quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Athanásio Fernandes de Morais, lá de Flores.


Por João Felipe da Trindade
Em artigo anterior, sobre Cosme de Abreu Maciel, vimos que Athanásio Fernandes de Morais era filho, na verdade, de Manoel Antônio Fernandes de Morais e Angélica Mamede da Conceição, e que ele casou com Isabel Maria de Souza, gerando 22 filhos.

Os irmãos encontrados de Athanásio, Além de Claudiana Gomes e Ana Maria da Conceição, citadas no artigo anterior, foram: Manoel Antônio Fernandes de Morais, que foi casado com Ignácia Francisca Xavier; Antônia Martins de Morais, que foi casada com João de Melo Carneiro; Cosme Fernandes Morais que foi casado com Ana Maria; e José Lino de Morais, que foi casado com Januária Gomes de Lima.

Dos filhos de Athanásio e Isabel foram encontrados os seguintes registros.

Sabino Fernandes de Morais, casado às 9 horas do dia 29 de novembro de 1839 no Sítio Flores com Ana Carneiro de Jesus, filha de João de Melo Carneiro, falecido, e de Antônia Martins de Morais, perante as testemunhas Tomaz Justino de Morais e Francisco Xavier de Albuquerque, e o celebrante Padre Tomaz Pereira de Araújo.

Clemente Francisco de Morais, casado as 07 horas do dia 25 de dezembro de 1837, na Matriz, com a prima legítima Faustina Maria de Jesus, filha de José Luiz Barreto e de Claudiana Gomes de Lima (irmã de Athanásio Fernandes de Morais), perante o celebrante Padre Francisco de Brito Guerra, e as testemunhas  Miguel José das Virtudes e João Batista Carneiro.

Joaquim Fernandes de Morais, casado as 9 horas do dia 05 de junho de 1848, na Matriz, com Tereza Maria da Conceição, filha de João de Melo Carneiro, falecido, e de Antônia Martins de Morais.

           José Justino de Morais, casado as 9 horas do dia 06 de junho de 1849 nas Barrocas com Maria Josefa da Conceição, filha de José Gomes de Souza e de Ana Maria da Conceição (Irmã de Athanásio Fernandes de Morais ), perante as testemunhas Manoel Crisósotomo de Souza e Sabino Fernandes de Morais, e o celebrante Padre Félix Vieira da Silva.

 Antônio Fernandes de Morais, casado as 10 horas do dia 14 de janeiro de 1840, no Sítio Rossarabú, com Maria Francisca da Conceição, filha de José Lino de Morais e de Januária Gomes de Lima, perante as testemunhas Inácio Ferreira de Macedo e Tomaz Justino de Morais, e o celebrante Padre Tomaz Pereira de Araújo.

  Manoel Fernandes de Morais, casado em 03 de setembro de 1849 com Adriana Carneiro de Jesus, filha de João de Melo Carneiro, falecido, e de Antônia Martins de Morais, perante as testemunhas Firmiano Carneiro de Melo e Joaquim Fernandes de Morais.

  Athanásio Fernandes de Morais Júnior, casado as 8 horas do dia 22 de junho de 1854 na Matriz com Josefa Maria da Conceição, filha de Tomaz Justino de Morais e de Maria Isadora Carneiro.

   Rita Maria da Conceição, casada em 08 de junho de 1849 com o primo legítimo Joaquim José de Santana, filho de José Luiz Barreto e de Claudiana Gomes de Lima (irmã de Athanásio Fernandes de Morais), perante as testemunhas João Batista Carneiro e Sabino Fernandes de Morais, e celebrante Padre Félix Vieira da Silva.

Francisca de Paula da Conceição, casada em 07 de janeiro de 1840 com o primo legítimo Manoel Clementino de Souza, filho de José Gomes de Souza e de Ana Maria da Conceição (irmã de Athanásio Fernandes de Morais) , perante as testemunhas Francisco Xavier de Melo e Joaquim de Medeiros, e o celebrante Padre Antônio Tomaz de Medeiros.
 Inês Maria da Conceição, casada aos 21 de novembro de 1836, no Sítio Flores, com Antônio Carneiro de Vasconcelos, filho de João de Melo Carneiro, falecido, e de Antônia Martins de Morais, perante o celebrante Padre Manoel Cassiano da Costa Pereira e as testemunhas Inacio Ferreira de Macedo e Alexandre Batista dos Santos.

Joana Maria da Conceição, casada em 07 de janeiro de 1840 com Firmiano Carneiro de Melo, filho de João de Melo Carneiro e de Antônia Martins de Morais, perante as testemunhas Joaquim de Medeiros e Luiz do Rego Brito.

Vicência Maria de Souza, casada as 8 horas do dia 07 de junho de 1838, no Sítio Flores, com João de Melo Carneiro Júnior, filho de João de Melo Carneiro, falecido, e de Antônia Martins de Morais, perante as testemunhas Alexandre Batista dos Santos e Francisco Xavier de Albuquerque.

Dos registros acima, se observa que seis filhas de Athanásio e Isabel casaram com seis filhos de João de Melo Carneiro e Antônia Maria de Morais; duas filhas de Athanásio e Isabel casaram com dois filhos de José Gomes e Ana Maria; duas filhas casaram com dois filhos de José Luiz e Claudiana.  

A fim de clarear mais as informações sobre personagens de Flores, saliento que Gervásio Pereira Morais, morador no sertão das Piranhas, em 7 de janeiro de  1719 requereu e lhe foi concedida sesmarias, entre o riacho olho d’água e o riacho da milharadas dos gentios, que confrontam com terras de Nicolau Mendes, Francisco Marques e Manoel do Vale. Cosme tinha um filho de nome Ignácio Pereira Boaventura e uma das pessoas que fez requerimento junto com ele era Ignácia Francisca Fernandes, e, ainda mais, o pai de Athanásio tinha no sobrenome Fernandes e Morais, tudo isso leva a hipótese de Gervásio ter sido sogro de Cosme, avô de Manoel Antônio Fernandes de Morais e bisavô do dito Athanásio. Se encontrássemos mais documentos, tipo inventário, essas dúvidas poderiam se resolver. Talvez, lá em Acari ou em Caicó haja mais informações.
No Centro, Severina Cláudia, minha avó, que nasceu na Fazenda Fechado, em Flores.