTOLOMEU VAZ e MARIA LUIZ, naturais de Portugal (Pais de Luiz Gonçalves).
       21.7- FRUTUOSO PIRES e  ISABEL DIAS, casados aos 09 de junho de 1577 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Conselho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Leonor Dias).
      21.8- DIOGO RODRIGUES e IRIA GASPAR (Pais de Antônio Rodrigues Vieira).
       21.9- GONÇALO FERNANDES e FRANCISCA FIALHO, naturais de Altares, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Maria Gonçalves).
       21.10- MANOEL GASPAR DE REZENDE e CATARINA FERNANDES, naturais de Portugal (Pais de Manoel Fernandes de Rezende).
       21.11- ANTÔNIO MARTINS, falecido em 27 de outubro de 1624, e CATARINA FERNANDES, nascida provavelmente por volta de 1580 e falecida em 11 de janeiro de 1651, casados aos 14 de maio de 1600 na Freguesia de Santa Bárbara de Nove Ribeiras, Conselho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Catarina Ferreira).
       21.12- ANTÔNIO PIRES FERREIRA natural de Portugal (Pais de Francisco Ferreira Escrivão).
       21.13- JOÃO FERNANDES e MARIA DE MELO, naturais de Portugal (Pais de Belchior de Melo).
       21.14- FRANCISCO MIGUENS e ANTÔNIA FRANCISCA (Pais de Maria Francisca).
       21.15- RUI GOMES e HELENA DE BERGARA, naturais de Portugal (Pais de João Gomes de Mendonça).
       21.16- SIMÃO ALVARES MARTINS e MARIA LUÍZ GROU, moradores que foram no Estado de São Paulo, Brasil (Pais de Hilária Luiz).
       21.17- FRANCISCO VAZ COELHO, natural de Portugal, e ISABEL DE ALMEIDA PROENÇA, moradores que foram no Estado de São Paulo, Brasil (Pais de Maria Coelho).
       21.18- PEDRO VICENTE, nascido por volta de 1510 e falecido em 13 de fevereiro de 1585 com 75 anos de idade em São Vicente – SP, e MARIA DE FARIAS, naturais de Portugal (Pais de Felipa Vicente).
       21.19- BRAZ ESTEVES, natural de Funchal, Ilha da Madeira, Portugal, e LEONOR LEME, natural de Óbidos, Portugal, nascida provavelmente por volta de 1522 e falecida em 13 de janeiro de 1633 com 107 anos de idade no Estado de São Paulo, Brasil (Pais de Mateus Leme).
       21.20- DOMINGOS DIAS e MARIANA DE CHAVES,  naturais de Vimieiro, Portugal (Pais de Antônia de Chaves).
        21.21- ALONSO PERES CALHAMARES, natural de Castela, Espanha, e MARIA AFONSO (Pais de João Peres Calhamares).
        21.22- JOÃO DIAS ARENÇO, natural de Piratininga – SP, e  ISABEL BOTELHO, natural de São Paulo - SP (Pais de Margarida Fernandes).
        21.23- BARTOLOMEU LUIZ FIALHO e ISABEL PEREIRA, naturais de Portugal (Pais de Lázaro Gomes Trozilho).
        21.24- FRANCISCO GONÇALVES e BÁRBARA PEREIRA, falecida em 03 de fevereiro de 1667, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de João Pereira).
        21.25- LÁZARO JOÃO, falecido em 15 de dezembro de 1666, e CLARA GARCIA, naturais de Cedros, Conselho da Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal (Pais de Luzia Garcia João).
       21.26- DIOGO GONÇALVES FERREIRA e MARIA DAS NEVES, naturais de Portugal (Pais de Domingos Ferreira).
       21.27- GONÇALO ALVARES e MARIA ALVERNAZ, naturais de Portugal (Pais de Antônia Gonçalves).
       21.28- DIOGO FERNANDES e MARIA DE BARROS, naturais de Portugal (Pais de Antônio Fernandes da Maia).
       21.29- BALTAZAR VIEIRA e ROSIANA DIAS,  naturais de Portugal (Pais de Beatriz Maria Vieira).
        21.30- LUIZ DIAS DE CAMARGO e BEATRIZ DE LA PENA, naturais de Castela, Espanha (Pais de Francisco de Camargo).
       21.31- LOURENÇO LUIZ e LEONOR DOMINGUES (Pais de Domingos Luiz Carvoeiro).
       21.32- GONÇALO CAMACHO e JERÔNIMA DIAS FERREIRA (Pais de Ana Camacho).

      22- DÉCIMOS AVÓS (10º AVÓS) MATERNOS DE GETÚLIO DORNELES VARGAS:

