terça-feira, 23 de setembro de 2014

Do inventário amigável de Francisco José Soares




João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
    Dizem os abaixo assinados Luiz Cândido Maciel de Brito, herdeiro inventariante, Manoel Xavier da Cunha Montenegro e Onofre José Soares, também como herdeiros, que, tendo falecido ab-instestato, no dia vinte e cinco de maio do corrente ano de mil oitocentos e setenta e dois, nosso sogro e pai Francisco José Soares, deixando três filhos legítimos, Onofre José Soares, Dona Antonia Francisca Soares de Brito, casada com o primeiro nomeado Luiz Cândido Maciel de Brito, e Dona Maria Francisca Soares Montenegro, casada com o segundo nomeado Manoel Xavier da Cunha Montenegro, todos maiores de 21 anos, e conseguintemente isentos de forma de juízo, por isto temos justo e contratado entre nós de fazermos amigavelmente o inventário e partilha dos bens deixados pelo dito nosso falecido sogro e pai; a fim de que seja afinal julgado por sentença, e para este fim nos louvamos nos senhores: Enéas Barbalho Ferreira do Carmo, Francisco da Silva Bastos para avaliadores dos bens que forem descritos em dito inventário amigável e no senhor Idalino Abílio Pinheiro Monteiro para o escrever; os quais achando-se presentes aceitaram  esta nossa louvação prometendo-nos proceder com inteireza e conforme em suas consciências entendessem, e passamos assim a proceder a descrição e avaliação como nos cumpre sobre os mencionados bens, e declaramos, em tempo, que nos louvamos no herdeiro Luiz Cândido Maciel de Brito para inventariante, o qual aceitando a louvação presente descrever os bens pertencentes ao monte de nosso sogro e pai, havendo-se no desempenho de suas respectivas funções com todo zelo, inteireza e retidão; o que tudo para constar se lavrou o presente termo em que assinam o inventariante, herdeiros e avaliadores. Povoação de Guamaré, 14 de agosto de 1872. Eu Idalino Abílio Pinheiro escrivão louvado o escrevi. Luiz Cândido Maciel de Brito, Manuel Xavier da Cunha Montenegro, Onofre José Soares, Francisco da Silva Bastos, Enéas Barbalho Ferreira do Carmo.

    No inventário, entre as terras descritas, salientamos: Fazenda Carauzinho; lote de terras no Riacho Camurupim, comprada a João Leandro; meia légua de terras, no Sítio Fazenda Nova para o Guajiru; um lote de terras no Sítio Lagoa da Ilha, no Rio Salgado, da Freguesia da Vila de Angicos, comprada a Manoel Vieira da Costa (este, irmão de dois tetravós meus, Agostinha Monteiro de Sousa e Vicente Ferreira da Costa e Mello do O’); um lote de terras no Sítio Canafístula, comprada a Clara Gomes da Silveira; lote de terras na Freguesia de Angicos, no Sítio Assenon, comprada a Alexandre Francisco Pereira Pinto; lote de terras na Fazenda e Sítio Assenon, comprada a Gonçalo Pereira Pinto.

    Francisco José Soares, o inventariado, desposou Izabel Joaquina da Hungria, na capela de Nossa Senhora da Conceição de Guamaré, em 21 de julho de 1830, ele, filho de Manoel José Soares, falecido, e Felipa Maria de Jesus, ela, filha de João Francisco dos Santos e Gertrudes Gomes da Silveira, sendo testemunhas o padre José Berardo de Carvalho e Venâncio José da Silva. Em 11 de agosto de 1833, foi batizada na Capela de Guamaré, Antônia, branca, filha de Francisco José Soares e Isabel Joaquina da Hungria, naturais de Extremoz, tendo como padrinhos Venâncio José Rodrigues, casado, e Gertrudes Gomes da Silva, viúva.

    Manoel Xavier da Cunha Montenegro, que nasceu e foi batizado, em 1836, tendo como padrinhos Diogo Velho Cardoso e Catarina de Sena Flora Cavalcante, ambos casados, se casou com Maria Francisca Soares, em 25 de novembro de 1857, na capela de Nossa Senhora da Conceição de Guamaré, sendo ele filho de Francisco Xavier da Cunha e Izabel Rodrigues de São Tiago, e ela de Francisco José Soares e Izabel Francisca Soares (os nomes sempre variando de registro para registro), sendo testemunhas Onofre José Soares e Francisco Xavier da Cunha Montenegro (irmão do noivo).

