quarta-feira, 30 de julho de 2014

Manoel Machado de Miranda Henriques




João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Não sei de onde surgiu esse Miranda Henriques. Procuro seu rastro em vários documentos da nossa História. Infelizmente, há muitas lacunas nos registros, que impedem a formação de elos genealógicos. Era casado com Ignácia Francisca de Mello. Em 1817, aparece um filho do casal.  Era José Barbosa de Miranda, que foi batizado no dia 1º de maio daquele ano, tendo como padrinhos Bento Luis Gomes de Mello e Izabel de Barros Cunha. José casou, em São Gonçalo, em 18 de novembro de 1838, com Josefa Joaquina de Moraes, filha natural do capitão Lourenço José de Moraes Navarro e Bernarda Muniz de Souza.

Registramos dois filhos de José Barbosa e de Josefa Joaquina: Maria que nasceu aos 22 de abril de 1840, e foi batizada em 1º de maio do mesmo ano tendo como padrinhos Carlos Joaquim de Moraes Navarro, solteiro e Ignácia Francisca de Mello; e João, que nasceu aos seis de maio de 1843, e foi batizado aos dezessete de julho do mesmo ano, em São Gonçalo, tendo como padrinhos Manoel Machado de Miranda Henriques e Ursulina das Virgens de Miranda Henriques.

Ursulina das Virgens, filha de Manoel Machado e Ignácia Francisca, nasceu aos 25 de fevereiro de 1823, e foi batizada aos 25 de março do mesmo ano, tendo como padrinhos João Gomes Carneiro e sua mulher Joanna Baptista. Em um batismo de 1857, Manoel Machado de Miranda Henriques aparece como padrinho acompanhado da filha Ursulina das Virgens de Miranda Henriques. Nesse mesmo ano, outra filha, Amaraldina Carlota de Miranda Henriques, é madrinha e, seu pai, Manoel Machado, padrinho. Um outro filho de Manoel Machado e Ignácia Francisca era Belarmino Machado de Miranda Henriques.

Ignácia Francisca de Mello deve ter casado muito jovem, pois, 22 anos depois do nascimento de José Barbosa, nascia mais uma filha dela com Manoel Machado: Aos vinte e três de setembro de mil oitocentos e trinta e nove, na Vila de São Gonçalo, de minha licença, o coadjutor Alexandre Ferreira Nobre, batizou solenemente a Filonila, nascida a dez de agosto deste mesmo ano, filha legítima de Manoel Machado de Miranda Henriques e Ignácia Francisca de Mello, brancos e moradores em São Gonçalo, desta Freguesia. Foram padrinhos Manoel Gabriel de Carvalho e Marcolina Florentina Pereira da Silva, moradores nesta.

Com o nome de Philonila Tarquínia de Miranda Henriques, a batizada acima aparece como madrinha de Enéas, aos 28 de julho de 1859, filho legítimo de Manoel Gomes Carneiro e Dona Francisca Xavier de Miranda Henriques. Presente, também, Manoel Theofilo Alves Ribeiro, como padrinho. Talvez, essa Francisca Xavier fosse outra filha de Manoel Machado e Ignácia. Eles foram padrinhos, em 1843, de Manoel, filho de Manoel Gomes Carneiro e Francisca Xavier de Miranda Henriques.
Manoel Machado de Miranda Henriques aparece como cunhado de João Gomes Carneiro e Melo, em uma doação de sesmaria, no ano de 1821. Assim, sua esposa, Ignácia Francisca de Mello, deveria ser irmã desse João Gomes. Observamos, que aos quatro de novembro de 1800, na capela de São Gonçalo da Ribeira do Potigi, João Gomes Carneiro, filho legítimo do lisboeta João Gomes Carneiro, e de Anna Ferreira de Miranda, casou com Maria Thereza de Mello, filha legítima do Alferes Antonio Rodrigues Santiago e de sua mulher D. Ignácia Francisca de Mello (irmã de Bento José, o padrinho de José Barbosa de Miranda).  Talvez João Gomes Carneiro e Mello, e Ignácia Francisca de Mello, esposa de Manoel Machado, fossem filhos desses que casaram em 1800.

Manoel Gomes Carneiro e sua esposa Francisca Xavier de Miranda Henriques foram padrinhos, em 1854, de Martinha, filha de João Gomes Carneiro de Mello e Anna Joaquina Teixeira de Souza, ele de São Gonçalo e ela de Angicos. João Gomes tinha fazenda em Cacimbas do Vianna, hoje pertencente ao município de Porto do Mangue. Esse João Gomes, em alguns registros aparece como João Gomes Carneiro Junior.

Em 10 dez de julho de 1871, João Viterbino Gomes Carneiro, filho de Manoel Gomes Carneiro e Francisca Xavier de Miranda Henrique, casou no Sítio São Joaquim, da Freguesia de Angicos, precedendo dispensa de consanguinidade, com Maria Florentina Carneiro de Mello, filha de João Gomes Carneiro (falecido) e Anna Joaquina Teixeira de Sousa; Uma filha deste último casal, Maria Teixeira de Sousa, nascida em São Gonçalo, casou, em 28 de  novembro de 1861,   com José Odorico da Costa Ferreira, filha de Antonio Martins Wladislau e Anna Teixeira de Sousa, também, em Angicos, houve dispensa de consanguinidade. Outra filha do casal, Francisca Bela Carneiro de Mello, casou com Cosme Teixeira Xavier de Carvalho, meu tio-bisavô.

A relação entre os personagens, acima, com Manoel Machado de Miranda Henriques, somente, será mais precisa, caso apareçam outros documentos ainda não encontrados, como um inventário, por exemplo.

Antonio de Manoel Machado de Miranda Henriques