       22.1- VICENTE DIAS VIEIRA e BEATRIZ GONÇALVES TEIXEIRA, naturais de Portugal (Pais de Miguel Vieira de Souza).
       22.2- MANOEL FERNANDES DE ÁGUEDA e MARIA GOMES, naturais de Portugal (Pais de Suzana Manoel).
      22.3- BARTOLOMEU LUIZ FIALHO e ISABEL PEREIRA, naturais de Portugal (Pais de Lázaro Gomes Trozilho).
      22.4- BALTAZAR DA COSTA, natural de Portugal (Pai de Beatriz Manoel).
      22.5- LÁZARO GOMES TROZILHO e CLARA GOULART, falecida em 18 de dezembro de 1663, naturais de Portugal (Pais de Pedro Gomes).
      22.6- GONÇALO PIRES FAGUNDES, natural de Portugal (Pai de João Gonçalves Fagundes).
      22.7- JOÃO PIRES TEIXEIRA, natural de Portugal (Pai de Branca Pires).
      22.8- ANDRÉ FURTADO DE MENDONÇA, natural da Freguesia de Santa Cruz, Ilha Graciosa, Região dos Açores, Portugal, nascido provavelmente por volta de 1500 e falecido em 19 de março de 1587 com 87 anos de idade, e SORDONEZA DE ORNELAS, casados provavelmente por volta de 1530 na Freguesia de Vila da Praia, Ilha Graciosa, Região dos Açores, Portugal (Pais de Mécia Furtado).
      22.9- JOÃO GONÇALVES, natural de Portugal (Pai de Antônio Fernandes).
      22.10- FRANCISCO GONÇALVES FAGUNDES e MARIA ALVARES DE ANTONA DO JUNCAL, naturais de Portugal (Pais de Brázia Nunes de Antona).
       22.11- AFONSO DE BARCELOS MACHADO e ANA LOPES CABAÇO, naturais de Portugal (Pais de Diogo de Barcelos Machado).
       22.12- MANOEL FURTADO DE MENDONÇA e CECÍLIA SERRÃO DA COSTA, naturais de Portugal (Pais de Bárbara de Mendonça).
       22.13- GONÇALO DO REGO BALDAIA e BEATRIZ CAMELO PEREIRA, naturais de Portugal (Pais de Gaspar Camelo do Rego).
       22.14- ALVARO CARDOSO HOMEM, falecido aos 18 de junho de 1567 na Freguesia da Vila da Praia, Conselho da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, e APOLÔNIA EVANGELHO, falecida aos 11 de janeiro de 1542 na Freguesia da Vila da Praia, Conselho da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal (Pais de Catarina Cardoso Evangelho).
       22.15- PEDRO LOURENÇO REBELO e FELIPA VAZ DE BORBA, naturais de Portugal (Pais de Braz Lourenço Rebelo).
       22.16- GONÇALO VAZ, natural de Agalva, Conselho da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região dos Açores, Portugal, e INÊS DINIZ FAGUNDES, natural de Portugal (Pais de Beatriz Vaz Diniz).
       22.17- JOÃO ESCOTO e APOLÔNIA MARTINS, naturais de Portugal (Pais de Apolônia Escoto Botelho).    


 


12 comentários:

  1. Observe-se que o bisavô paterno de Getulio se chamava Francisco de Paula Bueno, e a bisavó, Anna Joaquina de Vargas.
    Li há uns tempos atrás que o avô de Getulio, por uma questao com o pai, eliminou o Bueno, e adotou Vargas, sobrenome da mãe.
    Não lembro exatamente qual foi a questão, mas parece que o Bueno abandonou a familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li que a bisavó de Getúlio, ao Francisco de Paula Bueno abandonar a família, foi ao Padre e solicitou que retirasse o sobrenome Bueno dos registros de batismos dos filhos.

      Excluir
  2. Observe-se que, Francisca Dutra, a penta-avó do Presidente Getúlio Dorneles Vargas, não era "Vargas", embora alguns historiadores e genealogistas do passado tenham adicionado esse título à mesma, para justificar o sobrenome de seu filho "Antônio José de Vargas", talvez pelas dificuldades de pesquisa de então. Entretanto, nem Francisca, nem Domingos, respectivamente mãe e pai de Antônio, nem seus avós paternos e maternos eram "Vargas". É possível que Antônio José de Vargas tenha adotado esse sobrenome ao inscrever-se para imigrar para o Rio Grande de São Pedro, tal qual meu hexa-avô Jozeph Dutra da Costa, que na imigração mudou o nome para José de Vargas, e todos os seus filhos, independente de terem nascido antes ou após a publicação do edital da Corôa Portuguesa para inscrição, 31 de agosto de 1746, aqui chegaram portando o título "Vargas" como sobrenome, conforme os registros paroquiais dos Açores e do Rio Grande do Sul. Ambos, Antônio José de Vargas e José de Vargas, eram parentes, vieram da ilha do Faial, de localidades vizinhas para o Rio Grande e na mesma época, cerca de 1750.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severino Jose de vargas era meu trisavô, filho de Manoel José de vargas, sabes alguma informação, podem ser os mesmos desta linhagem?

      Excluir
    2. Minha avó Vidalvina Dornelles da Motta era prima de Getulio

      Excluir
    3. meu neto valentin gonçalves goes é trineto de rita dornelles vargas prima irma de getulio dornelles vargas

      Excluir
    4. Minha a vó era prima de Getulio...ela chamava Vidalvina Dornelles Motta

      Excluir
  3. Uma correção: O ano correto do casamento de Getúlio Vargas com D. Darcy Sarmanho Vargas é 1911 e não 1910. O registro foi lavrado sob nº 11, à folha 31, no livro B-4, do cartório de S. Borja, conforme certidão que tenho cópia. Att. Antonio S. Ribeiro /S. Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Correção: 11.1 Francisco de Vargas, marido de Maria Dutra a irmã de FRANCISCA DUTRA, era filho de Manoel de Vargas ao invés de Antônio de Vargas. Observação: É possível que Domingos Dutra e Francisco de Vargas, além de concunhados fossem meio-irmãos, pois ambas as mães chamavam-se Maria Gonçalves, porém, não foram encontrados registros da ascendência delas para que possamos afirmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou neta de JOSÉ SILVIO DIAS VARGAS, minha mãe sempre falava que meu avô era primo-irmão de Getúlio Vargas. Tenho buscado informações na árvore genealógica de Getúlio. Se puder ajudar, fico grata.

      Excluir
    2. Sou neta de JOSÉ SILVIO DIAS VARGAS. Minha mãe sempre me disse que meu avô era primo-irmão de Getúlio. Venho buscando informações a respeito, fico grata se puder ajudar.

      Excluir

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.