    Em 4 de julho de 1881, em oratório privado na Fazenda Conceição da Mata, residência do tenente-coronel Onofre José Soares, foi realizado o casamento de Onofre José Soares Filho e Maria Francisca Soares Montenegro, com dispensa de parentesco de 2º grau. Embora não constassem os nomes dos pais dos nubentes, sabemos, pelo grau de parentesco (primos legítimos), que ele era filho de Onofre José Soares e Maria do Carmo do Amor Divino, e ela de Manoel Xavier da Cunha Montenegro e Maria Francisca Soares. O registro informa que ele era de Touros, e ela de Macau.

    Luiz Cândido Maciel de Brito nasceu em 9 de julho de 1831, filho do português, de Ponta de Lima, Arcebispado de Braga, Freguesia de Rifogis, Antonio Maciel Pereira de Brito, e Izabel Clara de Macedo, e foi batizado aos 16 do mesmo mês e ano, tendo como padrinhos José Antonio Pereira Maciel de Brito e Antonia Maria de Bastos, da Freguesia de Una, por procuração que apresentaram José Luiz de Araújo Picado e Ana Jacinta Miquelina, solteiros. Do casamento dele, com Antonia Francisca Soares, encontramos, apenas, a filha Izabel, nascida em 8 de maio de 1855,  e batizada aos 14 de agosto do dito ano,  em Guamaré,  tendo como padrinhos Antonio Cândido Maciel de Brito, solteiro, e Severa Francisca Soares, solteira. Este Antônio Cândido Maciel de Brito, irmão de Luiz Cândido,  nasceu aos 27 de agosto de 1833, e foi batizado aos 3 de setembro dito ano, na Matriz do Assú, tendo como padrinhos Jerônimo Cabral Pereira de Macedo, casado, morador em Santana do Matos, por procuração sua que apresentou João Luiz de Araújo Picado, casado, e Maria do Ó de Faria, viúva. Em 10 de novembro de 1834, nasceu João Cândido Maciel de Brito, que foi batizado na Matriz do Assú, aos 23 do mesmo mês e ano, tendo como padrinhos Gonçalo Lins Wanderley e Francisca Xavier de Macedo, ambos casados. Maria, filha de Antônio Maciel e Isabel Clara, nasceu aos 8 de fevereiro de 1845, e foi batizada, aos 12 de abril do dito ano, sendo padrinhos por procuração de Justino Pereira de Faria e Mariana de Faria Bertoleza o senhor Pedro Soares de Macedo e a senhora Ana Teresa de Jesus.

    Lá nos alistamentos eleitorais de Macau do ano de 1906, aparece Luiz Cândido Maciel de Brito, de 50 anos, morador em Barreiros, filho de outro do mesmo nome.
 
    Francisco, branco, filho de Onofre José Soares e Maria do Carmo do Amor Divino, nasceu aos 9 de março de 1847, e foi batizado aos 28 de abril do dito ano, na Capela de Guamaré, tendo como padrinhos Francisco José Soares e Isabel Joaquina Soares; Joana, filha de Onofre e Maria do Carmo, nasceu aos 24 de junho de 1843, e foi batizada aos 16 de julho do dito ano, sendo padrinhos Nossa Senhora da Conceição e Pedro Antônio da Silva, casado, morador em Touros.

P. S. Atualizando nossas informações, vamos inserir a imagem do casamento do pai de Luiz Cândido. Antônio Maciel Pereira de Brito, de 23 anos, com Isabel Clara de Macedo, de 26 anos, em 29 de janeiro de 1828. Em 28 de novembro de 1876, no Estreito, Francisco Cândido Maciel de Brito, filhos de Antônio Maciel Pereira de Brito e Isabel Clara, ambos falecidos, se casou com Maria de Leonarda Bezerra Cavalcante, filha de Leonardo Bezerra Cavalcante, falecido, e Isabel Senhorinha Bezerra Cavalcante, presentes Antônio Soares de Macedo e o capitão Joaquim Bezerra de Araújo Cavalcante.

casamento de Antônio Maciel Pereira de Brito

Capa do inventário de Francisco José Soares